sábado, 23 de janeiro de 2016

Marta


Tão simples, tão singelo mas tão presente! Em Portugal, o uso recorrente de Marta ao longo das décadas transformou-o numa escolha habitual mas sempre elegante, bem à moda dos clássicos. É, na minha opinião, um nome perfeitamente equilibrado, que contrabalança o seu lado mais jovial com o seu lado mais parco e circunspecto. Vem do aramaico מרתא (marta'), que significa senhora, sendo uma personagem bíblica, apresentada como irmã de Lázaro e Maria, e tida como alguém da confiança de Jesus.

Até à década de 60 do século passado, Marta teve um uso estável mas muito discreto em Portugal, até que começa a cativar os portugueses e no espaço de uma década atinge os 200 registos anuais e no ano de 1977 atinge uns estonteantes 1332 registos, o que o deve ter colocado, calculo, no top 5 dos nomes femininos mais utilizados no país! Mas Marta não foi um caso de fama esporádica, mantendo-se presente nos tops portugueses durante muitos anos, inclusive, na atualidade. De acordo com o Nomes e Mais Nomes, Marta terá ocupado a 19ª posição em 1990, encontrando-se 20 anos mais tarde na 22ª posição, o que é perfeitamente exemplificativo da sua estabilidade contemporânea. Em 2013, em Portugal, foi registado 298 vezes, o que o colocava na 31ª posição do ranking, e em 2014 com 242 registos posicionou-se no 37º lugar. Nesse mesmo ano, foram registados um total de 91 compostos, sendo os mais comuns: Marta Sofia (28), Marta Filipa (9), Ana Marta (9), Marta Alexandra (6), Marta Maria (5), Marta Isabel (4), Marta Raquel (3) e Marta Vitória (2). Em 2015 obteve 232 registos.

Confesso que dos compostos apresentados o meu favorito é, sem margens para dúvidas, Ana Marta por muito simples e comum que possa parecer. Acho-o de uma elegância tamanha, que me faz gostar imenso dele! No entanto, acredito que os portugueses podiam começar a explorar os nomes terminados em –ina com Marta e não posso deixar de dizer que acho Marta Carolina um composto mesmo amoroso, que consegue acrescentar alguma meiguice extra à força de Marta. Gosto também de Marta Eleonor, Marta Valentina ou Marta Luísa, sendo este o composto da princesa da Noruega, também ela neta de uma Marta, a atual princesa real.

Era também o nome das esposas de dois Presidentes Norte-Americanos, George Washington e Thomas Jefferson, nome também de Martha Graham, dançarina e coreógrafa que revolucionou o mundo da dança moderna, Marta Andrino, atriz portuguesa, Marta Medeiros, escritora brasileira, Marta Crawford, sexóloga portuguesa e Marta Vieira da Silva, jogadora brasileira de futebol. Foi o nome de várias personagens fictícias, das quais destaco a personagem do filme Música no Coração, a mãe adotiva do Super-Homem e o verdadeiro nome da Kalamity Jane. Deu nome também a uma música composta pelos Beatles e outra da autoria de Tom Waits.

Quais são os vossos pensamentos mais honestos em relação a este nome?

14 comentários:

  1. Não é um nome que me cativa. Não acho feio, mas acho sem graça. A foto está muito graciosa e delicada, gostei!

    ResponderExcluir
  2. E o seu nome athena. Faz me lembrar de antena de TV de motel

    ResponderExcluir
  3. Nunca devemos dizer detesto, odeio etc. É falta de educação e respeito...

    ResponderExcluir
  4. As pessoas hoje em dia estão muito mal educadas mesmo... que falta de sensibilidade e respeito... Nossa, estou pasma. Acho que temos que partir para a ironia e arrogância mesmo, assim como o amigo respondeu sobre o nome Athena. O mundo não tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. Martha faz com que eu lembre da mãe do Batman e da mãe do Superman, aliás foi isso que salvou o Clark de não ser morto pelo Bruce! Eu só reparei nesse detalhe das Martas no filme Batman vs superman. Eu só voltei os olhos para o nome por este fato. Dos nomes que significam "senhora" eu prefiro Donatella acho diferente e mais elegante, apesar que Dona não me agrade tanto tbm, mas o final "ella" me encanta. Temos sempre a comparação bíblica tbm entre Marta e Maria, sendo Marta duramente criticada por não ouvir a palavra do mestre e estar atarefada, enquanto Maria foi ouvir Jesus falar. É um nome esquecido hoje em dia. Em termos de pronúncia acho-o muito mais bonito do que Márcia, mas falando ainda em nomes parecidos prefiro Martina (variante feminina de Martim), pois acho o final 'tina' fofinho. Voltando ao nome Marta,é preciso esclarecer que o mesmo pode gerar possíveis bullyings com a palavra "mata": Marta mata ou comparações num nível positivo "Marta mara" (mara de maravilha ou mara de amarga). Enfim, mas isto não desabona o nome e quem gosta deve usar. A maior referência hoje é no mundo do futebol que faz abrilhantar a seleção brasileira feminina.
    Eu acho que liberdade de expressão faz parte e ouvir comentários negativos também...principalmente quando as pessoas falam que não gostam talvez tenha a ver com um possível bullying. Há nomes que eu fico encantada e o Ivan vem logo falando "não" e explica a possível zoação, igual Hermione (poderiam zoar e mandar a menina brincar com a "varinha"), mas eu não deixo de gostar, apenas não vou usar. Hoje em dia pessoas se ofendem por muito pouco. Comentários negativos fazem parte e ajudam a amadurecer a personalidade (claro desde que seja feita quando você ainda não é criança). Qualquer nome é altamente zoavel...já vi um vídeo no youtube Fernanda Baranga, paródia do vídeo da Anita e não me incomodou, pelo contrário eu ria horrores...assisti outro tbm da Jerusa frondosa (algo assim) zoando meu nome e o meu signo e foi extremamente de boa. Não se deixem doer por tão pouco... Eu não vou elogiar um nome e cair de amores porque todo mundo o faz...isso é falta de personalidade.E acho importante ser sincera...toda vez que alguém faz um comentário meio ofensivo que lê deve pensar: "poxa, esse nome é passível para bullying mesmo, coitado do meu filho(a), huumm vou procurar outros nomes, para ver se fico com x nome mesmo ou não". Eu vi inúmeros comentários da pessoa que não gostava do próprio nome. Eu mesma teci altas críticas ao nome Violeta, que todo mundo cai de amores, porque eu levo muito em consideração do fator bullying e sei como pode ser desastroso para uma criança, assim como critiquei nomes como Taetê, Kioma, Yolanda, entre outros, mas quem gosta e ama usem! O que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo? A onomástica é vasta e plural por causa disso! (:

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Martha Cristina confesso que na adolecencia não gostava do nome achava diferente não era comum dificilmente encontrava alguém com mesmo nome. E as perguntas qual seu nome? Marcia? Não é Martha.kkk Mas depois de adulta comecei a gostar cada vez mais de Martha simples assim. Amo o meu nome e a força que ele traz.

    ResponderExcluir