sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Pureza


Pureza. Este é, sem dúvida alguma, um nome marcante, com forte presença, e que simultaneamente transmite paz e serenidade.
Com origem no latim, Pureza sendo um literal, na minha opinião, é um nome que apenas pessoas com uma ligeira hippie vibe o conseguem utilizar em filhas.

Até há muito pouco tempo, este nome tinha que, obrigatoriamente em Portugal, ser registado num composto com Maria sendo este primeiro nome, se bem que se revogou o despacho e foi alterado. 

Em Portugal, em 2014, houve registo de 4 meninas chamadas Pureza, sendo uma delas com o composto Pureza Maria. A meu ver ficaria melhor Maria Pureza, como antes a única forma de registar este nome. Em 2015 foi registado 3 vezes. Este nome também é raramente utilizado no Brasil.

Soube-se que há bem pouco tempo, a irmã da conhecida Carolina Patrocínio colocou Pureza à sua filha. Eu acho que também teria a mesma coragem.

Carla Jesus.

E vocês, conseguiriam ter coragem de utilizar Pureza? Pelo menos gostam?

10 comentários:

  1. Para a realidade brasileira não é usável como nome próprio.

    ResponderExcluir
  2. Eu não usava. Não gosto da sonoridade do nome, acho um pouco "bruta". Acredito sim, que possa vir a ser usado pelas classes altas do país, ou por outros que se deixem levar pelo amor aos literais.

    ResponderExcluir
  3. Gosto, mas concordo com a JR que deverá vir a ser usado pelas classes altas do país , não o vejo com uma hippie vibe .

    ResponderExcluir
  4. Alto nome.De certa forma é de caracter social de classes A.

    ResponderExcluir
  5. Então me senti honrada agora.Apesar de ja ter sofrido muito bulling,aprendi a amar o meu nome.Tudo a ver com a minha personalidade e com a minha determinação.

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo! Era o nome da mãe de meu amigo hoje já falecida.

    ResponderExcluir
  7. Era o sobrenome do meu avô

    ResponderExcluir