sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Andresa/Andressa


Os nomes que vos trago hoje são parecidos, têm a mesma origem, mas tem anos de distância. Andresa e Andressa são dois nomes que passam despercebidos em Portugal nos dias de hoje, tendo os portugueses maioritariamente sempre preferido a variante Andreia. Já no Brasil o caso muda um pouco de figura, ora veremos.

Andresa é um nome medieval espanhol, português e basco, sendo este a forma feminina do nome espanhol Andrés, tal como o nome Andressa o é, porém este mais utlizado no Brasil, sendo uma forma mais elaborada de Andréa. Registos históricos afirmam que a “criação” de Andressa foi influenciada por Andresa, na altura utilizado rara mas exclusivamente na Península Ibérica.

Todos estes nomes derivam de um: Andrew que deriva do grego Άνδρέας (Ándreas), formado por άνήρ (aner), que significa "homem", e άνδρός (ándros), "do homem, relativo ao homem, másculo, varonil" - da família léxica de aner (anér), que significa "homem valoroso", e de andreia, que significa "valentia". Por conseguinte, como se tratam de versões femininas, Andresa e Andressa significam “mulher valente”.

Destes dois nomes, apenas Andresa é permitido em Portugal, porém, não faço ideia da razão pela qual proíbem um nome igualmente praticável na língua portuguesa, como é Andressa. A nível de registos portugueses em 2015, apesar de aceite, Andresa não obteve nenhum registo, porém Andressa teve um e Ándressa outro. Contemporaneamente, no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, há uma diferença bem grande: Andressa obteve 173 registos e Andresa dois. Noto também que a grafia Andreza foi registada 15 vezes. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia  Andressa passou a ser autorizada em Portugal***

Como algumas referências a este nome apresento as seguintes desportistas brasileiras: Andressa Machry (futebolista), Andressa Fernandes (judoca), Andressa Mendes (saltos ornamentais). Refiro também as modelos brasileiras Andressa Soares e Andressa Urach. Andresa Salgueiro é uma psicopedagoga que ficou conhecida por ter conseguido viver onze meses com apenas mil euros.

Apesar de ser um nome raro, conheço duas Andresas, sendo que uma prefere ser tratada como Andrêsa e outra como Andrésa. Considero Andresa e Andressa duas opções muito originais para os dias de hoje dando a minha preferência a Andresa por se tratar de uma versão medieval. O que acham destes dois nomes?

21 comentários:

  1. Confesso que estou surpresa em saber que Andresa é um nome medieval! Não fazia ideia! Aliás sempre tive a impressão que Andressa é a grafia correta e Andresa é errada, vivendo e aprendendo! Prefiro a grafia Andressa(não gosto nem de Andresa e nem de Andreza; a pronúncia de ambos tb não me agrada).Considero Andressa um bom nome, acho bem mais bonito e atraente q Andréa/Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha obrigada por falar tão bem do meu nome, me chamo Andressa rs

      Excluir
  2. Eu gosto muito desse nome na versão Andressa.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, mas sempre acho melhor que Andreia.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante.. Não sabia que era de origem medieval. Não tive escolha, minha mãe que escolheu, mas prefiro Andressa que Andresa ou Andreza. Bem legal..

    ResponderExcluir
  5. Carambaaa !!! Nunca soube disso!!! O meu nome é Andreza ! É muito dificil hoje em dia ter nome como o meu com "Z" e nao conheço ninguem kkk , mais acho meu nome muito bonito e diferente !!

    ResponderExcluir
  6. Gente o nome da minha princesa vai ser Andressa Isabel,mas me falaram que fica feio.. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, sim, realmente fica feio, pois Andressa já é um nome bonito e forte na medida certa para ser usado como composto, ainda mais com Isabel que, na minha opinião, não combinada nada com Andressa, então fica extravagante demais. Mas você é a mãe, escolha o que melhor te agradar, mas para tomar a melhor decisão, procure pensar em como a menina se sentiria tendo esse ou outro nome.

      Excluir
  7. Eu me orgulho do meu nome Andressa eu não trocaria mesmos se não fosse nada disso posso ser tudo nesse mundo mais nunca vou ser o que os outros seres querem que eu seja.seja VC mesmo

    ResponderExcluir
  8. Eu acho bonito mas teve uma época que ele virou modinha assim como Raissa então enjoei.

    ResponderExcluir
  9. Andresa aqui obg não é Andressa o meu rs

    ResponderExcluir
  10. Kkkkk Eitah, ainda bem que amo meu nome Andresa ❤️

    ResponderExcluir
  11. Amo meu nome Andresa com um “s” kkk todo mundo pergunta como pronunciar kkkk

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é composto Andresa Faustina kkkk obrigada mãe

    ResponderExcluir
  13. adoro Andresa, acho lindo ( amo falar ANDRÊSA)

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Andresa (s)com som de (z). Amo meu nome e conheço pouquíssimas com esse nome.
    Realmente não sabia que era de origem Medieval.

    ResponderExcluir
  15. É muito bonito esse nome é seu significado também, eu daria a uma filha com certeza.

    ResponderExcluir
  16. Me Chamo Andresa. AMOOOO a pronuncia e as voltas que a língua da para pronunciar o meu nome!!! Andresa com um "s" é raro mesmo!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post o meu é Andresa e sempre perguntam é com dois s? O que me fez pensar que o correto sempre seria com dois s kkk

    ResponderExcluir