sábado, 21 de novembro de 2015

Rosita


Sei que muita gente costuma olhar de lado para nomes que parecem - e muitas vezes são - diminutivos, por acharem que isso lhes tira a dignidade e o mérito. Bom, como optimista que sou e sempre fui, e apesar de perceber essas opiniões, tenho imensos nomes-diminutivos na minha lista, uns mais evidentes que outros.

Rosita, admitido como nome próprio, é um dos diminutivos de Rosa, tal como Rosella, Rosetta e Rosina, por exemplo, todos eles comuns em Itália e em países de língua inglesa e francesa, nestas e noutras grafias semelhantes. 

Não querendo desvalorizar as qualidades de Rosa, acho Rosita simplesmente maravilhoso. As primeiras imagens que me invadem a mente quando penso em Rosita são aquelas de tirar o fôlego, imagens de campos primaveris e de dias quentes de Verão. Para mim Rosita é um nome cheio de vida e sinónimo de alegria, juventude, diversão, tranquilidade, tal como esses dias calorosos e felizes. E por falar em "felizes", Rosita (na versão de Portugal) foi o nome escolhido para a irmã mais nova do Ruca (Caillou na versão original), e por isso lembra-me sempre momentos inesquecíveis da minha infância.

Acho super interessante quando se escolhem nomes a partir de temas ou conceitos. Rosita integra perfeitamente as categorias "Nomes da Natureza" e "Nomes Florais", e tem duas grandes vantagens: por um lado é raro encontrar uma bebé com esse nome, o que o torna muito mais único e original; por outro lado, estando intimamente ligado a Rosa, que nos é tão familiar, não causa nenhuma estranheza ao ouvido. E já repararam que rima com "bonita"?

Não imaginam como fiquei feliz quando vi que nasceu uma bebé portuguesa chamada Rosita! Aquele "1" à frente do nome fez-me ver que não sou a única a reconhecer todas as potencialidades de Rosita. Com o regresso dos nomes antigos às maternidades, e sendo Rosa um dos promissores para as gerações futuras, acho que Rosita só tem a ganhar, além disso a sua terminação -ita não nos é de todo estranha, veja-se Anita, Benedita e Rita, por exemplo. E eu pergunto-me: se Rita começou por ser diminutivo de Margarida (Margherita) e conseguiu alcançar força e independência próprias, não poderia também Rosita percorrer um caminho semelhante? E se Rosarinho, diminutivo de Rosário, começa a ganhar alguns adeptos, poderia Rosita cativar mais corações? Confesso que não o imagino no ranking dos nomes mais usados - e ainda bem, porque assim perderia a originalidade - mas pelo menos mais alguns registos acho que merecia.

Concordam comigo?

4 comentários:

  1. Gosto imenso de Rosa mas não consigo gostar destes diminutivos óbvios como nome próprio. Para mim, são de uma informalidade muito grande e não aprecio isso. Não é por isso que os acho feios, até porque Rosita, Rosarinho, Carminho, Clarinha e Teresinha são bonitos, mas na minha opinião apenas para serem usados em meios informais e não como nome próprio.

    ResponderExcluir
  2. Tb acho muito interessante a escolha de nomes dentro de um tema. Realmente Rosita se encaixa muito bem dentro da ideia de "nomes florais/da natureza". Pra quem gosta do estilo, é mais uma opção. Particularmente não gosto muito de nomes terminados em "ita", eles quase sempre remetem à outros nomes(como Rosita e Rosa). Acho q a única excessão é Talita q não é diminutivo de nenhum outro nome.

    ResponderExcluir
  3. Acho um amor Rosita! Mas ao usar usaria Rosa, Rosita so como apelido.

    ResponderExcluir
  4. acho horrível.. pelo nome em si, não por ser um diminutivo, dado que até simpatizo imenso com Rosarinho e Carminho (mais do que com Rosário e Carmo).

    ResponderExcluir