sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Nomes Aristocráticos Femininos do Século XIX


É particularmente interessante procurar inspiração nas tendências de nomeação do século XIX, uma vez que a distância temporal nos apresenta escolhas pouco óbvias para os dias de hoje e pode, inclusive, ajudar-nos a encontrar um novo favorito!

É normal que ao ver alguns dos nomes que se seguem fique com a ideia de que são “nomes de velha”. Ora bem, como diria o meu pai: os velhos já foram novos um dia! E se fica com essa impressão, provavelmente, deve-se ao facto de alguns destes nomes terem sido de tal forma populares no seu tempo que, com a passagem dos anos e o envelhecimento natural das suas portadoras, passaram a ser vistos como nomes ultrapassados ou fora de moda. No entanto, se há algo que se tem por certo na arte da nomeação é que as modas são absolutamente cíclicas e que existe uma probabilidade muito grande de os nomes que foram usados no passado retornarem ao presente e fazerem furor! Nem todos, é claro, mas se olhar com algum carinho e abertura para as listas que se encontram abaixo tenho a certeza que irá desconstruir algumas ideias pré-concebidas e, quem sabe, passar a gostar minimamente de um nome ao qual nunca tinha dado muita atenção!

Neste levantamento, procurou-se conhecer as escolhas da aristocracia portuguesa, que sempre foi e será uma parcela da sociedade especialmente refinada na escolha e no uso dos nomes próprios, talvez pela ânsia de se demarcarem do comum, inovando constantemente e ditando novas “modas”! Ora tenha atenção, por exemplo, ao caso das Matildes: um nome absolutamente popular no século XIX que foi recuperado nas últimas três décadas pelas classes altas portuguesas e hoje encontra-se híper-popular no nosso país! O mesmo pode estar prestes a acontecer com nomes como Amélia, Antónia ou Caetana, é uma questão de deixar o tempo decidir!

O estudo que hoje aqui se apresenta foi realizado através da análise das informações fornecidas pela Base de Dados de Matrimónios do Arquivo Regional da Madeira, por ser um dos arquivos mais ricos e bem organizados do país, e o único que permite estabelecer limites temporais na pesquisa. Delimitou-se o acesso aos livros de Registo de Casamentos entre 1800 e 1899, atentando-se especificamente aos nomes das senhoras que, por estatuto superior, se designavam “Donas”. Esta metodologia apresenta algumas limitações como a probabilidade de existirem outras pessoas da aristocracia que, por não terem indicado o seu estatuto nas Bases de Dados, não foram consideradas como tal neste estudo, bem como constitui uma limitação o facto de não terem sido controlados os segundos casamentos, o que coloca a hipótese de poderem existir dados duplicados.

Foram extraídos os nomes de 2083 mulheres de classe alta, que se casaram entre o ano de 1800 e 1899. Da totalidade da amostra, uma apresentava 4 nomes próprios, 46 tinham 3 nomes, 1507 tinham 2 nomes e 528 mulheres foram registadas apenas com um! Isto significa que 72% da amostra tinha um nome composto!

Os 30 nomes mais utilizados:

1º Maria
11º Antónia
21º Margarida
2º Augusta
12º Adelaide
22º Leopoldina
3º Ana
13º Rosa
23º Teresa
4º Cândida
14º Isabel
24º Henriqueta
5º Carolina
15º Carlota
25º Guilhermina
6º Luísa
16º Joana
26º Virgínia
7º Amélia
17º Rita
27º Juliana
8º Júlia
18º Emília
28º Vicência
9º Matilde
19º Helena
29º Amália
10º Joaquina
20º Francisca
30º Elisa


Os 30 compostos mais utilizados:

Por várias vezes tivemos oportunidade de explorar a popularidade e o fascínio dos portugueses com o nome Maria. Este fascínio é secular pelo que também faz sentido que analisemos os compostos mais populares do século XIX, dividindo-os entre os que são compostos com e sem Maria. Abaixo, os 15 compostos mais comuns nestas duas valências:

1º Maria Carolina
1º Carolina Augusta
2º Maria Cândida
2º Matilda Augusta
3º Maria José
3º Amélia Augusta
4º Maria Augusta
4º Ana Augusta
5º Maria Adelaide
5º Ana Rita
6º Maria Carlota
6º Joana Joaquina
7º Maria Júlia
7º Adelaide Augusta
8º Maria Amélia
8º Matilde Adelaide
9º Maria Luísa
9º Ana Joaquina
10º Maria Antónia
10º Ana Júlia
11º Maria Helena
11º Joana Augusta
12º Maria Isabel
12º Ana Emília
13º Maria da Glória
13º Antónia Luísa
14º Maria Teresa
14º Cândida Augusta
15º Maria da Conceição
15º Carlota Augusta













.
É engraçado constatar que em 13º lugar se encontra Maria da Glória, o mesmo nome da Princesa portuguesa, nascida em 1819, e que se viria a tornar mais tarde a Rainha Maria II de Portugal! O composto começou a ser recorrente em meados do século XIX, o que nos indica que estas primeiras Maria da Glória teriam uma idade muito aproximada à da Princesa Portuguesa. Mais uma vez se denota a influência das monarquias na nomeação! Para além de Maria da Glória, alguns outros nomes da princesa eram Joana, Carlota, Leopoldina e Francisca, também muito populares na altura! Foi também possível encontrar algumas mulheres chamadas Carlota Joaquina, o composto pelo qual era conhecida a Rainha de Portugal, mulher de D. João VI.

Também em 1858 surge o casamento da primeira (de muitas) Maria José, o que indica que terá sido a partir de então que o composto se terá popularizado, de tal forma que se tornou o 3º mais popular da aristocracia do século XIX! Poderá ter começado aqui a moda dos nomes mistos para raparigas que até hoje perdura!

Nomes com potencial contemporâneo:

Neste espaço de projeção procurei olhar de forma crítica para o top 30 do século XIX e para os Tops contemporâneos de Portugal e Brasil, sugerindo cinco escolhas menos óbvias mas com um toque de elegância e requinte muito interessantes: Amália, Antónia, Elisa, Juliana e Rosa. Depois, olhando para outros nomes utilizados pela classe alta do século XIX, sugiro também para os nossos dias:

Alice
Cecília
Isaura
Anastácia
Constantina
Lourença
Angelina
Dulce
Luzia
Aurora
Esmeralda
Olímpia
Bárbara
Esperança
Paz
Bela
Felícia
Pia
Belinda
Florença
Rosário
Branca
Frederica
Teodora
Caetana
Glória
Violeta
Camila
Guiomar
Vitorina


Compostos com potencial contemporâneo:

No meio dos muitos compostos utilizados pela aristocracia do século XIX, fiz uma seleção de 15 que podiam ser aplicados no quotidiano com muita graciosidade! 

Amélia Carolina
Clara Augusta
Matilde Alexandrina
Ana Leopoldina
Emília Margarida
Matilda Florença
Antónia Caetana
Francisca Amália
Rita Constantina
Antónia Rosa
Helena Luzia
Rosa Carlota
Bela Elisa
Luísa Frederica
Teresa Emília

Inspirando-se nos nomes aqui apresentados que nomes compostos dariam às três meninas da foto?
As minhas sugestões iriam no sentido de um trio de Marias: Maria Amália, Maria da Glória e Maria Olímpia ou, então, Rosa Augusta, Antónia Luzia & Elisa Caetana!

(O documento da pesquisa integral encontra-se disponível na secção dos documentos do Grupo do facebook)

Gostam deste estilo de nomes?

20 comentários:

  1. Adorei o composto Bela Elisa.É tão meigo e fofo.

    ResponderExcluir
  2. Q ótimo post Joana, parabéns! Está muito bem pesquisado e apresentado! Fiquei surpresa de Camila e Juliana serem nomes de uso tão antigo em Portugal, no Brasil são nomes q se popularizaram a partir dos anos 80(não sei se tb foram usados pela aristocracia brasileira, mas a impressão q passa é de que não). Gosto de vários nomes desse estilo, os chamados "clássicos". Para as meninas da foto minha sugestão é Maria Dulce, Ana Emília e Aurora Paz.

    ResponderExcluir
  3. Publicação super interessante!!
    Dos nomes com potencial contemporâneo só não gosto de Belinda e Constantina.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, Joana! Maravilhoso mesmo :)
    Dos nomes citados os que gosto mais são: Maria <3, Carolina, Luísa, Amélia, Júlia & Elisa <3
    Compostos: Mª José, Mª Júlia & Mª Luísa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS - Joana Joaquina!! Meu Deus!

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo feedback! :) Acho que é uma lista riquíssima para inspiração!

      Joana Joaquina, apesar de tudo é melódico, ainda que o ache pesado! Hoje em dia dificilmente alguém o usaria.

      Excluir
  5. Adore o post, e adoro estes nomes. Acho que gosto quase de todos mesmo...tantos lindos desta época bem que as pessoas podiam olhar para o lado se Leonor e Matilde e deixa-Los descansar um pouco.
    Adorei esses compostos que sugerisse, principalmente os que incluem Rosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo escrevi com tantos erros, desculpa. :)

      Excluir
    2. Antónia Rosa é o composto que mais gosto dessa lista também, acho super forte e fofo :)

      Excluir
  6. Gosto desses nomes! Só faltou Catarina!! Meu preferido! Por falar nele gostaria que o abordasse!

    ResponderExcluir
  7. Acrescentaria também: Eleonora, Cristina, Sofia e Valentina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback :) Posso informar que Catarina, Cristina, Eleonora e Sofia já têm publicação aqui no Blog - basta procurar na lista que se encontra à direita ou no campo de busca em cima! Entretanto, faremos chegar o seu pedido de Valentina à autora e será publicado assim que possível :)

      Excluir
  8. Este texto está bem incrível! eu gosto muito desses nomes antigos, chamados aristocráticos. Eu tenho uma curiosidade bem grande que fica martelando...
    Como são Classificados os nomes que NÃO são aristocráticos?
    E principalmente.... Quais são esses nomes?
    Gostaria imensamente de saber..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Angélica! Obrigada pela sua participação tão interessada :) Achei a sua pergunta interessante e, apesar de não me sentir a pessoa mais capaz para lhe dar uma resposta, digo-lhe apenas qual é o meu ponto de vista sobre o assunto, que a meu ver acaba sempre por se resumir a uma opinião pessoal! Para mim, nomes aristocráticos são nomes usados com frequência pela aristocracia, ou então, não sendo usados com muita frequência, ficaram de algum modo "catalogados" como nomes aristocráticos, que logo os associamos à aristocracia. No entanto (e em conversa com o nosso grupo no facebook) surgiram ideias pertinentes: cada país terá as suas famílias aristocráticas e os nomes usados certamente variarão de país para país; além disso há nomes daquela tabela que muitas pessoas de Portugal não considerarão aristocráticos (por exemplo, Virgínia ou Elisa), porque os encaixam antes noutras categorias (datados, vintages, modernos etc); mas mesmo que houvesse uma forma objectiva de classificar os nomes como aristocráticos e não aristocráticos, há sempre o problema dos registos, ou seja, muito dificilmente saberemos todos os nomes que foram usados pela aristocracia!

      Mas pensando em nomes que não têm tradição nas famílias reais, pelo menos as de Portugal, com as quais estou mais familiarizada, posso dar como exemplo nomes como Alexa, Coral, Electra, Flora, Safira... Ou seja, diria que nomes que fogem ao "padrão" dos nomes mais clássicos, tradicionais, muito utilizados pela aristocracia.

      Espero ter ajudado de alguma forma mas não deixe de ter curiosidade sobre esta temática e de procurar uma resposta (mais) satisfatória! :)

      Excluir
  9. O NOME MARIA DA GLÓRIA É O MAIS BELO DE TODOS. JÁMAIS HOUVE E NEM HAVERÁ UM NOME TÃO LINDO.

    ResponderExcluir
  10. Na lista tem maria Carolina e eu sou maria Karoline quando eu nasci em 2003 o escrivão disse que no Brasil não existia Caroline com K e que a pronúncia do meu nome seria no caso "karolyane" e agora que o nome se popularizou mais Karoline com K deixou de ser americanizado e se tornou uma pronúncia Brasileira, já que "Karolayne" pra ser karolayne tem que se escrever assim né e não Karoline!graças á Deus mudaram a ortográfia!

    ResponderExcluir
  11. Na lista tem Ana Júlia ( meu nome é Ana Júlia) adorei saber que meu nome é antigo ! Kkkkk Uso o celular da minha mãe então vai aparecer Priscila...

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua publicação. Parabéns e continue o seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dessa públicação, meus parabéns a quem fez.
    Fiquei chocada que o nome Guilhermina existe, eu pensava que meu pai tinha "inventado" ele.
    E eu tenho que admitir que no começo achei o nome "Joana Joaquina" estranho, mas agora eu acho bem bonito. Não colocaria na filha, mas é bonito.
    Eu teria os seguintes nomes as meninas: Maria Isabel, Maria da Glória e Maria Augusta

    ResponderExcluir