domingo, 24 de janeiro de 2016

Kian


Uma descoberta recente que me deixou rendido: Kian. De repente parece até uma mistura dos meus dois nomes favoritos, Kenai e Lurian. Mas não, não é um nome inventado. Trata-se de um nome persa, pouco conhecido a nível mundial e que o torna num nome exclusivo e de entrada direta para a minha lista de nomes favoritos.

Há duas origens de Kian: persa e inglês. Em persa, o nome Kian significa “rei” ou “símbolo de orgulho”; em inglês é uma variante de Cian que significa “antigo” em gaélico. Kean e Keane são duas variantes irlandesas.

Kian não é um nome que conste na lista de nomes aceites e proibidos em Portugal, e talvez nunca chegue a ser, infelizmente pode ser um nome considerado demasiado estrangeiro para uma cultura como a nossa. Talvez um dia algo mude. Kiana consta nesta tão famosa lista, porém como não aceite, e para ser sincero, se Kiana deriva de Kian, esta versão feminina não me agrada nem metade do que me encanta Kian. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Kian passou a ser autorizado em Portugal***

Incrivelmente Kian teve um registo em Portugal em 2014, utilizado no composto Kian Pedro-Pode até ser que o composto não seja o melhor, é verdade, embora adore Pedro, porém fico mesmo muito feliz por este ser um nome utilizado, apesar da sua raridade, com composto ou não. Em 2015, também obteve um só registo. No Brasil, Kian também aparenta ser um nome raro, obteve 2 registos em 2015 no estado de São Paulo. Este nome é uma mais-valia para quem gosta de exclusividade na escolha dos nomes para os seus filhos.

A nível de referências, indico Kian Egan, músico irlandês ex-integrante da banda Westlife. Trata-se nome que eu ponderaria utilizar, sem a mínima dúvida, se não rimasse com Lurian, o meu nome favorito, pois Kian tem tudo para ser um nome à minha medida.

A vós, Kian é um nome curto que vos enche as medidas?

27 comentários:

  1. Sim, gostei bastante de Kian: exótico, diferente, com um ar de modernidade, gosto muito desse estilo de nome.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante. Uma linda alternativa a Ryan e Brian no Brasil.
    Só fiquei em dúvidas quanto à pronúncia: quían ou quiã?
    Me explicaram que é quiã, está correto?

    ResponderExcluir
  3. Olá apesar de este post ter sido publicado em Janeiro eu só o encontrei agora e não poderia deixar de comentar porque tenho um Kian de quase 5 meses! E sim apaixonei-me por este nome quando procurava um nome diferente, apesar de ter ouvido comentários do género "Dá um nome como deve de ser à criança"!😉

    ResponderExcluir
  4. Kian
    em alguns idiomas do tronco linguístico tupi, significa "cabeça", e também era o termo usado para o chefe da caçada, este termo ainda era usado para identificar o chefe nas incursões de outros grupos de forma pacífica (outras tribos, ou brancos)

    ResponderExcluir
  5. E aos que gostaram do "meu" nome,obrigado.
    Prazer,Kian Bruno (não é composto,pois Bruno é sobrenome)

    ResponderExcluir
  6. meu bebê Kian tem 8 meses.... mais um pra lista 😍😍

    ResponderExcluir
  7. Kian antoni
    O meu tem 9 anos por causa do cantor do westlife

    ResponderExcluir
  8. Ópraí, hahah! Sou Brasileiro, mas a família de minha mãe é iraniana. Daí meu pai (de família Brasileira) achou que o nome também teria uma "sonoridade tupi-guarani", e ficou assim mesmo: Kian.

    ResponderExcluir
  9. Prazer sou o Kian Micael, rsrs fico feliz por saber que além de ser filho do rei (Deus) meu nome significa rei tbm rsrs

    ResponderExcluir
  10. Sou Brasileira. Meu filho se chama Kian Bernardo.e tem 3 anos.

    ResponderExcluir
  11. Meu bebê se chamará, Kian Lucca.

    ResponderExcluir
  12. Kian támbem é um sobrenome asiático?

    ResponderExcluir
  13. Kian sabe meus amigos, ele sabe

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um kian de 12 que e meu caçula morro no Brasil, e sou apaixonada nesse nome.

    ResponderExcluir
  15. Pra deixar o meu filho com o nome único coloquei Kiyan . Talvez tenha ouvido errado mais coloquei assim e me encantei por esse nome . Já procurei aqui no google o significado mais só encontro kian .

    ResponderExcluir
  16. Tava pesquisando os nomes diferentes,e ,eu achei o nome para o meu filho que vai nascer,,,,, O Nome vai ser. KYAN. ,,,

    ResponderExcluir
  17. Meu filho que nasceu em 2006 se chama kian. Nasceu aqui em Curitiba.

    ResponderExcluir