domingo, 27 de dezembro de 2015

Ezer


Ezer significa "ajudar" ou "ajuda" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Seir, bem como vários outros personagens menores. Este é o nome de um povoado no centro de Israel. Localizado entre Asdode e Ascalão, próximo ao litoral do mediterrâneo, que cai sob a jurisdição do Conselho Regional de Be'er Ruvia.

A vila foi fundada em 1966 como um centro da vila para as moshavim circundantes (moshavim significa assentamento ou vila). Em 1990 ela se expandiu e tornou-se uma comunidade pequena. A partir do nome Ezer também formou outro nome bíblico: Eben-ezer ou Ebenézer é uma região de Canaã onde acamparam-se exércitos durante as guerras entre Israel e os filisteus descritas no Livro de Samuel. Também a partir de Ezer foi formado o nome Eliezer que foi um dos servos de Abraão e um dos filhos de Moisés.

Ezer é um nome nada comum no nosso idioma, mas tem muito potencial para ter maior visibilidade. Nos últimos tempos os nomes curtinhos vêm ganhando espaço e subindo nos rankings em vários países e em Portugal e no Brasil não seria diferente. Ezer é um nome com sonoridade diferente e impactante, um nome de presença, mesmo sendo curtinho. O estilo, sua história e tudo que envolve este nome se aproxima do nome Noah, que também é um nome bíblico, com ares mais modernos e com uma sonoridade diferente, porém Noah está cada vez mais subindo no ranking de diversos países, enquanto Ezer seria uma escolha única nos dias de hoje.

Já haviam ouvido falar de Ezer? Qual é a sua opinião sobre este nome?

5 comentários: