quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nívea


Muita gente vai torcer o nariz a este nome, mas é um facto que temos que dissociar certos nomes de marcas. Nívea não é só um creme. É um nome. Ponto final. É claro que nos podemos lembrar do creme, marca, ou o que seja, mas e daí? Nívea é um nome feminino internacional que merece mais reconhecimento e não deve ficar preso pela existência de uma marca de cosméticos alemã assim chamada.

Nívea deriva do latim niveus que significa neve branca, ou brilhante como a neve, através do prefixo nix que significa neve, tal como nivis. Este nome foi utilizado numa das personagens do romance de Isabel Allende, La casa de los espiritus.

É um nome que não é popular apesar de ser utilizado no países de língua inglesa e hispânica do que no resto do mundo. Nívea é reconhecido como nome mas nem consta no top 1000 dos Estados Unidos.

Como algumas referências de personalidades com este nome temos Nívea Soares, uma cantora e compositora brasileira, Nívea Maria, Nívea Helen, e Nívea Stelmann, atrizes brasileiras; Nivea é também o nome de uma cantora dos Estados Unidos.

Este nome não é aceite em Portugal, porém no Brasil é uma opção muito viável, até por ser mais conhecido e utilizado lá que aqui. Seria uma das minhas opções de “nomes proibidos que usaria”. E vossa?

7 comentários:

  1. Ainda estou muito agarrada à tese do creme, não me soa como nome próprio. :| Esperemos que possa vê-lo com outros olhos no futuro. Gostei muito da abordagem ao nome!

    ResponderExcluir
  2. Adoro, acho lindo! É um nome que merece ser apreciado com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Nome muito lindo eu me chamo Nivea Maria

    ResponderExcluir
  4. Amo me chamar Nivea, até pelo fato de não encontrar uma em qualquer lugar.

    ResponderExcluir