quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Elora


Sempre tive certo fascínio pelo universo místico, por personagens lendários e mitológicos, por um mundo a parte do nosso. Talvez venha daí meu encantamento por Elora.

Lembro-me de quando vi esse nome pela primeira vez, estava lendo sobre fadas e o texto dizia que Elora tinha origem celta e significava "rainha das fadas". Pronto, estava selado. Elora definitivamente ganhava um lugarzinho cativo no meu coração.

O fato é: ao pesquisar de forma mais profunda sobre o nome, descobri informações bastante confusas e controversas. Além da já acima citada possível origem celta, há fontes que dão Elora como um nome hebreu que significa "Deus é minha luz" (seria uma variação de Eliora). Há também os que digam se tratar de uma contração de Elnora que, por sua vez, é uma contração de Eleanora, forma latinizada de Eleanor, significando, assim, "a reluzente" ou "resplandecente". Essa incerteza quanto à origem do nome, no entanto, não altera a beleza de qualquer um de seus possíveis significados.

Há, na Índia, um sítio arqueológico que consiste em 34 cavernas artificiais escavadas entre os anos 600 e 1000 d.C. para a construção de templos e mosteiros. São as chamadas Grutas de Ellora (Ellora Caves), declaradas patrimônio mundial pela UNESCO em 1983. Sugiro a pesquisa por imagens dessas grutas, são fantásticas e só aumentam o encanto e misticismo acerca do nome. 

Convém citar que Elora é, também, uma comunidade em Ontário, no Canadá, nomeada em homenagem a um navio que pertencia ao irmão de seu fundador. O nome do navio, aliás, foi inspirado no sítio arqueológico acima citado.

Elora Danan é uma personagem ficctícia do filme de fantasia Willow, na Terra da Magia (1988). A sinopse da trama conta que Willow Ufgood, um fazendeiro e aprendiz de feiticeiro, e Madmartigan, um grande esgrimista, saem em jornada em uma terra devastada pela magia e monstros para salvar a vida da pequena princesa Elora. De acordo com a profecia, essa criança pode dar fim ao reinado da malvada Rainha Bavmorda que aterroriza a região. Posteriormente o filme foi adaptado em uma série de livros (saiba mais aqui).

Não há registros quanto ao nascimento de Eloras dentre os nomes mais utilizados no Brasil nos últimos sete anos e não acho nada provável que alguma vez já tenha entrado nessa listagem. De acordo com o IBGE, até 2010, sua frequência era de apenas 402 pessoas, a maioria nascida no Paraná durante a década de 1990 (possivelmente em reflexo do sucesso do filme Willow). Também houve registros de grafias alternativas, sendo essas as suas frequências: Ellora (38 pessoas); Helora (120 pessoas) e Hellora (38 pessoas). Em Portugal é raro.

Nos Estados Unidos os dados de Administração Social informam que de 1880 a 2019 o nome Elora foi registrado 4 743 vezes no país. Seu maior uso se deu em 2018. Para Ellora a frequência é de 650 pessoas durante o mesmo período de tempo.

Como referências temos Élora Pattaro (esgrimista brasileira) e Ellora Patnaik (atriz canadense).

Aos meus olhos, Elora é doce, meigo, místico, com um ar meio hippie e que cai bem em qualquer idade – pois consigo imaginar tanto numa bebê quanto numa senhorinha. 

Caroline Rodrigues.

Agora gostaria de saber: como os olhos de vocês enxergam esse nome?

33 comentários:

  1. Adoro Elora! Gosto muito de nomes associados ao mundo místico, vejo Elora como nome de fada(tb o conheci com o significado de "rainha das fadas"). Realmente alguns sites informam q ele tem ligação ou é uma variante de Liora(tb muito bonito e fofo)ou Eleanor. Concordo q qualquer significado é lindo! Elora é um nome muito gracioso! Amei a foto, está linda!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Elora, e essa áurea mística e meio hippie, combina direitinho comigo rs

    ResponderExcluir
  3. É o nome da minha cachorrinha! Vi pela primeira vez num filme, "Willow na Terra da magia", creio.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Ellora, e desde sempre minha mãe me disse que significava rainha das ninfas, sou apaixonada pelo meu nome e muito grata pela escolha maravilhosa que minha mãe fez!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma princesa que se chama Helóra Danah...Melhor escolha que já fiz!Nome lindo!

    ResponderExcluir
  6. meu nome tbm é Ellora, foi retirado de um livro chamado fantasmas de sandocan, a estória se passa na índia. amo meu nome....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tbm se chama Ellora a inspiracao foi o livro a senhora do caos no livro a personagem era a rainha das criaturas magicas uma feiticeira magnífica❤

      Excluir
  7. Meu nome lindo foi meu pai quem deu. Agradeço muito ele por isso. Simplesmente amo esse nome. 😍

    ResponderExcluir
  8. Helora Manuel lá de barros foca é o meu nome quando descobri que meu nome significa (rainha das fadas ) comecei a brincar com bonecas que só tinha asas e até hoje brinco

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pelo nome desde a primeira vez que vi! É uma bela alternativas ao tão popular Eloá! Tenho tendência de gostar de nomes terminados com "ora". Elora tem o significado bonito e a sonoridade incrível. Amo muito!

    ResponderExcluir
  10. Da minha filha é Alyrah ,,,amo ! Este nome ,se ela tivesse uma irmã seria elorah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que tenho uma sobrinha Ellora e outra Lyra irmãs

      Excluir
  11. Eu gosto muito desse nome, desde que vi o filme Willow. Fico receosa se ela também vai gostar desse nome!

    ResponderExcluir
  12. O nome da minha bb é Helora, chamo ela de lórinha amo ese nome tmb tirei do filme willow

    ResponderExcluir
  13. Nome lindo é o nome da minha filha Elora

    ResponderExcluir
  14. Vi esse nome nós créditos de um filme que assisti, já corri pra ver o significado e amei, então esse, mesmo com a reluta das pessoas, é o nome que escolhi pra nomear minha pequena que está pra nascer.

    ResponderExcluir
  15. A minha Elora chega em outubro ❤️
    Vi esse nome pela primeira vez no filme : Willow na terra da Magia e eu e meu marido ficamos encantados com ele , quando descobrimos que estava grávida da minha fadinha não tivemos dúvidas em relação ao nome que ela teria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha meus pais fizeram o mesmo , ela vai adorar igual eu amei ter um nome tao diferente

      Excluir
  16. Eu nunca tinha visto este nome, mas pedi em oração um nome a Deus e este veio na minha mente eu simplesmente amo, mesmo recebendo crítica por parte de todos da minha família,a minha Elora chega em novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o dia q ela nasceu ? me chamo hellora e nasci em novembro kkkkk

      Excluir
  17. Assisti qdo cças o filme "Willow na terra da magia".

    Mas,amei mais o nome ELÓRA qdo uma amiga explicou o significado: "AMANHECER COM DEUS:" ELO...ELOIM/DEUS. ORA...AURORA/AMANHECER.

    Princesa das fadas! Fadas emitem luz, claridade!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Meu nome e Hellora Danna, tenho 19 anos, nasci no dia 06/05/2002. Amo o meu nome, agradeço minha tia Viviane que escolheu. O motivo dela ter o escolhido foi pelo livro willow. Meu apelido que por fim e Lola. Saber a origem do meu nome e fascinante pois tem vários significados. Hoje é 25/05/2021.

    ResponderExcluir
  19. Adorei saber da origem, minha mãe me chama de Lola desde sempre, com certeza esse nome já estava na cabeça dela antes pensar na possibilidade de eu existir kkk

    ResponderExcluir
  20. Desde criança queria ter uma filha chamada Elora, e em 08/08/21 Deus me presenteou com uma princesinha, a quem dei o nome de Elora...😍...conheci no filme "Willow na terra da magia", mas o significado"DEUS É MINHA LUZ" que ganhou meu coração...❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Elóra Rafaella tbm nasceu em 08/08/2012 ❤

      Excluir
  21. Em 1992 assisti o filme Willow e fiquei apaixonada pelo nome Elora.
    Em janeiro de 2002 tive uma filha e coloquei esse nome nela.
    Ela vai fazer 20 anos e ama o nome dela.
    Só não tem apelido, pq um nome lindo desse dispensa apelidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma Elora .. ela está com 27 anos.. também asssiti o filme que inspirou o nome dela

      Excluir
  22. Minha sobrinha amada de 6 aninhos,Ellora ,mamãe dela escolheu através do filme mesmo Willow ,sua irmãzinha Lyra

    ResponderExcluir
  23. Eu assisti o filme Willow em 88 e tirei o nome da minha filha dele... Elora nasceu em 06/01/95 e ela ama o nome que escolhi pra ela 💗

    ResponderExcluir