sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Graziella


Um nome alegre, cheio de vida, adorável. Quando penso em Graziella, minha mente imagina logo um raio de sol, um clarão, o dia amanhecendo, uma cor em tom de amarelo, na estação de outono. Esta associação curiosamente tem ligação. Principalmente com a estação tão maravilhosa e única, que é o outono. 

Graziella é a forma italiana diminutiva de Grazia também italiana. 

Significa “pequena graça” em italiano. Há também uma espécie de planta com o nome, em inglês Graziella Maiden Grass, em português Grama da Donzela de Graziella ou Graziella grama de solteira, seu nome científico é Miscanthus sinensis. A planta tem hábito de florescer mais cedo. Ela forma um montículo gracioso, na posição vertical de folhas verdes estreitas. Plumas branca-prateada suaves aparecem no final de verão, realizada bem acima das folhas e permanecem sempre atraentes durante vários meses. A folhagem geralmente desenvolve ótimos tons de cobre e tons de laranja no Outono. 

Suas variantes são:
Grazia (Itália), Grace (Estados Unidos), Graça (Brasil e Portugal) Gracia (Espanha), Graciela (Espanha).

Na década de 1980, tornou-se comum e familiarizado para os brasileiros. Principalmente em grafias inexistentes como Graziele/Grazielle, Grazieli/Grazielli e Graziely/Grazielly. Hoje, o nome está bastante incomum, talvez por ter sido usado com bastante frequência em certas regiões. Não se encontra no ranking do Baby Center Brasil, apenas no da ARPEN-SP. Com a grafia simplificada: Graziela nasceram 49 e com a grafia original Graziella, apenas 15. Em Portugal é mais do que raro. Não obteve um sequer registro como primeiro nome, apenas UM com segundo nome na grafia simplificada no composto Bruna Graziela. O que será que os portugueses acham do nome? Será tão ruim assim, ou tão estranho? Isso pode ser um ponto a favor, para quem encontra nomes raros italianos em Portugal. No mundo, Graziella não é popular, apenas suas variantes: Grazia, Grace, Graça e Gracia. Cada uma em seu respectivo país de origem. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
68% muito bom, 91% feminino, 55% clássico, 55% maduro, 57% formal, 59% elegante, 55% urbano, 59% maravilhoso, 56% delicado, 68% complexo.

Personalidades famosas:
  • Graziella Bianca – terapeuta e ex namorada de Sepp Blatter;
  • Graziella Moretto - atriz e escritora brasileira.
Yasmim Paiva.

Quais são as suas conclusões sobre Graziella?

17 comentários:

  1. Acho comum, foi usado com exaustão nos anos 80!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, uma vez que na década de 80 foram apenas 677 registros no Brasil, sendo um total de 2.138 desde que o IBGE começou a realizar este levantamento, na década de 60. Um nome bem menos comum que o nome Lourdes, que de acordo com o Censo Demográfico 2010 eram mais de 65 mil as suas portadoras (32 vezes mais que o nome Graziella), sendo 1.905 registros do nome Lourdes apenas na década de 80 (como primeiro nome, isso sem falar em segundo nome, como Maria de Lourdes e outros)

      Excluir
  2. Nome lindo, amo Gabriela e Graziela(com um L), mas Graziela ganha pontos por não ser popular.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia q Graziella era o nome de uma planta, gostei de saber! É um nome q não me atrai tanto...é muito parecido com Gabriela e eu acho Gabriela mais bonito. A grafia com 2 ll tb não gosto muito, prefiro na grafia Graziela

    ResponderExcluir
  4. De todos os ella/ela, Graziela ainda é bem respeitável, mas infelizmente foi usado em demasia no Brasil da década de 80

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, uma vez que na década de 80 foram apenas 677 registros no Brasil, com um total de 2.138 desde que a década de 60 (de acordo com o IBGE). Usado infinitamente menos que o nome Juliana, que é um dos mais populares no Brasil. De acordo com o Censo Demográfico 2010 eram mais de 564 mil as suas portadoras, sendo 229.182 registros apenas na década de 80.

      Excluir
  5. Sou suspeita pra falar qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse nome é o significado dele é deveras belíssimo.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e Graziella com dois (ll) eu acho um pouco estranho

    ResponderExcluir
  8. Acho fofo ♡ um amorzinho! Pena ser popular por aqui :/

    ResponderExcluir
  9. Gente que nome lindo! Eu nao sabia da origem.

    ResponderExcluir
  10. Bonito nome. Tem um significado especial e delicado. 💖

    ResponderExcluir
  11. Felicidade por ser tão incomum não ser mais uma Maria no mundo rs amo meu nome ,nome de mulher forte .

    ResponderExcluir
  12. Se puderem façam do nome que acho belíssimo e sonoro muito gracioso ,Graciela !rrs

    ResponderExcluir