domingo, 31 de janeiro de 2016

Âmbar


Através de um intrigante produto da natureza surge um nome literal cheio de força, energia, beleza e magnetismo. Assim é Âmbar, já conhecido de muitos como gema de origem orgânica usada na confecção de jóias e também como nome de cor, o amarelo-âmbar. Âmbar pode ser uma charmosa opção para uso como nome próprio, visto que sua versão em inglês, Amber, já é bastante conhecida em países anglófonos. O misterioso âmbar brilha. O misterioso âmbar atrai. O misterioso âmbar aquece. Quem sabe ele não pode aquecer seu coração também?

O âmbar é a resina de árvores (principalmente pinheiros) e plantas que, enterradas durante milhões de anos, sofreram processos de fossilização. Essas resinas produzidas pelos vegetais agiam como proteção contra a ação de bactérias e contra o ataque de insetos. Com o passar dos anos, essa substância se mostrou endurecida e resistente ao tempo. Por vezes pode conter restos de plantas e insetos preservados em sua seiva. O âmbar é encontrado em forma de nódulos irregulares de coloração que vai do amarelo-claro ao laranja e marrom-escuro. A cor de alguns tipos de âmbar lembra o mel; ao ser aquecido até a queima, libera um agradável odor almiscarado.

Muito valorizado desde a antiguidade até o presente como uma pedra preciosa, é constantemente usado na fabricação de jóias.  Os gregos a chamavam de "pedra dos elétrons", já que com a fricção com um pano se carregava eletrostaticamente e e ficava magnetizada, podendo atrair pedaços de papel. Por ter a propriedade de adquirir carga elétrica, às vezes o âmbar é chamado de karabe, palavra de derivação oriental que significa "o que atrai a palha".

O nome grego para o âmbar é elektron, que originou a palavra eletricidade. A palavra âmbar vem do árabe anbar, porém originalmente esta palavra se referia ao ambargris ou âmbar cinza, produto de origem animal diferente do âmbar amarelo. O ambargris é uma substância resultante da secreção biliar de alguns tipos de cetáceos e como era encontrado no mar, seu significado é "aquele que flutua". Era usado como fixante em perfumaria. Como o uso do ambargris diminuiu com o passar do tempo, o sentido da palavra se estendeu ao âmbar do Báltico (a resina fóssil).

O âmbar apresenta a inusitada característica de sempre se apresentar morno ao toque. Em tempos remotos, muitos acreditavam que o âmbar possuía poderes mágicos. Entre antigos povos árabes era portado como um amuleto contra maus espíritos. Os ciganos dizem que se fixarmos o olhar numa pedra de âmbar em direção à lua cheia, veremos o rosto do futuro amor. O âmbar simboliza a energia solar, está em sintonia com as energias da terra, transmite alegria de viver.

Dentro da mitologia grega encontramos uma citação ao âmbar: as Helíades, filhas de Hélio, o deus que conduzia o sol, tinham um irmão chamado Fáeton (em Portugal Faetonte). Ao tentar conduzir a carruagem de seu pai pelo céu, Fáeton, incapaz de controlar os cavalos, morre ao despencar das alturas. As Helíades entraram em luto, os deuses as transformaram em árvores e suas lágrimas em âmbar.

Âmbar também é o nome de uma  cor, um tom amarelo intermediário entre as cores ouro e laranja. É uma cor muito utilizada em postes de iluminação. Existe uma cor de olhos denominada âmbar ou cor de mel. Lembra a cor castanha, porém é mais clara e mais amarelada, acobreada.

Em alguns sites, Ambar, na grafia sem acentuação, consta como um nome com origem no sânscrito, unissex, com o significado de "céu".

Apesar de suas inúmeras qualidades e histórias interessantes que o rodeiam, Âmbar nunca foi um nome popular no Brasil ou em Portugal. No Brasil não está em rankings de popularidade e em Portugal não aparece na lista de nomes aceitos (na grafia Ambar consta como não aceito, mas acho que se refere ao nome originário do sânscrito). Provavelmente é visto como um nome exótico entre lusófonos. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Âmbar teve o uso autorizado como nome feminino em Portugal***. Já em vários países de língua inglesa a versão Amber, tem sido um nome popular. Nos Estados Unidos iniciou-se o uso em 1880, na posição #580. Dessa data até 1916, esteve discretamente entre o top 1000. De 1917 até 1944 não houve registros, mas em 1945 volta na posição #952 e vai numa crescente. Em 1974 entra no top 100; atinge o auge nos anos 80 quando alcança sua melhor posição #13 em 1986. Em países como Bélgica, Irlanda, Holanda e Nova Zelândia, Amber esteve presente no top 50 em 2014.

A volta de Amber aos rankings norte-americanos nos anos 40, provavelmente foi impulsionada pelo lançamento do polêmico livro Forever Amber, de Kathleen Windsor, em 1944. O romance, passado na Inglaterra do século XVII, conta a história de Amber St. Clare, jovem ambiciosa de beleza deslumbrante, que usa seus encantos femininos para subir na vida. A personagem ganhou o nome Amber por causa da cor dos cabelos. Foi considerado um livro imoral na época, por setores da igreja Católica. Originou um filme lançado em 1947 que ganhou o título no Brasil de Entre o Amor e o Pecado e em Portugal Amber Eterna.

Âmbar em outros idiomas:
Ámbar (espanhol); Amber (inglês); Ambra (italiano); Ambre (francês).

Âmbar está presente no título de algumas obras:
  • Sala Âmbar ou Câmara de Âmbar - considerada a Oitava Maravilha do Mundo, era uma sala revestida com toneladas de pastilhas de âmbar em diversos tons, formando um maravilhoso mosaico que brilhava como ouro. Criada para o rei da Prússia, Frederico I e dada de presente ao czar russo Pedro, o Grande, em 1716. A sala servia de representação para czares e czarinas russos;
  • Âmbar - álbum da cantora Maria Bethânia lançado em 1996. Âmbar é também o nome da música que abre o CD, composta por Adriana Calcanhotto.

Acredito que Âmbar se encaixa no estilo de nomes como Pérola, Safira, Jade e tantos outros nomes ligados à pedras preciosas, que mesmo literais já nos são tão familiares como nomes próprios. Além disso, Âmbar apresenta sonoridade e grafia bem únicas, o que o diferencia de outros nomes femininos. A conexão com a natureza também é um ponto à seu favor. Acho Âmbar uma escolha encantadora para uma menina nos dias de hoje, é um nome que soa moderno e jovial; imagino que uma garota chamada Âmbar seja uma pessoa de muita atitude e forte personalidade!

Deixo aqui algumas sugestões de pares de nomes literais para irmãos:
  • Feminino:- Coral e Âmbar - duas gemas orgânicas usadas na confecção de jóias; ambos são nomes de cor;
  • Masculino:- Índigo e Âmbar - sugestão dada pela Maria Pilar no nosso grupo no facebook e que muito me agradou; os dois nomes têm acentuação na vogal inicial, são produtos da natureza e também nomes de cores.

E para vocês, como o nome Âmbar é visto? Que sensação ele transmite? Sugerem mais pares para irmãos?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Cristais de Curvelo, India Child Names, IRN Portugal, Nameberry, Names Org, Ser Essencial, Wikipédia.

17 comentários:

  1. Desta vez sou eu a agradecer a referência!
    Gosto muito de Âmbar, adorava conhecer uma menina com este nome! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha princesa se chama Amber Valentina, doce determinada e muito carinhosa

      Excluir
    2. Prazer eu me chamo Amber desde 2001, antes eu o odiava por não ser comum no Brasil, sem falar que já fui chamada de tudo (ambi, Bambi,Abner,andrer...) Menos de 'amber' , mas de um tempo pra cá eu estou passando a amar muito meu nome!


      Ps.:amei saber mais sobre a origem do meu nome!!!! 😍

      Excluir
  2. Lindo. Adoro Âmbar, e adorei o texto.
    A mim o nome transmite misticismo, exotismo, meiguice também.
    Acho que fica bem junto de qualquer nome exótico como os que falaste, também digo Âmbar e Suria e Âmbar e Cairo. Todos estes nomes fazem-me pensar na cor amarela, no Oriente e toda a sua magia. :)

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, que texto incrível! Gostei imenso! Confesso que já gostava de Âmbar antes e sempre considerei que se adaptava muito bem à nossa língua e o facto de ser internacional dava-lhe um toque muito interessante! O texto está riquíssimo, fez-me ver Âmbar de forma ainda mais doce e mística!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo concretamente à questão dos pares, sugiro com inspiração na Natureza:

      Âmbar & Cloé
      Âmbar & Flora
      Âmbar & Luzia
      Âmbar & Oriana
      Âmbar & Selene

      Âmbar & Áquila
      Âmbar & Guido
      Âmbar & Oceano
      Âmbar & Rio
      Âmbar & Zarco

      Excluir
  4. Excelente texto. Mas não gosto do nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mana eu me chamo Amber é uma relação de amor e ódio ter esse nome!


      O povo sempre vai te pedir pra repetir e vão falar tudo menos ele, sem falar que apelido pra esse nome é estranho o mais pacífico é ambi ou Bambi... POR FAVOR NÃO CHAME SUA FILHA DE AMBOCA! É HORRÍVEL!



      O lado bom é o seu significado, sua história e tudo mais... Mas por favor saiba que "âmbar" e seus derivados não são comuns no Brasil se tiver alguma futura mãe lendo isso quando por o nome da sua filha assim coloque mas diga a beleza de seu significado a ela, pois eu só passei a descobrir depois de colegas de classe terem me zoarem (bullying) ... Foi horrível.

      Hoje em dia eu amo meu nome e não penso mais em mudar para outro... Inclusive se eu tiver uma filha seu nome vai ser Amberly é o meu nome só que extenso...

      Bom é isso um pequeno relato de uma "âmbar" brasileira, nascida em Belém do Pará com muito orgulho de ser quem é!

      Excluir
  5. Obrigada gente! Que bom que gostaram do post! Adorei todas as sugestões de pares, principalmemte Âmbar e Cairo, Âmbar e Cloé, Âmbar e Suria e Âmbar e Zarco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha se chama Amber Valentina, forte, determinada e muito carinhosa.

      Excluir
  6. Ola! gostei muito do seu artigo. estou gràvida de uma menina que vai se chamar Ambar. Eu encontrei que tamben é considerado uma verçao de ambrosios do grego que significa immortal.

    Estou a procura dum segundo nome que iria bem com a sonoridade de Ambar e que tendria um significado biblico. Algumas idéas? É mais a versao francesa Ambre vivendo num pais francofono e o pai sendo belga francofono.

    E para diminutivo do nome o que pensa de Abbi, Amy, Amby, Bibi? nao sei como diminuir este nome...se calhar nao vamos dar diminutivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, fico feliz que tenha gostado do texto, foi feito com muito carinho. Acho Âmbar um nome lindo, parabéns pela bebê e pela escolha do nome❤ Vou deixar as sugestões com nomes bíblicos e tb com outros que acho que tb combinam. Não sei se entendi muito bem, mas vcs optaram pela variante francesa Ambre, é isso? Se for, basta considerar Ambre no lugar de Âmbar nas sugestões. Para diminutivo não consigo imaginar nenhum, acho que é um nome que não pede apelidos.

      Âmbar Chloé (Bíblico)
      Âmbar Dalila (Bíblico)
      Âmbar Lídia (Bíblico)
      Âmbar Lis/Liz
      Âmbar Liv
      Âmbar Luna
      Âmbar Melina
      Âmbar Madalena (Bíblico)
      Âmbar Melissa
      Âmbar Mia
      Âmbar Naomi (Bíblico)
      Âmbar Noa (Bíblico)
      Âmbar Petra
      Âmbar Rebeca (Bíblico)
      Âmbar Sarah (Biblico)
      Âmbar Stella
      Âmbar Zoé

      Espero ter ajudado! Felicidades😊

      Excluir
  7. olà, obrigada pela resposta rapidíssima. Ajuda bastante porque nao tenho ideas. Naomi è um nome que nos agrada tamben. se calhar vai para segundo nome :).

    ResponderExcluir
  8. Vcs conseguiram registrar com este nome ?!
    Ñ estou conseguindo aqui.

    ResponderExcluir
  9. Gente! Que texto impecável! Gostei dos possíveis significados e da lenda cigana! Não gosto muito de Amber...mas Âmbar é um nome que sempre ficou na minha cabeça, mas por ser uma resina fóssil, eu torcia o nariz, mas estou a reconsiderar cada vez mais e a gostar a cada dia mais! Acho um nome tão forte e tão impactante que cai bem sozinho! É um nome muito acolhedor - penso em uma menininha muito amorosa - ficaria um mimo Âmbar e Amora!

    ResponderExcluir
  10. Acho esse nome muito bonito...minha mãe iria colocar esse nome em me

    ResponderExcluir
  11. Acho espetacular esse nome, já conhecia a resina porém nunca considerei ou passou pela minha cabeça nomear uma pessoa com esse nome, ainda sim penso que ele se adequa mais ao nome feminino e a pronuncia "Amber" não me agrada, ele soa um tanto exótico, misterioso, jovial e magnético, creio que quem carrega esse nome tem uma personalidade singular e cativante, gratidão pelo texto, muito bem explicado e esclarecedor !

    ResponderExcluir