sábado, 27 de fevereiro de 2016

Amorim


Se olharmos para a lista de nomes admitidos em Portugal vemos uma variedade espantosa. Tantos nomes giros e diferentes dos habituais populares! No entanto, os registos anuais parecem contrariar essa abundância onomástica e, focando-me apenas no género masculino, são poucos os nomes usados em bebés portugueses, comparativamente à totalidade de nomes existentes. 

De tantos nomes terminados em -im possíveis de registar, apenas cinco são significativamente usados em Portugal: Martim (1778), Valentim (82), Kévim (69), Joaquim (67) e Benjamim (47). E destes cinco nomes apenas Martim é muito popular. Quase podemos dizer que, de tantos nomes com terminados em -im, apenas um é muito usado. Mas porque sei que não existem só estes nomes com esta terminação, pretendo explorar a lista portuguesa de nomes admitidos e dar destaque a mais alguns. Amorim, por exemplo, que talvez reconheçam apenas como apelido, é um nome próprio que acho que merece um pouco mais de atenção. 

Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, Amorim começou por ser um apelido (sobrenome) toponímico, ou seja, com nome de um lugar geográfico. Mais um nome geográfico, portanto! Terá surgido na Península Ibérica e o seu significado é "local de amar", "local de amantes" ou ainda "namorados". Já não bastava a sonoridade meiga do nome, ainda tem um significado muito romântico! 

Pensa-se que as primeiras famílias portuguesas com apelido Amorim fossem naturais de uma antiga freguesia assim chamada (desde o século XI), no concelho da Póvoa de Varzim - distrito do Porto. No Brasil, Amorim ter-se-á instalado através do contacto com colonos portugueses. 

Enquanto nome próprio, acredito que Amorim nunca tenha sido muito usado. Os registos das décadas anteriores mostram isso mesmo. Em 1957 nasceram apenas 13 rapazes com este nome, o valor mais alto de todos esses anos! No entanto, Amorim transmite-me sempre uma aura muito antiga, medieval até, o que me faz pensar que tenha sido mais usado na Idade Média, por exemplo. 

Apesar de não cativar muitos portugueses, Amorim parece-me perfeitamente usável nos dias de hoje. Além de partilhar a terminação com os nomes inicialmente referidos, tem uma sonoridade agradável e distinta e ainda um significado romântico que eu considero muito bonito (e já repararam que Amorim contém a palavra "amor"?). Não posso deixar de comentar que associo sempre este nome ao feminino Amora, que por sua vez me remete para a natureza exótica e libertadora! 

Adorava conhecer um rapazito chamado Amorim! O que pensam deste nome?


Fontes consultadas:
Dicionário de Nomes Próprios, SPIE.

5 comentários:

  1. Só conhecia como sobrenome, gostei de conhecer sua história, é sempre bom conhecermos mais nomes. Acho que Amorim fica bem como segundo elemento em compostos.

    ResponderExcluir
  2. para mim é apelido/sobrenome.

    ResponderExcluir