quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Larimar


Em um primeiro olhar, Larimar pode parecer um nome normal, comum (não no sentido de ser muito usado, mas sim no sentido de sua sonoridade não causar estranhamentos), talvez seja um nome que não cause um impacto inicial. A verdade é que Larimar é o nome de uma pedra preciosa encantadora! Está relacionada com o Caribe. Sua história é recheada de lendas, associações místicas e uma profunda ligação com a natureza. Essas ligações e associações enriquecem o nome Larimar!

Larimar é um tipo de pectolita (um tipo de rocha preciosa) encontrada apenas na República Dominicana. Apesar de existirem pectolites em muitos locais, nenhum possui a coloração da Larimar. Sua linda e serena cor é um atrativo à mais: varia do azul claro, azul pastel, azul celeste ao azul esverdeado, com listras brancas. Tons translúcidos de azuis. Muitos comparam sua cor suavemente azul com a cor do mar do Caribe quando o sol paira sua luz sob essas águas. Apesar de ser uma rocha de origem vulcânica, ela é muito relacionada com o mar, pois foi neste local que ela foi encontrada.

Sua história começa em 1916, quando o padre Miguel Domingo Fuertes Loren pediu permissão ao governo da República Dominicana para explorar e estudar a mina de uma determinada pedra azul que ele havia descoberto. O pedido foi negado, pois pectolites ainda não eram conhecidos. Em 1974, na província costeira de Barahona, na região sudoeste da República Dominicana, Miguel Mendez, um morador local e Norman Rilling, voluntário do Corpo de Paz dos Estados Unidos, redescobriram larimar em uma praia. As pedras foram levadas para o mar pelo rio Bahoruco, que desagua no mar do Caribe. Depois de uma busca pela origem da pedra chegou-se ao mesmo local onde o padre Miguel Domingo havia encontrado suas rochas azuis: a mina Los Chupaderos, localizada em um local montanhoso e de difícil acesso a 10 km de Barahona. Essa mina é o único local do mundo onde se encontra a pedra larimar, o que a faz ser uma rara pedra preciosa.

Miguel Mendez batizou a bela pedra azul com o nome de Larimar, através da junção do nome de sua filha, Larissa, com a palavra mar, devido à similaridade da cor da pedra com a cor das águas do mar do Caribe. A partir daí podemos chegar ao significado do nome Larimar: Larissa significa "cidadela", as cidadelas eram edificações construídas dentro de uma cidade, em épocas distantes, visando a defesa contra inimigos em tempos de guerras. As cidadelas podiam ser torres, fortalezas ou incorporar castelos. De acordo com minha percepção, o significado de Larimar seria "castelo do mar". Acho muito poético!

As lendas em torno da larimar são incríveis e carregadas de magia! Depois de descoberta, rapidamente foi abraçada pelo crescente movimento New Age, que despontou para o mundo entre os anos 60/70. Ficou conhecida como a "Pedra da Atlântida". De acordo com antigos escritos gregos, a misteriosa Atlântida, conhecida como "o continente perdido", que muitos já devem ter ouvido falar, seria um continente insular, que possuía uma sociedade avançada. Esse continente teria submergido em 10.986 a.c. nas profundezas do oceano Atlântico. Existiriam pedras azuis nesse mítico continente. As piscinas e fontes da Atlântida seriam revestidas de larimar. Por vezes ela também é chamada de "Mármore de Atlântida". Para reforçar a possível ligação da larimar com a Atlântida, o mestre espiritual Edgar Cayce (1877-1945), alegou que algumas ilhas do Caribe, particularmente na República Dominicana, foram na verdade parte do continente afundado Atlântida. Ele também profetizou que iria surgir uma pedra azul vinda do Caribe com uma imensa magia. Uma descrição que acredita-se corresponder à larimar.

Rapidamente a larimar foi adotada por muitos cristaloterapeutas e místicos de todo mundo. É considerada uma das pedras mais importantes da Era de Aquário. A sua sutil e delicada energia irradia paz e amor. De acordo com a vertente espiritual, é destacada sua capacidade de comunicação com o reino angelical. Considerada uma ponte entre as emoções e o pensamento, traz harmonia para o corpo e a mente.

Através da paz e da harmonia, a larimar por vezes é chamada de "Pedra dos Golfinhos" ou "Pedra Golfinho", já que o golfinho, através de sua simbologia, é considerado um ser iluminado e de extrema pureza, com uma inteligência pura e intuitiva, simples e inocente. Diz a lenda que se uma pedra larimar for atirada ao mar, prontamente os golfinhos serão atraídos para ela, devido à afinidade energética e à profunda conexão da larimar com esses adoráveis animais.

Outros destaques do nome Larimar:
  • Larimar Fiallo - é o nome artístico da Miss República Dominicana 2003, seu nome real é Larissa Del Mar Fiallo Scanlon (podemos perceber que Larissa Del Mar é uma referência à pedra larimar);
  • Now Larimar Resort - resort localizado em Punta Cana, na República Dominicana.

Confesso que todas essas lendárias histórias em torno da pedra larimar me fascinam! Me fazem admirar muito Larimar como nome próprio! Além de sua ligação com o mundo místico e mágico, Larimar se destaca pois é um dos poucos nomes femininos terminados em "ar". Os outros que me lembro são Guiomar, Pilar, Dagmar e Tamar. Larimar faz parte de um seleto grupo, para quem gosta dessa terminação para meninas, é uma bela opção!

Larimar, para aqueles que apreciam escolhas diferentes, também tem o bônus de ser um nome pouco usado, é um nome pouco visto tanto no Brasil como em Portugal. Encontrei registros de um discretíssimo uso desse nome nos Estados Unidos. De 1996 até hoje foram registradas 22 meninas com o nome Larimar nesse país: 5 em 1996, 7 em 2004, 5 em 2011 e 5 em 2012. No Brasil, de 1930 até 2010, foram registradas apenas 29 pessoas com este nome, segundo o censo demográfico do IBGE. Sem dúvida um nome raro, assim como a pedra que o origina!

Em Portugal, Larimar não consta na lista de nomes admitidos, mas Mar faz parte (é admitido como segundo elemento). Então, para os portugueses que gostaram de Larimar e da ligação do nome com o mar, e já que ele é uma aglutinação de Larissa+Mar, deixo aqui algumas sugestões de compostos com ideias e sonoridades parecidas: Lara Mar, Larissa Mar (na verdade a origem de Larimar) e um conjunto onomástico que consta como aceito e que me chamou atenção: Laura do Mar. Na verdade acho que Larimar pode servir como uma alcunha/apelido, para qualquer um desses compostos.

Considero Larimar uma escolha perfeita para aqueles que procuram um nome ligado à natureza(principalmente praias e mar), ao mundo espiritual, místico, mas que prefiram um nome que não soe exótico demais, que tenha uma sonoridade familiar.

Imagino uma menina chamada Larimar como uma princesa de um reino aquático e mágico, rodeada por uma etérea energia azul celestial! Um sonho!

E vocês, o que acham do nome Larimar? Já conheciam as histórias que o rodeiam?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Names Org, Castelo de Asgard, Cristal de Cura, IBGE, IRN Portugal, Lenda Viva, Piramidal, Wikipédia.

12 comentários:

  1. Antes de mais nada parabéns pelo texto, acho que é um dos melhores textos do blog.
    Quando vi o nome no título pensei em lágrimas, não gostei porque achei que seria um nome triste, mas que enganada eu estava! Adorei a história envolta no nome, fiquei absolutamente encantada. Também acho que seria uma opção linda para pais que tenham uma forte ligação ao mar ou a natureza.
    Também adorei Laura do Mar, não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Claudia, muito obrigada! Fiz o texto com muito carinho e fico feliz q ele tenha conseguido transmitir uma boa sensação! Fiquei fascinada com as histórias q envolvem o nome, e além de tudo é a homenagem de um pai para uma filha. Sim, Larimar é perfeito para os amantes dos mares! Ele pode servir tb como um apelido. Laura do Mar é um expl e além de tudo é mesmo um composto muito belo, tb gostei bastante dele!

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com este nome! *-*
    Pelo seu significado , era justo o que eu procurava, um nome belo, diferente. Procuro por um nome diferente quem tem relação com o mar, uma homenagem a minha filha que tanto o ama. Gostei de Marina, porém meu marido não gostou :( . Então pesquisando, encontrei há poucos dias um que me cativou, Pérola, depois conheci larimar, aí Deus que dúvida... Resolvi por nomes compostos. Por favor me ajudem, qual melhor? Pérola Larimar ou Pérola Anamar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, que escolhas bonitas! Meu preferido é Pérola Larimar, ganha pontos por ser um composto duplamente literal com dois nomes de pedras preciosas ligadas ao mar. Pérola Anamar perde na sonoridade porque o A final de Pérola e o A inicial de Anamar se fundem na hora da pronúncia e acaba virando um nome só: Pérolanamar. Espero ter ajudado 😉

      Excluir
    2. Me ajudou sim , obrigada!!!
      Também prefiro com Larimar <3 , agora só falta o pai concordar rs... :]

      Excluir
  4. Olá!
    O nome me soou um pouco estranho numa primeira leitura, mas depois que busquei imagens da pedra e li sobre sua história, a ideia do nome mudou e ganhou uma entonação até mais bonita na minha mente.
    E adorei ver a questão da lenda da pedra ser de Atlântida! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Que linda a história por trás desse nome! Fiquei encantada com a ideia de Larimar ser uma princesa de um reino aquático encantado. Mas, apesar de toda essa magia, ainda não acho um nome sonoramente bonito. Além disso, faço uma associação com novelas mexicanas, provavelmente por causa de Marimar, aquela novela com a Thalia. rs

    ResponderExcluir
  6. Achei a história por trás do nome muito bonita, fiz até uma pesquisa para ver a pedra, pois a cor azul me atrai, mas não consegui achar o nome bonito. Um amigo do meu pai, tem uma filha que se chama Laurimar...deve ser algum tipo de variação.

    ResponderExcluir
  7. Assim como Cilene fui ver a pedra ligada a esse nome, que não conhecia. Aliás, nem sabia da existência desse nome. Se ouvi, não me lembro. Achei muito bonita a história por trás do nome, aliás, que delícia saber o que essa combinação de letras, somadas, além de nomear um ser, também tem uma história que se une a pessoa. Delicioso isso.

    bacio

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar desse nome...Embora tenha uma história muito bonita, não colocaria na minha filha...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Começando a me simpatizar, gosto de pedras preciosas e amei o significado.

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha filha, larymar um lindo nome e bem diferente 💞😍😍😍😍

    ResponderExcluir