sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Marcelo


Embora todos o conheçamos, Marcelo é um nome que despontou em Portugal apenas nos anos 70 do século passado, acompanhando o sucesso (bem maior) que o nome já fazia em terras brasileiras! É, por isto, normal que muitos ainda olhem para Marcelo como um nome tipicamente brasileiro como acontece com tantos outros nomes que atingiram primeiro uma popularidade estonteante no Brasil e só depois se tornaram populares em Portugal!

Esta diferença de popularidades não foi apenas verdadeira no passado como continua a sê-lo no presente. Em 2013 foram registados em Portugal 26 meninos chamados Marcelo, juntamente com 20 compostos, ao mesmo tempo que no Brasil, Marcelo se encontrava na 85ª posição do top 100 nacional! Imaginem só a diferença de nascimentos! No ano seguinte, em 2014, de acordo com as bases de dados do BabyCenter Brasil, Marcelo desceu 4 posições, encontrando-se na 89ª posição do top 100, enquanto em Portugal foram registados apenas 18 meninos com este nome, juntamente com mais 16 compostos! As diferenças de uso são abismais.

Relativamente aos 34 compostos registados em Portugal nos anos de 2013 e 2014, dou destaque a António Marcelo, Bruno Marcelo, Marcelo Alexandre, Marcelo Davi, Marcelo Duarte, Marcelo Lucas, Marcelo Tomás e Tiago Marcelo. Igualmente interessante me pareceu Sílvio Marcelo, mas creio que este composto seria mais bem aceite entre brasileiros do que portugueses por conter dois nomes de pouco uso em Portugal o que, por isso, pode causar maior estranheza em terras lusas.

Marcelo trata-se da versão portuguesa e espanhola de Marcellus um nome de família romano que terá sido originalmente um diminutivo de Marcus que, já se sabe, foi criado em honra do Deus Marte, o deus romano da Guerra, e concedido àqueles que se destacavam em batalha de forma primorosa!

Como referências mundiais destaco o escritor Marcel Proust, o galã italiano do cinema Marcello Mastroianni e o jogador de futebol argentino Marcelo Meli. Em Portugal, o político português e sucessor de Salazar, Marcelo Caetano (dava um composto bonito) e Marcelo Rebelo de Sousa, político e professor universitário! No Brasil, o fantástico compositor Marcelo Camelo, Marcelo D2, o jogador de futebol Marcelo Silva e o jogador de voleibol Marcelo Negrão.

Que acham deste nome?

5 comentários:

  1. Acho um nome agradável, bonito, prático e com ar bem masculino. Para mim tem o mesmo estilo de Rodrigo, só q Marcelo é um pouco mais datado. Realmente Marcelo Caetano daria um belo composto!

    ResponderExcluir
  2. Acho Marcelo lindo, elegante e cheio de charme. Adoro esse nome!

    ResponderExcluir
  3. é realmente um nome bem brasileiro para mim :) Mas simpatizo :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Marcelo, e o Marcelo que conheco é um menino tão querido que não poderia deixar de gostar do nome. :)

    ResponderExcluir