quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Blandina/Blandine


Este foi um nome que desde há uns anos me ficou na cabeça, e há uns tempos surgiu de novo, e mais uma vez reconheci toda a beleza que possuí Blandine. Confesso que a versão francesa sempre me encantou mais que a forma latina Blandina, mas reconheço-lhe igualmente qualidades.

Blandine é, como já referi, a variação francesa do nome do latim Blandina, que é versão feminina do nome Blandinus, que deriva do cognome Blandus, que significa “encantador”, e estes são, sem dúvida, para mim, dois nomes encantadores.

Estes são dois nomes raríssimos, nem em Portugal, nem no estado de São Paulo, no Brasil, este nome obteve sequer um registo, o que acho uma pena, mas por um lado compreendo que não seja uma escolha que agrade a muitos, Blandina por parecer arcaico, e Blandine, talvez por soar demasiado estrangeiro.

Santa Blandina, originalmente, Blandine, foi uma jovem lionesa que se tornou mártir da Igreja Católica em prol do seu óbito, vítima da perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio. Pesquisando sobre estes nomes descobri também Blandin, uma comuna francesa na região administrativa dos Alpes, e pensando bem, este daria um belo nome unissexo, não concordam?

Blandine, se eu fosse francês, com certeza que seria uma das hipóteses a ponderar para uma filha, se bem que por cá temos Blandina, porém tendo a terminação –ina, para mim, já não tem o mesmo encanto e sonoridade. O que acham de ambos os nomes? Qual preferem?

5 comentários:

  1. não gosto de nenhum, mas acho Blandina melhor.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os nomes e gostei muito de Blandine, achei charmoso! Blandin é interessante também, acho que ficaria bem em um rapaz, pois tem a mesma terminação in de outros nomes masculinos internacionais, como Martin e Benjamin, por expl. De Blandina não gostei, não tem a mesma delicadeza de Blandine.

    ResponderExcluir
  3. Olá vc disse que não há nenhum registro no Brasil com o nome, porém me chamo Blandine mas não encontrei mais ninguém com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o meu Nome Blandine 😍🥰❤️❤️👏🏾

    ResponderExcluir