quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ingo


Os nomes masculinos têm-me cativado imenso ultimamente, especialmente os mais delicados e misteriosos, como Ingo

Ingo é a variante alemã de Inge, um diminutivo de nomes escandinavos e alemães cujo elemento inicial é "Ing", referente ao deus germânico Ing. Na Suécia e na Noruega, Inge é usado essencialmente como nome masculino, mas noutros países usam-no também como feminino. Ingo, pelo contrário, é apenas masculino, e a sua versão feminina, Inga, é também admitida em Portugal. 

Considero Ingo um nome muito exótico e com grandes ligações à natureza. Lembra-me sempre a palavra "índigo", que é o nome de uma planta cujo nome científico é Indigofera suffruticosa, também conhecida como anileira, usada para se obter anil. O anil é um corante de cor azul, daí que índigo remeta também para essa cor. Assim, Ingo lembra-me não só a planta mas também a cor, e já se sabe que o azul é das cores mais poderosas quando se trata de transmitir sensações. Tranquilidade é a primeira palavra que me vem à cabeça quando penso em Ingo, e consequentemente em azul, por me lembrar o céu e o mar. 

No Brasil, onde a liberdade é maior, penso que Ingo poderia cativar facilmente os corações das pessoas. Já em Portugal, país muito convervador, será mais difícil. Ainda assim, a terminação -go não nos é nada estranha: Rodrigo, SantiagoDiogo, Diego, Tiago, são exemplos óbvios. Temos ainda Iago, que muda apenas numa letra, Hugo, com igual número de letras, e Ivo, que também é curtinho e tem uma sonoridade muito semelhante a Ingo. A meu ver, Ingo leva claramente uma grande vantagem sobre todos estes nomes: é exótico, moderno, internacional e incomum! 

O que pensam vocês de Ingo?

4 comentários:

  1. Gosto muito de Ingo, tb o considero bonito e exótico. É mesmo similar ao nome Índigo, apesar das origens e significados diferentes. No post sobre Índigo, como este não é aceito em Portugal, sugeri Ingo para os portugueses q apreciam Índigo(q aliás não apenas lembra a cor azul, como é realmente o nome de um tom de azul).

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia. A primeira não gostei mas depois pensei melhor e acho interessante :) Gostei!

    ResponderExcluir
  3. não considero superior a Tiago ou a Diogo, mas a todos os outros sim :) concordo que é misterioso e exótico, muito bonito :)

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que vi este nome foi por causa do doutrinador Ingo Sarlet, do sul do Brasil, sendo um dos maiores constitucionalistas do Brasil! Ele é fenomenal! Gosto muito do nome! Seria uma opção fresca ao desgastado Igor (que já não gosto tanto). Achei essas informações sobre Ingo: O deus Ing, deus da Terra e da Fertilidade, de quem os Anglos se diziam descendentes, acabou gerando o nome “ingleses” e ainda batizou a “Inglaterra”. É a mesma raiz etimológica do primeiro elemento encontrado em Ingrid.
    É um nome a ser descoberto sem dúvidas! Fantástico.

    ResponderExcluir