quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Margarida


Para nós pode ser nome de flor e, nesse caso, seria considerado um nome literal e com ligações profundas à Natureza. E na verdade, acredito que seja este o significado de Margarida para a maior parte das pessoas e a razão pela qual tantos se encantam por ele e escolhem-no para as suas filhas. Contudo, o nome Margarida tem outras histórias para contar e não se prendem com flores.

Ao vasculhar as teorias etimológicas deste nome, descobri que se trata da versão portuguesa, galega e catalã do nome Margaret e não Daisy (como a flor), sendo que o nome tem raízes gregas na palavra μαργαριτης (margarites), que significa pérola! Algumas teorias dizem-nos, ainda, que antes de ser um nome grego, Margarida vai buscar inspiração à palavra manyari do sânscrito. Surpreendidos?

Em Portugal, Margarida sempre foi um nome muito popular entre as meninas, sendo que durante todo o século XX, nunca esteve abaixo da fasquia dos 300 registos anuais. É um nome muito feminino, com uma estabilidade impressionante no panorama português. Numa realidade mais próxima, Margarida continua a preservar estas suas características: em 2013 foi utilizado em 923 meninas, colocando-o na 10ª posição dos nomes femininos mais utilizados em Portugal; e em 2014 manteve-se em 10º lugar com 930 registos. Nesse mesmo ano foram ainda registados, adicionalmente, 515 compostos, sendo os mais comuns: Ana Margarida (79), Maria Margarida (47), Margarida Sofia (31), Margarida Isabel (25), Joana Margarida (21), Margarida Alexandra (19), Margarida Maria (19), Margarida Filipa (18), Sofia Margarida (14), Inês Margarida (12) e Lara Margarida (11). Embora não sejam tão comuns, são também agradáveis Ema Margarida e Lia Margarida!

Foi o nome de uma Santa muito venerada na Idade Média, sobre a qual se contavam lendas extraordinárias acerca de um alegado encontro com um dragão (símbolo do mal), que terá sido vencido através da sua a fé cristã. Talvez por esta história, o culto a Santa Margarida foi muitas vezes evocado durante o tempo das Cruzadas, mantendo-se sempre ligado, de alguma forma, à vida e aos feitos militares. Diz-se, inclusive, que Santa Margarida seria uma das muitas vozes de Santos que Joana d’Arc ouvira durante a sua vida e que a impulsionara para as suas batalhas políticas e pessoais.

Foi também o nome de outras santas como uma Rainha da Escócia e uma Princesa da Hungria, sendo posteriormente um nome muito utilizado pela monarquia europeia, sobretudo pela aristocracia inglesa. Carregou consigo o nome, a Rainha da Dinamarca que no século XIV alcançou o feito de unir a Dinamarca, Suécia e Noruega num único reino. Foi o nome escolhido para quatro Infantas Portuguesas da Dinastia Filipina.

Destaco também a primeira-ministra britânica Margaret Tatcher, mais conhecida como A Dama de Ferro; a autora do clássico da literatura e do cinema E Tudo o Vento Levou, Margaret Mitchell; a escritora portuguesa Margarida Rebelo Pinto e as atrizes Meg Ryan, Margarida Vila-Nova e Margarida Marinho. Margarida é também o nome de uma das luas de Urano, assim nomeada em honra a uma das personagens da vasta obra de William Shakespeare.

Apesar da popularidade portuguesa, quais são as vossas opiniões sobre Margarida?

6 comentários:

  1. Adoro o nome Margarida. Era o nome que a minha mãe queria para mim, mas o meu pai não quis. Na mesa esteve também o composto Inês Margarida, mas já havia uma na terra.
    Durante muito tempo foi o nome que disse que chamaria a uma filha.

    ResponderExcluir
  2. Antes não gostava muito, mas começo a simpatizar! Acho Margarida muito querido, e agora que tenho uma amiga próxima com esse nome, mais querido me soa :) Pena ser tão usado.

    ResponderExcluir
  3. Sendo eu Margarida sei da origem grega, do sânscrito é que é novidade. Qt à popularidade actual, assusta-me! Santa ainda ñ sei se a Santa Margarida é a mesma que Santa Margarida Maria... Sim eu tenho este terrivel composto. Sempre o achei meio bimbo,mas qd fui ao museu Picasso e descobri ñ sei quantos quadros com a infanta Margarida Maria, cheguei à conclusão que o problema é ibérico AHAHAHAHHAH

    ResponderExcluir
  4. Não sabia das origens do nome Margarida, conhecia apenas a ligação com a flor, gostei de saber mais! Margarida não é um nome q me cativa, mas Guida, q muitas vezes é usado como seu diminutivo, acho gracioso!

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber mais sobre este nome, nunca tinha lido nada sobre ele apesar de gostar bastante. É realmente pena a popularidade mas mesmo assim acho uma belíssima escolha, muito feminino e elegante.

    ResponderExcluir
  6. não gosto do nome, mas achei o texto mesmo muito bom, super explicativo! Parabéns!

    ResponderExcluir