sábado, 9 de janeiro de 2016

Liron


Hoje escrevo sobre um nome nada comum e que poucos, praticamente ninguém, o conhece ou ouviu falar. Nomes dentro desse estilo normalmente são vistos com muita estranheza e com dificuldade de aceitação, mas este, como tantos outros, tem qualidades para cativar a muitos.

Liron é um nome de origem hebraica e tem como significado "canção para mim"  ou "alegria para mim". Este antropônimo é usado no seu idioma de origem tanto para homens quanto para mulheres, mas imagino que no nosso idioma seja visto mais como um nome masculino.

A primeira qualidade que cito de Liron é o significado, poucos nomes têm um significado tão lindo e poético quanto este. Com certeza é algo que já atrai imediatamente muitas pessoas que se importam com o fator significado, e até mesmo aquelas que não ligam para este ponto, podem vir a  apreciar Liron por este motivo.

Além do belo significado, Liron tem um equilíbrio muito grande na sua sonoridade. Ao mesmo tempo que tem a terminação -on, que normalmente deixa o nome com uma sonoridade mais marcante, lembra a sonoridade de dois nomes que são ligados à natureza e que são bastante românticos, Lírio, a flor e Lira, a estrela, ou seja, é um nome diferenciado pela sua sonoridade. Pra quem gosta de exclusividade, Liron é a escolha perfeita já que poucas vezes, ou quase nunca, encontrará outra pessoa com este nome.

Liron é um nome bem agradável, que tem bastante potencial de alcançar novos adeptos e alguns registros.

Qual sua opinião sobre este nome?

9 comentários:

  1. Gostei de Liron, achei um nome agradável. Vejo mais como masculino.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vai o nome do meu filho se for menino ou menina

    ResponderExcluir
  4. Ideias de composto para Liron de menina e menino?? Não sei nem como compor o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não sabe como compor, é sinal de que o nome é tão diferente que não aceita compostos. Você não consegue perceber que esse nome se basta sozinho?
      Precisamos parar com essa ideia fixa de que todo nome precisa de um composto, pelo amor de Deus!

      Excluir
  5. Achei o nome bem agradável eu pronuncio "lairon" (Liron). Bem melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então por que você não opta logo por "Lion" para pronunciá-lo "Láion" em inglês? Hahaha Acho brega, mas pelo menos seria mais fluido e ninguém confundiria Liron com Lion ao ser pronunciado como você faz.

      Excluir