quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Dionísio


Há nomes que têm direito a um repouso prolongado no seu uso. Parece que foram guardados com cuidado e trancados à chave, quase como que numa lógica de cápsula do tempo, com o objetivo de virem a ser redescobertos no futuro. E acredito que possa ter sido traçado um destino idêntico a este nome masculino tão singelo e tão gracioso: Dionísio!

Trata-se de um nome que tem as suas raízes na Mitologia Grega, sendo o nome do Deus do Vinho, da Fertilidade e da Dança, muitas vezes equiparado ao Deus Baco da Mitologia Romana. Acreditava-se que Dionísio seria filho do próprio Zeus e de uma das suas muitas amantes, Semele, tendo sido criado na região de Nysa, que estará envolta no processo de nomeação do próprio Deus. As teorias etimológicas dizem-nos que Dionísio é composto pelos elementos Dios (de Deus/de Zeus) e Nysa, a região onde terá crescido. Outras teorias afirmam que o segundo elemento constituinte do nome refere-se à palavra grega para noite e, assim, Dionísio significaria algo como a noite de Zeus e outras apontam o significado consagrado ao espírito das águas, embora não me pareçam teorias tão viáveis quanto a primeira.

A evolução linguística, com o passar dos séculos, fê-lo originar outros nomes como Dinis e Denis/Dênis, o primeiro muito comum em Portugal nas últimas décadas, sendo atualmente um nome muito popular, e o segundo, mais comum na população brasileira, embora a sua época áurea se tenha dado nas décadas de 60 e 70 do século passado. No feminino existem também as variantes Dionísia (raro), Denise e Denisa.

No entanto, enquanto esses nomes são comuns nas nossas realidades e se tornaram pouco originais, Dionísio parece ter um colete à prova da popularidade e talvez o queiramos aproveitar agora que ele é discreto e muito, muito vintage. Um tesourinho do passado à espera de uma oportunidade! Em Portugal, em 2013 nasceram apenas 4 meninos assim chamados, e no ano seguinte outros 4, juntamente com os compostos David Dionísio, Dionísio Miguel, Frederico Dionísio e Valentina Dionísio (sim, uma menina!). Se não se sentir confortável com o uso deste nome em primeiro lugar, pode sempre guardar-lhe espaço para segundo elemento de um composto que conjugue Dionísio com um nome com vibrações mais contemporâneas ou clássicas. Pensei em Ian Dionísio, Luís Dionísio, Martim Dionísio, Pedro Dionísio ou Tomás Dionísio, por exemplo!

Dionísio é também um nome que aparece na Bíblia, sendo apontado como um juiz convertido ao Cristianismo por São Paulo, sendo posteriormente nome de alguns Santos e, inclusive, nome de um Papa do século III.

Quais as vossas considerações a respeito deste nome?

7 comentários:

  1. Simpatizo. Gostei de todas as sugestões de compostos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Marcos Dionísio, nascido1965, filho de Dionísio e neto de Dionysia. Somente o sexto sobrinho, o terceiro homem terá a honra de carregar esse nome. Um nome sonoro, carregado de símbolismos, mas q não caiu no gosto das cunhadas, embora as 3 meninas tenham nomes de origem italiana.

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo! *-* O conto de Ariadne e Dionísio é um dos meus preferidos! Gostaria de ver um pequeno com esse nome!

    ResponderExcluir