domingo, 13 de dezembro de 2015

Marisa


Importado na década de 50 do século XX para Portugal, Marisa é nada mais, nada menos do que a contração de dois nomes femininos bem conhecidos: Maria e Luísa.

Embora o composto Maria Luísa seja muito elegante e seja, hoje em dia, dos mais apreciados no Brasil sob a grafia Maria Luiza, a verdade é que pode ser considerado demasiado sóbrio ou comum para muitas famílias.

Nesta lógica, a introdução de Marisa no contexto nominal português foi uma autêntica inovação, representando uma alternativa mais fresca, mais moderna e mais jovial do que o famoso composto! Também para os pais que não apreciam compostos, esta foi uma forma de uso 2 em 1 e, também por esse motivo, Marisa foi ganhando vários adeptos ao longo do tempo. Outro aspeto positivo que acompanha este nome é a sua sonoridade doce, melódica e até divertida, diria eu! Talvez por ver o nome desta forma, tenho algumas dificuldades em imaginar uma Marisa que não seja bem-disposta e agradável, confesso!

De todos os nomes que são contrações de outros, como Marlene (Marie + Magdalene), Marilene (Marie + Helène) ou Marisol (Maria + Sol ou Soledad), Marisa é seguramente o mais apreciado em Portugal! Passou de uns meros 26 registos de nascimento no ano de 1970 para 778 no ano de 1979, um registo histórico para este nome! Depois, a partir de 1980 o fascínio pelo nome começou a decair e hoje em dia é cada vez menos utilizado. Para que possam ter uma noção mais precisa deste desuso, em 2013 foram registadas apenas 17 meninas com este nome e no ano de 2014, 27! Os compostos, esses continuam a haver e ressalvo aqui os 5 mais registados nos anos citados, ainda que o facto de Marisa ser uma contração por si só já dispensa composto, na minha humilde opinião: Diana Marisa, Íris Marisa, Luz Marisa, Marisa Alexandra e Marisa Filipa.

Algumas referências no nosso panorama cultural são a grande fadista portuguesa Mariza, a fantástica cantora portuguesa, membro da famosa banda Amor Electro, Marisa Liz, e a incrível cantora, compositora e produtora brasileira, Marisa Monte. Ao nível político, Marisa era o nome da mulher do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e em Portugal, Marisa Matias é o nome de uma eurodeputada do Bloco de Esquerda.

Qual a vossa opinião sobre este nome?

10 comentários:

  1. Não sabia q Marisa era uma contração de Maria Luísa! Fiquei surpresa, mas confesso q nunca pesquisei nada sobre esse nome. Não é um nome do meu agrado, acho muito datado dos anos 60/70...acho q conheço mais Marises do q Marisas. Tb é o nome de uma cadeia de lojas de roupas femininas no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Marisa. A sonoridade e a combinação doçura-força me encantam. Não sei se já seria possível colocá-lo de novo em cena, mas torço para que isso aconteça em breve. As Marisas que conheci eram pessoas muito alegres, acolhedoras... mas infelizmente ambas agiram de forma um pouco "folgada" profissionalmente comigo hehe, o que inviabilizou o nome para uma filha. De qualquer forma, recomendaria para mamães com entusiasmo. O que pensam da dupla Teresa e Marisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a foto está uma fofura! Bem carinha de Marisa! E o texto, excelente, Joana! Tb acho que Marisa dispensa compostos, mas curti Marisa Alexandra e Marisa Filipa, que soam raros no Brasil.

      Excluir
    2. Aqui em Portugal Teresa e Marisa têm estilos diferentes, Teresa é bem clássico e Marisa é um introdução recente! No entanto, esquecendo este facto, acho-o um par curioso as terminações -esa -isa tornam-no melodioso :)

      Para mim, o par ideal para Teresa é Isabel :)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Cada nome tem a sua beleza e nem todos temos a mesma opinião, até porque, normalmente, quem comenta negativamente tem nome bem pior ;-)

      Excluir
    2. Você se contradisse aí, colega! Se cada nome tem sua beleza, como existem nomes piores do que outros?
      E daí comentar que não gostou? Gosto é gosto! Impossível gostar de todos os nomes do mundo!!

      Excluir
  4. Amei saber mais sobre meu nome. Moro no Brasil e nasci em 1974. É fato que todas as Marisas que conheço tem mais de 40 anos. Não é um nome usado pra crianças nascidas neste século

    ResponderExcluir