domingo, 10 de janeiro de 2016

Eleonor


Tenho vagas recordações das minhas preferências de nomes no auge dos meus queridos 10 anos de idade. Entre os meus prediletos, lembro-me, estavam Alice, Amélia, Benedita, Eleonor, Emília e Olívia! Adorava-os a todos de paixão sobretudo por me remeterem para nomes de princesas ou damas antigas, vá-se lá compreender o fascínio aristocrático! E é engraçado constatar que ao longo dos anos muitos destes nomes foram-se popularizando entre nós à exceção de um, que continua escondido dos olhares (des)atentos da população portuguesa e brasileira: Eleonor!

Acredito que, de alguma forma, a tremenda popularidade de Leonor em Portugal tenha ofuscado quase completamente o brilho deste nome – falando, obviamente, na realidade portuguesa. Com o aumento de nascimentos de meninas chamadas Leonor ao longo dos anos, ficou cada vez mais difícil uma Eleonor se destacar sem ter de corrigir o nome, dizendo “É com E no início”! No entanto, para mim, importantes são sempre os pormenores e se acho Leonor elegante, acho Eleonor elegantíssimo! O E inicial dá-lhe um toque extra de suavidade e nobreza, acho que o que mais me fascinava na altura – e fascina ainda hoje – era a facilidade com que conseguia imaginar uma rapariga bonita com um daqueles vestidos antigos, compridos, com folhos ou rendas a roçar o chão, chamada Eleonor.

Contudo, em Portugal, mesmo séculos antes, Leonor continuava a ser soberano, até nas classes altas, pelo que a minha associação era uma mera fantasia enviesada pelo meu gosto pessoal! Hoje sei que Eleonor era um nome de uso raro pelas nossas terras e que a utilização aristocrática era sobretudo em países estrangeiros como o Reino Unido e a França!

Na verdade este nome nasce na França durante a Idade Média, onde um outro nome feminino era muito popular: Aenor, um nome de origem germânica, cujo significado se perdeu nos confins do tempo. Quando o duque da Aquitânia, Guilherme X e a sua mulher Leonor (Aenor) tiveram uma filha, deram-lhe o nome da mãe, mas para as distinguir era comum tratarem a pequenita por Alia Aenor, a outra Leonor, que depressa se fundiu para criar o nome Eleanor. Esta grande duquesa viria a tornar-se Rainha Consorte de França, ao casar com Luís VII, e depois, Rainha de Inglaterra ao casar com Henrique II! Eleanor (1122-1204) viria também a ser mãe de Ricardo, Coração de Leão, futuro Rei de Inglaterra, a quem o povo tinha grande estima a perdurou no imaginário do povo até aos nossos dias pelos seus feitos e, sobretudo, pela afamada história do Robin dos Bosques!

Seguiram-se na História mais duas rainhas chamadas Eleonor: Eleonor de Provença, esposa de Henrique III de Inglaterra e Eleonor de Castela, esposa de Eduardo I de Inglaterra! Mais recentemente, Eleonor (na sua grafia anglófono Eleanor), era também o nome da influente primeira-dama, mulher do antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Roosevelt! E, ainda mais recentemente, Eleanor Rigby, a famosa música escrita por John Lennon e Paul McCartney, gravada pelos Beatles em 1966! Uma música absolutamente sublime!

Da Idade Média aos nossos dias, Eleonor parece ter perdido muito o estatuto, mas continuo a gostar muito dele, a achá-lo um encanto e a guardá-lo no coração para, talvez, um dia quando a oportunidade se proporcionar, refletir carinhosamente se lhe dou a oportunidade que tanto procura!

Em Portugal, em 2013, nasceram cinco meninas chamadas Eleonor e foram, ainda, registados os compostos Eleonor Beatriz, Eleonor Sofia e Laura Eleonor. No ano seguinte, em 2014, nasceram três e foram registados os compostos Lívia Eleonor e Eleonor Sofia. Pessoalmente, gosto muito dos compostos Amália Eleonor, Dulce Eleonor e Sancha Eleonor e gostava de ver, no futuro, escolhas como estas a introduzir-se nas listas dos registos portugueses e brasileiros.

Como pares para Eleonor, deixo aqui algumas sugestões:
Eleonor & Angelina
Eleonor & Arabela
Eleonor & Dália
Eleonor & Florença
Eleonor & Guiomar
Eleonor & Serena
Eleonor & Teresa

Eleonor & Ary
Eleonor & Baltasar
Eleonor & Henrique
Eleonor & Frederico
Eleonor & Romeu
Eleonor & Teodoro
Eleonor & Vicente


Que acham de Eleonor?

12 comentários:

  1. Acho a melhor das variantes. Infinitamente melhor que Leonor. O E inicial dá um toque de elegância e deixa o nome mais elaborado. Dos pares propostos os meus preferidos foram: Eleonor e Florença, Eleonor e Frederico e Eleonor e Teodoro.

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo, bem mais elegante que Leonor.

    ResponderExcluir
  3. eu já acho Leonor melhor. Eleonor parece-me forçado, não simpatizo de todo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma Eleonor nascida em 2011

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma Eleonor nascida em 2000!sempre adorei o meu nome real quanto mais cresço mais amo a autenticidade que ele me dá.

    ResponderExcluir
  6. Se algum dia tiver uma filha, se chamará Eleonor. Acho maravilhoso. E mais bonito que Eleanor.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse nome, prefiro com o A, Eleanor, meu esposo prefere com o O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro com A também, mas a pronúncia m deixa receosa. No caso de vocês que cada um prefere uma versão diferente, deixo Elinor como sugestão. Você gosta?

      Excluir
  8. Foi primeira escolha no nome da minha filha Eleonor Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sonoridade ficaria mais harmônica se fosse ao contrário.

      Excluir
  9. Estou encantando com o nome que quero para minha filhinha Eleanor minha mãe fica criticando ela custa conseguir falar, mas ela me colocou o nome de Hallita que também é difícil de falar e escrever. Recebi muitos elogios pela escolha verdadeiro nome de realeza, elegante e autentico será minha pequena Eleanor meu raio de sol que é o significado 🥰

    ResponderExcluir