quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Lígia


Lígia teve o seu momento de esplendor na década de 70 do século passado, tanto no Brasil como em Portugal! É um dado curioso. Nunca tive uma ideia muito concreta do uso deste nome, sabia apenas que não era um nome muito atual e que não teria sido extremamente popular em nenhum momento em particular. Nesse tanto, acertei! O resto desconhecia por completo e foi bom fazer esta pesquisa aos confins de Lígia!

Líbia, Lícia, Lídia, Lígia, Lília, Líria e Lívia. É incrível como uma só letra muda nesta quantidade de nomes femininos usados em Portugal e Brasil! Todos, à sua maneira, têm a sua beleza e contam histórias bem distintas umas das outras! Lígia, deste leque, é o único que tem vínculos à Mitologia Grega, que tantos fascina! Fascina-me a mim também, não o nego em ocasião nenhuma! Mas que papel mitológico esteve reservado para este nome? A associação não é fácil!

De acordo com as lendas, Lígia (sob a grafia Ligeia, que também é a versão mais internacional deste nome), era uma sereia, criatura mágica que utilizava a sua voz para encantar os homens e os levar à perdição. Muitas vezes retratada como metade mulher, metade pássaro (isso mesmo), por vezes era-lhe dada a alcunha de “a estridente”! Ok, Lígia, não estás a angariar muitos fãs!

No entanto, se formos diretamente à raiz da palavra grega que deu origem ao nome, λιγυς (ligys), percebemos que estridente não corresponde inteiramente à verdade, sendo um significado bem mais plausível aquela que possui a voz clara, aquela que se ouve bem! Este significado, sim, está isento de interpretações negativas e, diria eu, até é um ponto-forte do nome ligando esta pessoa que transporta o nome consigo a questões importantes como a comunicação!

No que concerne aos registos recentes, Lígia foi utilizado em 2013, em Portugal, quatro vezes (e também sob a forma Lígia Maria); em 2014 foram registadas cinco, juntamente com os compostos Lígia Geralda, Lígia Maria e Telma Lígia!

Infelizmente, acredito que o nome, por ter sido muito utilizado nas décadas de 70/80, é considerado datado, ultrapassado, pelo que não é comum em bebés de hoje. No entanto, creio ser uma mera questão de descanso porque Lígia é bastante suave e melódico e tenho a certeza de que, se não fosse a questão de já ter sido muito usado há relativamente pouco tempo, Lígia estaria hoje a ser tratado com mais carinho!

Qual a vossa opinião sobre este nome?

34 comentários:

  1. Como cresci com algumas Ligias acho um nome aceitável mas não gosto. A sonoridade é agressiva, prefiro muito mais Lídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro Lídia e Lívia, mais ainda do segundo. Mas conheço pessoas com ambos os nomes (muitas Lívias). Como meu noivo é italiano e já sonhamos com filhos, vou sugerir Ligia a ele, pois, na Itália, o G tem som do nosso D (não digo D nordestino, pois o D pronunciado "na ponta da língua" como no nordeste tem a mesma pronúncia do D italiano). Então, todos pronunciariam o nome como Lídia (mas a escrita em italiano seria sem o acento).

      Excluir
  2. Gosto de Lígia, um nome discreto e com classe. Associo à bonita música do Tom Jobim e à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Lígia e gosto mais agora do meu nome que quando era criança, por ser raro precisamente!

      Excluir
  3. acho ok , mas não usaria

    ResponderExcluir
  4. Tão bom quando encontramos um nome que tínhamos "esquecido" e quando nos deparamos diante dele, sentimos todo uma euforia dos amantes da onomástica de novo! acho um nome clássico e super charmoso!

    ResponderExcluir
  5. Euzinhaaa! Amei hahaha
    Pode ficar 100 horas no seu blog lendo tudo sobre o nome de todos e vendo se os significados batem com a realidade? hahahahaha

    http://ligiaslife.com

    ResponderExcluir
  6. Amei o bog estava procurando há um tempão a origem do meu nome Lígia .Queria que as pessoas não o deixasse ser perdido no passada.Eu tenho 11 anos é na minha escola sou a única Lígia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escola inteira???
      Eu n sei se sou única na escola...

      Excluir
  7. Eu me chamo Ligia Maria...amo meu nome, mamãe fez ótima escolha😊

    ResponderExcluir
  8. Eu também quando tinha a sua idade nunca tinha visto ninguém além de mim que possuía esse nome; era um nome meio que exclusivo, e eu até gostava disso, haha. Mas com o tempo, surgiram muitas Lígias em novelas, seriados, na minha cidade ( que era cidade pequena) e até mais uma na minha escola, acredita? Mais uma coisa é certa: amo o meu nome e nunca foi motivo vexatório para mim. Tenho hoje 36 anos, e acho lindo, atemporal e incomum, o que ao meu ver garante muita originalidade.

    ResponderExcluir
  9. Lígia é um clássico além de elegante. Amo nomes pouco usuais, e esse é meu predileto.

    ResponderExcluir
  10. Gosto do meu nome,Ligia Maria,no começo achava estranho não conhecer ninguém com esse nome até que um dia conheci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu me chamo Maria Lígia, amo meu nome, porque não conheço muitas Ligias e acho um nome único.

      Excluir
  11. Gosto do nome. Estudei com uma Lígia, ela falava super bem. A chamavam de Ligia ligeiro por causa do nome. Brasileiros amam nome com L então Ligia tem potencial, apesar de parecer muito com a fruta Lichia...

    ResponderExcluir
  12. Meu Lygia Mara e eu adoro todo o significado dele !!

    ResponderExcluir
  13. Minha amiga se chamava Lígia. Era uma pessoa incrível! Não somos irmãs de sangue, mas nascemos no mesmo mês e ano,crescemos juntas! Mas infelizmente partiu a 7 anos! Antes de completarmos 15 anos! Ela falava muito bem! O nome dela diz tudo!

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Vera Lígia, escolhido por minha mãe. Gosto muito, acho que Lígia completa o primeiro nome.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Lígia Felizardo, nasci em 87. Acho meu nome muito original. Escolhido por meu pai. Sou muito comunicativa e de personalidade forte.

    ResponderExcluir
  16. Lígia Maravilha, meu nome. Amei o post e super me identifiquei.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Lígia,acho lindo o meu nome.

    ResponderExcluir
  18. Gosto imensamente do meu nome,tenho 63 e sou tudo que corresponde ao meu nome, como tbm, teimosa,persistente, amo demais os meus filhos,netos,nora, e vcs😘

    ResponderExcluir
  19. Amo meu nome, acho bem raro, simplesmente perfeito.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Lygia com Y, mas já pesquisei muito e sempre fala que é de natural Lígia, então tem o mesmo significado. Posso dizer que também cresci sendo a única Lygia/Ligia na escola. No início, quando mais nova achava um pouco estranho mais com o tempo percebi que isso era o que me tornava diferente as outras meninas e aprendi a gostar muito do meu nome.

    ResponderExcluir
  21. Sou Lígia, também. Mês desculpem, mas Lígia, muitas vezes é mal interpretada por ser sincera e honesta. Às vezes, as pessoas pensam que queremos nos sobre sairmos das demais pessoas, quando só estamos querendo sermos nós mesmas. Obrigada, por existir um blog de Ligia..

    ResponderExcluir
  22. Espero que nao voltei....gosto de ser a unica em qualquer lugar kkkkk adorei o significado da sereia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Eu amo o meu nome e quem escolheu foi o meu querido PAI. Gratidão.

    ResponderExcluir