segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Lucília


Lucília é um nome feminino que significa “de Lúcio”, “pertencente ao brilhante”, “da natureza do iluminado”. 

Esta é a variante feminina de Lucílio, nome originado no latim Lucillius é uma forma relativa de Lúcio, daí a origem do significado “de Lúcio, pertencente a Lúcio, da natureza de Lúcio”. 

Lúcio tem origem no latim Lucius, a partir dos elementos lyke, luc, luk, que originaram a palavra lux, que quer dizer "luz" e, portanto, dá-lhe o significado “o brilhante, o iluminado”. 
 
É um nome que considero ser leve, o que faz com que goste muito dele e o veja na perfeição numa bebé dos nossos dias. Infelizmente (ou felizmente) muita gente não o vê assim, o que faz com que Lucília não seja um nome muito usado.

No ano de 2014, em Portugal, nasceram apenas duas bebés com este nome, ambas registadas como Lucília Maria. No Brasil, este nome também não é muito utilizado, à semelhança do que acontece por cá.

Como vêem LucíliaUsável atualmente?

8 comentários:

  1. Acho usável sim, tem sonoridade parecida com Cecília

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito do nome, mas tenho um carinho especial por ele, pq era o nome da minha professora da primária :)

    ResponderExcluir
  3. Não desgosto, tem uma sonoridade muito doce.

    ResponderExcluir
  4. Lucília me lembra Marília, que adoro.
    Acho Lucila muito mais meigo.

    ResponderExcluir
  5. Lucilhia meu nome tenho orgulho do meu nome

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse nome, minha mãe nunca soube explicar o porquê dele, acredito que fosse para combinar com Cecília, minha irmã. Passei minha infância achando que era nome de velhos, hoje compreendi perfeitamente o que ele traz, sou extremamente à descrição da palavra e me sinto responsável pela luz que hoje vem falando nesse mundo. O meu EU baseia no amor, doação, justiça. A forma de vermos o mundo através desse EU é semelhante a era das filosofias orientais, onde a energia, vibração e ondas eram para à prática do bem e necessário para encontrar o EU supremo

    ResponderExcluir