terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Amelina


Este é um nome que permanece firme há muito tempo na minha lista e hoje escrevo sobre ele porque cada vez me cativa mais. Não gostando de Amélia, este é um nome surpreendente por estar na minha lista, juntando ao facto de não apreciar nomes que terminem em –lina porque originam este que é um dos diminutivos que menos gosto.

Amelina é um nome germânico antigo, originalmente utilizado como diminutivo de outros nomes germânicos iniciados com o elemento ‘amal’ que significa trabalho. Amelina pode então significar pequena trabalhadora. Este nome começou a ser utilizado na Inglaterra, após os normandos o introduzirem lá.

Amelina transmite-me a ideia de uma menina doce como o mel, porém também acho que fica bem numa adulta e numa idosa. As suas sete letras dão-lhe o tamanho perfeito para ser um nome com forte presença e simultânea e paradoxalmente, suave e discreto. Amelina contém dois nomes que também gosto, já estiveram nas minhas listas, porém não tiveram a força suficiente para lá se manter: Melina e Elina.

Personalidades:
  • Amelina Moraes do Prado – advogada brasileira;
  • Amelina (Norazlina Amir Sharipuddin) – cantora conhecida na Malásia.

Se apenas tencionasse viver em Portugal, este seria um dos nomes a considerar pois consta como aceite e praticamente não tem registos, e seria, portanto, uma escolha inovadora para os nossos dias, porém Amelina peca pela pouca internacionalidade.

Usariam Amelina?

4 comentários:

  1. É um nome muito doce! Prefiro Amelina a Amélia, mas o meu "Am" preferido é sem dúvida Amália, o meu número 1.
    Não usaria Amelina precisamente por o achar doce demais, costumo preferir nomes que me transmitam também força e energia, e Amelina não me transmite isso.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Melina, Elina e Amelina, por esta ordem :)

    ResponderExcluir