quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Baptista/Batista


Hoje falo de Baptista/Batista, um nome que muita gente acha que não é nome.

Quanto às duas formas, diferem na grafia - e para os mais exigentes, como eu, também na pronúncia. Baptista leio/lê-se com "a" aberto, "Bá" (é para isso que lá está o "p"), enquanto que Batista leio/lê-se como "bateria" e já não me fascina tanto, apesar de continuar a achar bonito. Mas quase ninguém se está para chatear com estas coisas do português, por isso o nome é lido de igual forma independentemente da escrita. 

Ambas as formas derivam do francês Baptiste, que por sua vez vem do grego Bapto ("mergulhar", "imergir"). Assim, o nome está directamente ligado ao baptismo, ritual de iniciação onde a pessoa é normalmente mergulhada/imersa em água sagrada, tornando-se assim pura. Nos tempos mais modernos também é costume derramar/borrifar água sobre a pessoa. Para a Igreja Católica, o baptismo é o primeiro passo para a salvação eterna. E falando no baptismo é obrigatório referir o profeta João Baptista, o criador deste ritual que, no rio Jordão, baptizou diversos judeus, incluindo o seu primo Jesus.

Baptiste é relativamente usado em França e a sua popularidade coloca-o no 33º lugar de nomes mais registados. Também na Bélgica nascem pequenos Baptiste, onde o nome é o 86º mais usado. Já a versão portuguesa não tem a mesma fama. E para piorar, Baptista (a grafia que prefiro) só pode ser usado no composto João Baptista remetendo ainda mais para o profeta e para a religião, aspecto que muitas pessoas evitam - ou como segundo nome. Mas até as "más notícias" podem ser boas. Pensando bem, acho que Baptista funciona melhor como segundo nome, é mais fácil de conjugar e mais agradável. Algumas sugestões a título de exemplo: 

Afonso Baptista
André Baptista 
Diogo Baptista
Duarte Baptista
Gonçalo Baptista 
Luís Baptista
Manuel Baptista
Miguel Baptista
Nicolau Baptista
Pedro Baptista
Simão Baptista 

Tomás Baptista
Vicente Baptista
Xavier Baptista  

Eu acho Baptista perfeitamente usável. Gosto de nomes que transmitam imponência e ao mesmo tempo simplicidade, como acho que é o caso. Costumo equiparar Baptista a outros nomes antigos e fortes começados por B, como Baltasar, Bartolomeu e Bernardo, por exemplo. Para quem não se incomoda com a repetição de iniciais em irmãos, até acho que davam pares muito giros.

Qual a vossa opinião?

5 comentários:

  1. Só o conheço como sobrenome. Não consigo ver como nome próprio, é como ver alguém chamado Monteiro, rs! Talvez como segundo nome fique bem.

    ResponderExcluir
  2. não gosto. Prefiro Baptista (com o A aberto)

    ResponderExcluir
  3. Otelinda Baptista
    O consulado de Portugal em Londres nao renova o Cartao de Cidadao com o P porque na Certidao de Nascimento do meu marido consta Batista. Ele usa o P desde os anos 60 e esta identificado em tudo como Baptista. Agora que e tudo digitalizado espero que alguem no Registo Civil saiba com resolver este problema.

    ResponderExcluir
  4. Leandro baptista meu nome acho bacana só que quando mi pergunto na questão de um emprego falam batista daí falo baptista p mudo?

    ResponderExcluir