segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ária


Quando comecei a acompanhar Game of Thrones foi inevitável não reparar em Arya! Um nome simples, bonito, leve e melodioso que, para meu bel-prazer, estava associado a uma personagem muito interessante, uma menina forte, lutadora e determinada que teve um crescimento muito demarcado e que, em muitos aspetos, enalteceu ainda mais a beleza do nome.

Contudo, quando me apercebi que Ária havia passado a ser admitido como nome próprio feminino em Portugal o meu instinto de defesa dos nomes tradicionalmente portugueses ativou-se e achei que Ária seria uma alternativa que muitos pais teriam em conta e, mais uma vez, se esqueceriam do que era culturalmente nosso por uma novidade do mundo. Lembro-me que quando perguntaram que achava do nome, eu ter, inclusive, respondido: “É demasiado parecido a área, dá-me vontade de perguntar pelo perímetro!” Olhando para o passado, apetece-me rir muito de mim mesma e do quão intolerante fui naquele momento! Às vezes gostar de um nome é simplesmente uma questão de tolerância, conhecimento e habituação. O tempo fê-lo por mim!

Hoje em dia, Ária é um nome que aprecio muito, juntamente com tantos outros que partilham sonoridades semelhantes como Ari/Ary, Lira, Orion e até muitos nomes femininos terminados em –ara. Lembrei-me também, entretanto, e esse foi um dos motivos pelos quais comecei a gostar seriamente do nome, que Ária é uma palavra italiana utilizada para designar uma composição musical criada especificamente para um solista (tanto para voz como para instrumentos)! Ou seja, uma Ária pode ser sinónimo de canção ou melodia, num sentido mais geral, e, precisamente por este motivo, pode ser considerado um nome musical! Alguns sites apontam-no como a forma feminina de Ari/Ary, que significa leão e, então, por extensão, Ária significaria leoa, mas acredito que esta é uma ideia muito forçada e talvez sem fundamento! Apeguemo-nos, portanto, à tese da música que tantos corações irá encantar!

Outro significado possível para Ária é nobre, de uma antiga raiz indo-iraniana que dá origem à palavra ariano. Nesse caso Ária é uma grafia variante de Arya, nome sânscrito unissexo. No Irão Arya é apenas masculino.

Contrariamente ao meu instinto, os portugueses não têm tido a ousadia de escolher Ária para as suas meninas, embora assim se possa justificar por ser um nome muito recente e ainda desconhecido da maioria das pessoas. Em 2013, no ano em que foi admitido, nasceu uma pequena Ária em Portugal e uma outra menina com o composto Ária Francisca (pode ser lido como canção francesa, que encantador!). No ano seguinte, nasceram duas Árias, uma Aria (grafia não-admitida), uma Arya (grafia não-admitida) e os compostos Ária Filipa e Arya Moon. Em 2015 nasceram, com a grafia Arya, 3 meninas.

Ária é um nome absolutamente inspirador e recomendo-o vivamente a quem procura um nome diferente, delicado e simultaneamente forte, com um vínculo transparente às artes e, em particular à música!

Então, confessem lá, há algum admirador de Ária?

14 comentários:

  1. Considero Ária um nome literal pq Aria em italiano corresponde à palavra ar. Por esse motivo(e tb a ligação à música), passei a admirar o nome e esqucer de área. Acho leve e charmoso, mas creio que para os falantes do português ainda a aconteça a associação à área.

    ResponderExcluir
  2. Adoro adoro adoro Ária e Arya! Usaria , acho lindo.

    ResponderExcluir
  3. adoro (acho que mais pela música que pela sonoridade! :D) Nunca associei a área, talvez porque tenha sempre visto este nome escrito e, como as grafias não coincidem, não fiz automaticamente a associação.
    Bom post, linda foto!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo o nome, principalmente pela relação com a música. Estou pensando em colocar Ária Maria em uma futura filha. O que acham da combinação?

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos! O nome Arya é bem mais antigo que o uso italiano, até porque corresponde à civilização Indo-Ariana. É muito usado em persa, e na Índia, constando de antiquíssimos escritos em sânscrito - por sinal com excelente significado: "pessoa sábia e/ou nobre caráter".
    Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Arya_(name)
    https://en.wikipedia.org/wiki/Aryan

    ResponderExcluir
  6. Estava jogando um quiz aqui com minha sobrinha e minha mãe para passar o tempo "qual seria o nome do seu bebê" - e saiu o nome Ária, no meu caso. Bom, eu sempre tive dificuldade para aceitar esse nome, pelo menos aqui no Brasil. Nunca fiz associação a "área", mas sim a "arear". É um costume da região fluminense e cidades mineiras contíguas de trocar o "e" pelo "i", exemplo se escreve "tesoura",mas falamos, sem perceber, "tisoura" - não sei porquê não fazemos a marcação correta da letra "e". Minha avó, minha mãe e outras senhoras,minha irmã sempre falam "ariar panela"...então, quando vi o nome, pela primeira vez, logo pensei: "Ária vamos ariar as panelas"...eu cheguei a colocar no Google e tem vários links sobre "ariar panela" (escrito desta forma mesmo), sendo que o correto é arear. Eu tenho muito medo de um filho/filha vir a sofree bullying, pq eu já sofri (não pelo nome), mas tento evitar de todas as formas. Como no quiz deu o nome Ária, vim ver o significado do nome que é lindo, remete a música e ao ar...e um pouco forçadamente a "leoa". Tbm remete a raça ariana, não sei se isso seria um problema para a menina nas aulas de História sobre a 2GGM. Se fosse para escolher um nome semelhante, escolheria Darya/ Daria ou Ariela/Ariel. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu aneibdewde primeira vez q vi. Estou grávida de 6 meses estava procurando nome é esse foi amor primeira vista, minha bebê se chamará Arya Celine.
    O q acham??

    ResponderExcluir
  8. Oiiii...
    Estou aguardando ansiosamente pela minha pequena Arya.

    ResponderExcluir
  9. Meu marido e eu achamos lindo esse nome, só estamos um pouco receosos pq falamos do nosso apreço pelo nome Arya, mas os avós ja manifestaram reprovação.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou mãe da Ária Filipa nascida em 2014 ;) por isso claro que amo o nome daquela que foi a minha primeira filha (agora já tenho 3). Ela adora o nome, na escola tratam por Ária Filipa mas se for eu a chamar ela responde logo..oh mãe é só ÁRIA:)

    ResponderExcluir
  11. Nome da minha filha vai ser Arya, ela.nasce agora em.jjulho de 2o21
    Do meu esposo e Arisneto
    Tao logo escolhi .esse nome desde 2o10
    Nao por.se parecer c o nome.dele
    mas eu ja tinha escolhido desde 2010
    E disse q qndo tivesse uma menina.se chamaria Arya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sobrinha chama-se Arya Marley e adoro seu irmão Ragnar Marley e a irmã Leia Marley. Tudo por causa de Bob Marley

      Excluir