segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Berilo


Pensando em ampliar a visibilidade de nomes literais masculinos, hoje falo sobre um nome com o qual simpatizo bastante, e que acho que merece ser observado com mais atenção, tanto por brasileiros, quanto por portugueses, já que é aprovado na lista de nomes admitidos em Portugal:Berilo.

O mineral berilo é um silicato natural de berílio e alumínio. Algumas de suas variedades são consideradas pedras preciosas ou semi-preciosas desde épocas pré-históricas. Aparece em colorações de amarelo, ouro, branco, azul ou verde. Tanto as esmeraldas quanto as águas-marinhas são tipos de berilo. Os druidas utilizavam o berilo como cristal divinatório e os antigos escoceses o chamavam de "pedra do poder". As primeiras bolas de cristal eram feitas de berilo. Na Idade Média, o berilo, o quartzo e outras pedras preciosas eram lapidadas e polidas a fim de produzir as primeiras lupas de leitura, as precursoras dos óculos. O nome Berilo significa "bela cor azul-esverdeada da água do mar" ou "pedra preciosa verde-clara. Vem do grego beryllos.

Dentro dos poderes atribuídos às pedras preciosas, ao berilo é atribuído o poder de fortalecer a aura, aumentar a coragem e irradiar sensações de alegria e euforia.

Personalidades com o nome Berilo:
  • Berilo Neves(1899-1974) -  jornalista e escritor brasileiro;
  • Berilo Faccio - diretor, ator e roteirista brasileiro;
  • Berilo Vargas - jornalista, redator e tradutor brasileiro;
  • São Berilo de Catânia - bispo romano venerado como santo pela igreja católica. Segundo a tradição, São Berilo foi ordenado bispo por São Pedro no século I e enviado para a Sicília, onde se tornou o primeiro bispo da Catânia. Seu dia é comemorado em 21 de março.

Berilo em outros idiomas:
Berilo (espanhol); Berillo (italiano); Beryl (inglês); Béryl (francês).

A versâo em inglês de Berilo, Beryl, tem sido usada como nome próprio feminino em países anglófonos desde o final do século XIX.

Demais atribuições para o nome Berilo:

  • Berilo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais;
  • Berillo - nome de um submarino italiano construído para a Marinha Real Italiana durante a década de 30.

Apesar de ser um nome de fácil e familiar pronúncia e grafia, nos remeter para a bela imagem mental de uma pedra preciosa, Berilo nunca foi um nome comum no Brasil e creio que em Portugal também não, pois não faz parte da base de dados do SPIE e não obteve registros em 2014 e nem e 2015. Nem mesmo o surgimento do carismático personagem Berilo Rondelli, interpretado pelo popular ator Bruno Gagliasso na novela Passione, em 2010, fez o nome deslanchar. Agora me pergunto: Berilo não seria uma ótima opção para os dias atuais? Tem a sonoridade muito parecida com Murilo, um nome cuja popularidade cresce a cada dia no Brasil, mas Berilo tem a vantagem de ser pouquíssimo usado, ou seja, um menino chamado Berilo não vai encontrar xarás nas salas de aula. Berilo também encanta por fazer parte de um nicho de nomes que não tem muitas opções no gênero masculino, os literais. E fazendo parte da lista de nomes admitidos, creio que seja uma boa opção também para os portugueses. Chegou a hora de darmos uma chance para esse nosso menino precioso!

Quando se trata de nomes literais, gosto muito de imaginar pares de irmãos e para Berilo imaginei os seguintes:
  • Berilo e Esmeralda - sem dúvida um par que se complementa, já que a esmeralda e o berilo fazem parte da mesma família de minerais;
  • Berilo e Jade - duas pedras preciosas que têm a cor verde como destaque.
E então, o que acham do nome Berilo? Conseguem ver qualidades nesse nome literal?

Fontes consultadas:
Behind the Name, Nameberry, Think Baby Names, Casa das Pedras, Companhia das Letras, Invivo Fiocruz, Página Oriente, Wikipédia.

6 comentários:

  1. Acho que nunca tinha pensado muito neste nome, até acho bonito. Só acho um pouco estranho porque é um nome com uma sonoridade bem diferente dos nomes usados em Portugal. Por isso associo so ao Brasil assim como Murilo. Prefiro Murilo mas até gostei de Berilo.

    ResponderExcluir
  2. tabela periódica - é a única coisa que me vem à mente . Não gosto .

    ResponderExcluir
  3. Tenho um filho, e pós nele o nome de Hiarley Berilo porque esse nome veio do coração de Deus para mim. Meu filho nasceu dia 14/06/2018 e hoje ele está com 2 anos, 1 mês e 13 dias.... E eu só tenho a agradecer pela vida dele, ele é uma benção de Deus para mim e toda a nossa família 💎💙👨‍👩‍👦‍👦❤️

    ResponderExcluir
  4. Gostei de Berilo, tem uma ar vintage, e acho que combina con irmão Emílio. Emilio e Berilo. Show

    ResponderExcluir
  5. Temos Berílio também, uma variante de Berilo . Para quem quer fugir do literal acho Berílio uma bela opção

    ResponderExcluir