domingo, 24 de janeiro de 2016

Renata


Renata é um dos meus nomes favoritos, que seria com certeza uma opção para nome de uma filha. Talvez pela sua sonoridade enfática, entoado pelo “R” inicial, sempre lhe atribuí um carácter próprio, forte, determinado.

O nome Renata tem origem no latim Renatus. Natus significa "nascer", enquanto o prefixo Re, por sua vez, indica a repetição do acto, dando a origem à palavra "renascer". Este significa então a renascida, ressuscitada ou nascida pela segunda vez.

Em alguns países de língua hispânica, porém, este nome pode ter um outro significado, adjacente às interpretações da própria língua: a junção entre as palavras Rey (rei) e Nato (nascer) fazem com que signifique o nascimento do rei.

Numa interpretação metafórica, Renata significa aquela que sobrevive ou aquela com força vital duplicada. É considerado um nome místico, utilizado pela sociedade cristã para refletir a dupla vida dos seres humanos: a ressurreição após a morte, bem como o perdão dos pecados após o sofrimento de o ter cometido. Este nome reflecte a recuperação, a capacidade de reabilitação e a força de vontade de alguém que não se deixa vencer.

Na numerologia, é-lhe atribuído o número cinco, pois esta usa a inteligência e o diálogo para superar desafios e atingir os objectivos, gostando da liberdade e da aventura. É agitada, e é-lhe associada a curiosidade e a agilidade, que consequentemente a puxa para experiências novas, libertadoras e intensas.

Em 2015, Renata foi atribuído a 44 nascimentos em Portugal, e no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo, o nome tem uma expressão mais forte, e foi registado em 141 nascimentos.

Personalidades famosas com o nome Renata:
  • Renata Sorrah – actriz brasileira;
Como um dos meus nomes favoritos é-me fácil admirá-lo, mas deixo para vocês agora a capacidade de abraçá-lo e compreenderem a identidade própria que ele me transmite.

Joel Moreira.

Gostam deste nome?

17 comentários:

  1. gostei muito do post :)
    Não sou fã do nome, mas prefiro esta versão à versão masculina.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a sonoridade de Renata é um atrativo, é bem marcante. Não acho feio, só não me atrai o suficiente. Considero bastante datado anos 80. Gosto mais da versão masculina.

    ResponderExcluir
  3. Acho simpático o significado do nome (até por que, é o mesmo significado de Anastácia, meu nome favorito), mas Renata não faz com que meus olhos brilhem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia da relação entre Renata e Anastácia, adorei saber! Adoro Anastácia tb.

      Excluir
  4. Renata não me encanta, mas Renato eu amo.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é lindo kkkk tem um significado lindo amo meu nome não trocaria por nem um outro Renata...Renata..Renata😛😙

    ResponderExcluir
  6. Esse correspondente de gênero do nome Renatus, não me desperta nada. Nem atrai, nem causa repulsa. Um nome coringa. Já Renato é um nome bonito que me desperta paz. Embora as minhas identificações sejam justamente por nomes que me desperte algo mais vibrante... rs

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Adorei conhecer mais sobre meu nome. Já conhecia a parte que afirmava sobre o renascimento, mas sobre o nascimento do rei.
    Não sou grande fã da sonoridade da versão masculina, mas em feminino, talvez por seu meu nome, é algo que me soa agradável. ehehe
    Adorei conhecer o blog, sempre procuro lugares para pesquisa de nomes e achei os posts aqui bem completos! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei encantada em ler esse texto! :)

    ResponderExcluir
  9. É o nome da minha filha,acho um nome muito forte...ela é uma pessoa forte e determinada aprendeu a ler aos 4 aninhos é considerada autodidata só tenho q agradecer a Deus pelo tesouro q ele m deu. Minha Renata Yasmin amooooo

    ResponderExcluir
  10. Eu amo o nome japonês Hinata, que significa girassol ou "em direção ao sol", muito semelhante ao nome Renata.
    Considero Renata um bom nome e com um significado incrível, o problema é a música do Latino "Renata ingrata trocou o meu amor por uma ilusão"...como a música não é assim tão viva na nossa memória...Não há tanto problema assim com doações com o nome. Acho uma boa escolha e combina com Anastácia, pelo significado!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo significados pois depois de uma perda de uma filha em 2016 foi batizada com o nome de Valentina. más infelizmente ela foi mora com Deus. Hoje 2019 grávida novamente ao descobrir que seria uma menina novamente fui em busca do nome encontrei nomes com significado lindos más nada tocava meu coração.como sou uma pessoa de fé pedir ajudar a Deus, dentro de poucos dias comecei a pensar com frequência no nome Renata quando vi o significado mi apaixonei. Ela vai se chamar Renata não sou fã de nome composto más o pai quer vitória talvez fique Renata vitória. Ainda vou pensar más com certeza será minha rainha Renata amoooo.

    ResponderExcluir
  12. É um nome muito bonito me encanta. Já Renato eu não gosto pelo fato que associo a uma pessoa que me fez mal no passado.

    ResponderExcluir