domingo, 13 de dezembro de 2015

Belluno


Belluno vem do latim Bellunum e significa montanha esplêndida,  é uma comuna italiana da região de Vêneto e este nome foi dado a esta cidade pela posição favorecida junto aos vales. Esta cidade é cercada de alpes, vales e montanhas que dão a cidade de Belluno uma bela natureza, com uma paisagem que só as cidades montanhosas conseguem transmitir. Nesta cidade nasceram dois papas Papa Gregório XVI e o Papa João Paulo I.

Belluno é um nome de cidade que tem muito potencial para ganhar adeptos como nome de batismo de pessoas físicas. Sua sonoridade lembra um pouco o nome Bruno, na verdade parece uma junção de três nomes bastante comuns Bernardo, Lucas e Bruno, ou seja, três nomes que são, ou já foram comuns e ainda são bastante apreciados juntos em um só nome é um atrativo e tanto. Além disto Belluno lembra a palavra Belo, e quem não gostaria de ter este diminutivo? Outra alternativa bacana para um diminutivo de Belluno é Bel.

Belluno tem uma sonoridade de presença, não necessariamente forte, pra mim soa como equilibrada. Sua conexão com a Itália dá um toque ainda mais especial de charme e requinte ao nome. Seu significado é um atrativo a parte, junta a imponência de uma montanha com a beleza da paisagem. E por fim, mas não menos importante, é um nome que raramente vai ser encontrado pelas ruas, ou seja, não há risco de tornar popular.

Gostaram do nome?

4 comentários: