domingo, 24 de janeiro de 2016

Dádiva


Este ano começou bem em termos onomásticos, entre a lista de nomes registados em Portugal, descobri um nome pelo qual me apaixonei loucamente: Dádiva, com apenas um registo, tal como no ano passado.

Um nome derivado do latim, um literal, na minha opinião, muito bonito e que penso significar muito. Qual é a mãe e o pai que não considera a sua filha uma dádiva de Deus?

Em Portugal o nome não pode ser usado, consta como não aceite, por isso considero que tenha sido algum imigrante corajoso a utilizar esse nome. Dádiva poderá ser pouco utilizado pela falta de coragem ou de pouco conhecimento sobre este nome, e poderá ser um pouco difícil de escrever para uma pequena criança. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Dádiva passou a ser autorizado em Portugal***

Dádiva, como o nome indica, é considerado algo dado de coração, e isso leva-me a crer que o poderia utilizar, arriscaria...Já que há Vida, Mar, Sol, Pérola, Pureza, e muitos mais literais, porque não por nome a uma filha de Dádiva?

Acho este nome lindíssimo, e a meu ver, pensando bem, o composto Dádiva Luz ficaria muito bem numa menina.

E vocês, o que pensam deste nome que descobri em 2016?

4 comentários:

  1. À princípio prefiro nomes que tenham dádiva como significado, mas tenho que pensar mais. Repetindo mentalmente o nome, Dádiva tem boa sonoridade, pode se tornar um bom nome próprio. Gostei muito da foto, bem adequada!

    ResponderExcluir
  2. Acho demasiado pretensioso, do mesmo modo que também não sou fã dos outros nomes citados. Enquadro-o no mesmo estilo de Messias ou Salvador, este último bem popular. Talvez da mesma forma que Salvador se popularizou entre nós talvez outros nomes literais apanhem esta boleia.
    Dádiva não é um nome feio, mas precisamente pelo significado, acho-o muito pesado de se carregar uma vida inteira. Mas é apenas a minha opinião pessoal, vale o que vale.

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente gosto de nomes literais, mas esse não cativou.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto, mas ao ver junto da foto até vi a sua beleza.

    ResponderExcluir