segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Xênia/Xénia


Este é um nome incrivelmente impressionante! Ele começa com X, uma letra inicial rara e corajosa, que soa perto de Xena sem realmente ser a do seriado Xena: "A princesa guerreira". Ele também tem uma longa história, com uma homônima famosa, logo no século V. Xênia/Xénia é legitimamente "cool".

Xênia/Xénia é a versão feminina de Xenos, que é grega.

Significa "hospitalidade" em grego, um derivado do ξενος (xenos) "estrangeiro, hóspede". Anteriormente grego, então, transformado pelo polonês para ser escrito "Ksenia" e tornar-se um nome russo que significa "espécie de hospitaleiro e generoso". A tia favorita da grã-duquesa Anastasia Romanov foi nomeado Ksenia; uma das poucas a escapar da matança. Este também foi o nome de uma santa do século quinto (Santa Xênia/Xénia de Roma, monja.) que era venerada na Igreja Oriental. Santa Xênia/Xénia era filha única do ilustre senador romano, Eusébio. Embora ainda muito jovem, ela decidiu permanecer virgem e para evitar o casamento, partiu rumo a Alexandria, juntamente com dois escravos. Uma vez lá, ele convenceu a seus acompanhantes de a chamarem Xênia/Xénia, por causa de seu significado que a dificultou ser encontrada. A mesma ajudou a salvar muitas almas, e morreu na segunda metade do século V. Durante a sua morte, ocorreram sinais miraculosos.

Suas variantes são:
Xene (grego), Ksenija (croata, macedônio, servo e esloveno), Zenia (inglês), Senja (finlandês), Ksenia (polonês), Kseniya, Oksana, Oxana, Aksinya (russo), Oksana, Oxana (ucraniano).

No Brasil os registros são inexistentes, em ARPEN-SP e Baby Center Brasil. Em Portugal com a grafia Xénia, nasceram quatro, uma com o composto Xénia Maiara em 2014. Em 2015, não nasceu nenhuma. Internacionalmente ele é popular da Catalunha. A sua maior popularidade foi no ano de 2005, na posição 46º. Segue ano e posição: 2003 (51º), 2004 (50º), 2005 (46º), 2006 (55º), 2007 (58º), 2008 (54º), 2009 (58º), 2010 (67º), 2011 (71º), 2012 (85º) e 2013 (75º). Podemos analisar que a cada ano o nome desce mais. 2013 ocorreu uma leve subida comparado a 2012. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:

68% muito bom, 96% feminino, 53% moderno, 69% jovial, 53% formal, 65% elegante, 57% natural, 51% forte, 57% refinado, 77% complexo, 52% sério. 

Personalidades famosas:
  • Xenia Goodwin – atriz australiana;
  • Xenia Deli - supermodelo e atriz Moldovan;
  • Xenia Alexandrovna da Rússia - primeira filha do czar Alexandre III da Rússia. Era uma das irmãs mais novas do czar Nicolau II;
  • Xênia Bier - ex-atriz e apresentadora de televisão brasileira;
  • Xenia Georgievna - filha mais nova do Grão-duque Jorge Mikhailovich da Rússia;
  • Xenia de Montenegro - filha do rei Nicolau I de Montenegro;
  • Xenia Stad-de Jong - atleta neerlandesa;
  • Xenia Sitnik - cantora infantil bielorrussa;
  • Xenia Tchoumitcheva - modelo e atriz suíça;
  • Xenia Seeberg – atriz que interpretou o personagem XEV Bellringer de B3K no programa de TV de ficção científica Lexx;
  • Xenia Onatopp – personagem famosa, a “Bond Girl”, no filme 007 contra GoldenEye interpretada pela atriz Famke Janssen;
  • Santa Xenia de St. Petersburg - nascida Xenia Grigoryevna Petrova é uma padroeira de São Petersburgo, que segundo a tradição, deu todos os seus bens aos pobres depois que seu marido morreu:
  • Xenia Martinez - cantora americana. Ela estava entre os oito primeiros cantando na competição do reality The Voice;
  • Xenia Desni - atriz do Império Russo da era do cinema mudo, cuja família fugiu da Revolução Russa. A família se mudou para Istambul, onde a Desni começou sua carreira de atriz em Vaudeville. Mais tarde, ela se mudou para Berlim.
Localidades:
  • Xenia (Ohio) - cidade localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Greene;
  • Xenia (Illinois) - vila localizada no estado americano de Illinois, no Condado de Clay.
Outros:
  • Xênia - ilha fictícia do jogo para computador Grand Chase;
  • Daihatsu Xenia - modelo de automóvel;
  • 625 Xenia - asteroide;
  • Coleophora Xenia - espécie de mariposa.
Yasmim Paiva.

Conseguem imaginar Xênia/Xénia em uma garota?

3 comentários:

  1. Gostei do texto, Yasmim! Já tinha pensado em Xénia mas a verdade é que nunca tinha pesquisado sobre o nome e fiquei surpreendida sobretudo com a ligação à Rússia. Para mim era algo nada intuitivo! :) Acho que já simpatizei mais com o nome, mas acho-o engraçado e gostava de conhecer alguém com este nome!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, está muito informativo e rico! Eu nada sabia sobre o nome Xênia e fiquei surpresa em saber do seu tão antigo uso! Tb não sabia q Oksana é uma versão de Xênia. Acho que essa é uma opção interessante de nome iniciado com X. Parabéns pelo post e pela escolha do nome Yasmim!

    ResponderExcluir
  3. existe uma gíria, que talvez seja bem regionalizada aqui no sul, não conheço em outros lugares do BR, em que xênia é usado para referir-se ao órgão sexual feminino. Seria ressalvado usar esse nome em regioes onde isso ocorre para evitar piadas abusivas

    ResponderExcluir