sábado, 16 de janeiro de 2016

Donato - Atendendo a Pedidos


Nunca tinha tido oportunidade de pensar no nome Donato, mas pesquisando fiquei a gostar dele e do seu significado. 

É um nome que vem do latim Donatus a partir da palavra donato que significa "dado de presente"; Outras fontes afirmam de Donato também significa "consagrado ao Senhor", por ser um nome de origem religiosa, adquiriu esse sentido, em referência a uma criança que seria preparada desde pequena para seguir uma vida religiosa.

Nomes relacionados:
  • Donatello, italiano;
  • Donata Donatella, formas femininas italianas;
  • Donat, catalão, francês, húngaro, occitado, polaco;
  • Donatus, latim.
Pelos dados que consegui obter no Brasil mais propriamente em São Paulo, nasceram dois meninos como o nome Donato, mas a nível nacional, não consta pelo menos no ranking fornecido pelo BabyCenter

Em Portugal apesar de ser aceite, não houve registos deste nome nem em 2014, nem em 2015, os brasileiros são mais uma vez prova de que são um povo mais arrojado na escolha dos nomes.

Vários santos primitivos tinham este nome, e dando também nome a dois mestres do Renascimento:
  • Donato di Niccolo di Bette Bardi, o famoso escultor italiano também conhecido como Donatello;
  • Donato Bramante, arquiteto italiano;
Porque acham que em Portugal Donato não é utilizado? Vocês gostam? 

8 comentários:

  1. Acho o significado maravilhoso, mas o nome em si não me agrada muito. Prefiro a versão Donatello e Donatella, que é um dos meus femininos favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Acho o significado maravilhoso, mas o nome em si não me agrada muito. Prefiro a versão Donatello e Donatella, que é um dos meus femininos favoritos.

    ResponderExcluir
  3. não achei mau, mas é um nome que 'não me enche as medidas'

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber mais sobre Donato, mas o nome não me agrada, talvez como segundo nome me conquiste mais.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por fazerem esse texto e por responderem a meu pedido. Acho Donato muito elegante, com um lindo significado e forte. Espero um dia usá-lo e fiquei feliz em saber que tiveram registros dele aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Amo o nome Donato!! E lindo, elegante e o significado e de arrancar suspiros para uma mãe que almeja o caminho de Cristo para seu filho! Espero algum dia usá-lo!!

    ResponderExcluir
  7. O significado é uma sentença. Amo meu sobrenome Donato; antecede a Leão, fica diferente, tem força e elegância! Ah, e é forte na medida certa. Imponente! Bacio dado por Deus é tudo hem... Gratidão DEUS poderoso. Amo meu nome.

    ResponderExcluir