sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Rocío


Rocío é um nome bem conhecido na comunidade espanhola e está na categoria dos nomes literais, já que em espanhol é o nome usado para denominar a palavra "orvalho". Este é um dos títulos da Virgem Maria, Maria del Rocío. Em nosso idioma este nome nunca foi muito usado e imagino que também não seja muito apreciado. Um dos grandes fatores do nome não ser muito notado e utilizado por nós lusófonos é a terminação pouco comum em nosso idioma. Entretanto, Rosário, nome bem mais comum para nós, também tem a mesma terminação e o mesmo ar espanhol. Sendo assim, o estranhamento com o nome Rocío pode durar por algum tempo mas não é algo permanente.

Sua ligação com a natureza  por ser um nome literal, pode agradar e atrair muitos adeptos ao nome. O orvalho é sempre muito poético, romântico e bucólico, vendo deste modo, o nome pode ter grande potencial para atrair bem mais notoriedade do que ele tem atualmente em nosso idioma.

Como disse antes, o nome Rocío na comunidade espanhola é muito, muito conhecido e há muitas representantes de prestígio na cultura hispânica. Algumas delas são: Rocío Dúrcal, atriz espanhola, Rocío Banquells, cantora mexicana e a atriz e cantora argentina Rocío Igarzábal.

Qual é a sua opinião sobre este nome?

7 comentários:

  1. Gosto muito de Rocío em espanhol, e conhecer a atriz Rocío Igarzábal influenciou :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma queda por nomes femininos terminados em "o" de forma que todos me chamam atenção. Gosto muito de Amparo, Lilo, Juno, Rosário, Cléo, Clio, Io, enfim sou suspeita kkk. Adoro nomes hispânicos justamente por terem "o" no final.Rócio a primeira vista eu disse "uau", mas no Brasil acho problemático por parecer muito com "roça" e "roçar" (https://www.sinonimos.com.br/rocar/) - o que também pode ter um duplo sentido pesado. Acho que para nós, um nome que se aproxima muito, mas daí é terminado com "a" seria Rosa e acho belo (pena já ter no sobrenome rs) ^^

    ResponderExcluir
  3. mas a sonorida é rotio e nao rosio.

    ResponderExcluir
  4. Um belo nome por ser título de uma canção de Miguel Poveda, que amo.

    ResponderExcluir