segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Puli


Acredito que o significado de um nome tem grande relevância, não apenas em termos etimológicos mas também a nível pessoal, ou seja, o que o nome nos transmite e significa para nós. Nesse sentido, hoje venho falar de um nome - acredito que desconhecido para muitos - que para mim cumpre esse requisito chave. 

Puli poderá soar estranho para a maioria mas para mim tem um valor inigualável. Na língua tâmil, puli significa "tigre", o meu animal favorito, que sempre admirei e respeitei. A popularidade e importância deste felino a nível mundial é espantosa - é figura de destaque em várias mitologias e folclore, como por exemplo na chinesa, e considerado uma das mais belas criaturas do planeta. 

Ressalto alguns tigres mais famosos, como Tigrão, personagem d' O Winnie The Pooh (ou O Ursinho Puff), Hobbes, companheiro fiel de Calvin nas aventuras de Calvin & Hobbes, e claro, o profissional de golfe Tiger Woods

Infelizmente, o tigre é uma das várias espécies criticamente ameaçadas, e porque seria ridículo extinguirmos esta espécie tão única - e qualquer outra - já estão em funcionamento programas de protecção e conservação deste grande gato. 

Considero Puli um nome exótico, essencialmente por duas razões: lembra-me o felino e o seu habitat natural (a floresta), e ainda nomes indígenas, pela sua sonoridade. E por me remeter automaticamente ao tigre, acho que Puli transmite imensa força e energia, apesar da sua delicadeza. 

Em Portugal, o uso este nome seria praticamente impossível, mas no Brasil, por exemplo, já me parece mais legítimo. Para quem gosta de nomes ligados à natureza e aos animais, Puli representa uma boa opção. Tem uma sonoridade simples, querida, original. 

Quanto ao género, imagino-o mais num rapaz, mas também ficaria bem numa menina! 

Acham Puli usável? Associam mais ao sexo masculino ou feminino?

5 comentários:

  1. Achei muito fofinho, desconhecia a origem. Associo mais ao masculino.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da sonoridade, parece-me um pouco infantil (quando ainda não se sabe o significado...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado do nome é precisamente o que me faz gostar muito de Puli: "tigre" :)

      Excluir
  3. O significado é bonito: Tigre...o nome parece Puli do verbo Pular...não gosto mto :/

    ResponderExcluir