sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Nomes de Natal - Jesus Cristo


Estamos na época mais linda do ano: o Natal, a  celebração do nascimento de Jesus, mais conhecido por Jesus CristoPor coincidência fui eu que escrevi o tópico sobre o nome Jesus, e porque falar dele nessa altura do natal? E quem é esse ser tão adorado?

Claro que o nome dele não é 'Jesus Cristo', Cristo é um epíteto dado a Jesus e significa "ungido" em grego. Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Sendo ele judeu era conhecido como Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de JoséOrigem aramaica derivada do hebraico. 

Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem. Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa "Javé salva"), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach ("Messias"), que em hebraico quer dizer também "ungido".

Como o Novo Testamento foi redigido num grego tardio chamado koiné, o nome Yeshua Mashiach foi traduzido para Iesoûs ho Khristós, literalmente "Jesus o Ungido". O nome Jesus é então a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu'a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu'a, que se traduz no português como Josué, Javé​ ou Jeová, equivalentes a Jesus em significado. 

Acham que este ou qualquer das suas versões, seriam um nome bem a ser usado nos meninos que nascessem a 25 de Dezembro?

Feliz Natal e espero que gostem da historia à volta de Jesus Cristo.

8 comentários:

  1. Usáveis só Jesus e Josué, na minha opinião. Mas acho Yeshua extremamente atrativo, adoro a forma como soa, acho mesmo maravilhosamente bonito!
    Parabéns pela publicação Carla, gostei muito de a ler! Um Feliz Natal*

    ResponderExcluir
  2. Acho sim, principalmente Josué, Javé e Youssef(os dois últimos talvez fiquem bem como segundo nome). Tb gosto muito da versão Joshua. Parabéns pelo post Carla, está ótimo! Feliz Natal à todos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Josué e Javé

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Jesus na pronúncia espanhola. Em português, é inviável. Acho que o que mais acho usável é Joshua mesmo. Acho interessante Yeshua mas é inutilizável.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, gosto de todas as versões.

    ResponderExcluir
  6. Eu não teria coragem de batizar o meu filho com o nome de Jesus...eu acho tão sagrado,mas eu amo o nome Josué ♡♡♡ é um dos meus preferidos e acho lindo tbm.

    ResponderExcluir