segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Kevin


Kevin, um recente permitido na nossa temível lista de nomes aceites e proibidos em Portugal, até então, evidentemente proibido mas que sempre obteve registos, pois trata-se, sem dúvida, de um nome adorado por muitos, sendo anteriormente Kévim e Quévin as únicas formas possíveis de o registar, e, não sei como, mas houve mesmo quem tivesse a ousadia de o utilizar com este aportuguesamento. A verdade é que hoje em dia já não está restrito a pessoas com dupla nacionalidade ou originárias de outro país.

Kevin foi anglicizado do nome irlandês Caoimhín, derivado do nome irlandês antigo Cóemgein que significa “o que nasceu belo” ou “o que nasceu gentil”, através dos elementos cóem (gentil, belo) e gein (nascimento). Tornou-se popular nos países falantes de língua inglesa a partir do século XX.

A minha maior referência a este nome é o personagem principal rebelde e astuto da eterna saga de filmes natalícios Sozinho em Casa, o pequeno Kevin que todos os Natais nos delicia com as suas travessuras. Outras referências a este nome são Kevin Bacon, Kevin Costner, Kevin Hart, e Kevin Jonas, que são, entre outras atividades, atores norte-americanos.

Se até então Kevin, nesta grafia, tinha sido proibido em Portugal, no Brasil sempre houve abertura para tal, mas mesmo assim, houve em 2015, com base no ranking fornecido por São Paulo, quem gostasse de o “alterar” (estropiar) e utilizar como Kevyn (108) ou até mesmo Keven (65), entre outros, porém foi a grafia original a mais registada contando com 549 registos.

Kevin foi aceite em Portugal no passado ano 2015, porém ainda houve uns meses em que esta grafia foi proibida, mas ainda assim, conseguiu 90 registos. A grafia Kévim foi registada 69 vezes, Quévin, 9 e Kévin, 3. Concluo que não são só os brasileiros que gostam de estropiar.

Para ser sincero, não gosto de ver Kevin seguido de outro nome próprio, gosto dele sozinho, acho-o extremamente difícil de conjugar e portanto, nenhum composto registado em 2014 me agradou, mas se tivesse que escolher um, escolheria Kevin Jair.

Confesso que sei que há quem tenha preconceito com este nome, de que Kevin é apenas utilizado (a nível de Portugal e Brasil) em bebés de classes baixas associadas à incultura e/ou delinquência. Eu não partilho desta opinião. Sempre vi este nome como um clássico americano do qual não prescindo nas minhas listas de nomes favoritos. Está bem alto nos meus tops e só algo de muito terrível o poderá tirar de lá. Eu não tenho vergonha de dizer, eu adoro Kevin, e com certeza o usaria.

E vocês, compartilham a mesma opinião?

10 comentários:

  1. Não gosto mas se pensar no minion Kevin até simpatizo ^-^

    ResponderExcluir
  2. A primeira coisa que vem à memória é o filme Esqueceram de mim/ Sozinho em casa (Home Alone), com o Macaulay Culkin no papel do Kevin McCallister

    ResponderExcluir
  3. Não é um nome que eu usaria, apenas por não me cativar o suficientr, mas sim partilho da mesma opinião de que é um clássico americano e não devemos deixar de apreciar um nome só porque é popular ou estrangeiro. Limitar o uso por associações à determinadas classes sociais também não é legal.

    ResponderExcluir
  4. em Pt não gosto, mas fico feliz que tenha sido admitida finalmente esta grafia!! As outras eram de morte!!

    ResponderExcluir
  5. Eu partilho da mm opinião. Por isso mm é que coloquei este nime ao meu filho mais novo. Nasceu em Novembro de 2015, e assim que vi que já era possivel colocar o nome em portugal,(c a grafia correta).... nem okhei p traz.
    Adoro o nome

    ResponderExcluir
  6. MEU FILHO SE CHAMA ** KEVIN CONTIERO MATOS ** SEMPRE GOSTAMOS DESSE NOME INDEPENDENTE DE ARTISTAS !

    ResponderExcluir