sábado, 20 de fevereiro de 2016

Catarina - Atendendo a Pedidos


O pedido para abordagem do nome Catarina foi feito por um de nossos leitores que o classificou da seguinte forma: "um nome perfeito". Realmente Catarina é um nome que podemos dizer beira a perfeição: forte, elegante, distinto, apreciado em diversos países há muitas gerações, com portadoras que fizeram parte da História. Tem apelo imponente e qualidades de rainha. Um nome ilustre!

Catarina vem do nome grego Aikaterina e sua origem é debatida; pode ser proveniente do grego Hekaterine que veio de hekateros significando "cada um dos dois" que poderia derivar de Hécate, a deusa grega da magia e do encantamento. Uma outra vertente associa o nome com o adjetivo grego katharos que significa "puro, casto". A ortografia latina foi alterada de Katerina para Katharina para refletir isso (o H foi adicionado no século XVI para ligar Katarina com katharos).

Catarina foi um nome muito popular na Idade Média na Europa devido à influência de Santa Catarina de Alexandria (287-305), uma das mais célebres mártires do primeiro século. Princesa de Alexandria, filha de reis pagãos tendo se convertido ao cristianismo durante a adolescência. Considerada uma notável intelectual, aos 17 anos era a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo império. Por causa da perseguição aos cristãos  que acontecia na época, Catarina foi presa numa masmorra onde ficou por dois anos. Sofria violência física (era chicoteada) e humilhações, nunca renegando sua fé. Foi condenada à tortura numa roda de engrenagens, mas após orações de Catarina a roda se quebrou. Foi então condenada à morte por decapitação. Santa Catarina de Alexandria é a padroeira dos estudantes, filósofos e professores. É também a padroeira do Estado  e da Ilha de Santa Catarina, localizados no sul do Brasil, sendo então um nome geográfico. A Ilha de Santa Catarina recebeu esse nome em homenagem à Catarina de Alexandria. O nome do estado foi emprestado da ilha.

Além do sul do Brasil, Catarina também está presente em outras localidades:
  • Catarina é o nome de um município brasileiro no estado do Ceará, uma cidade na Guatemala e uma região no Texas.

Esteve constantemente entre a realeza e a nobreza, como podemos conferir com alguns exemplos:
  • Catarina I - imperatriz da Rússia;
  • Catarina, a Grande - imperatriz da Rússia;
  • Catarina de Portugal - infanta de Portugal, filha de D.Duarte;
  • Catarina, duquesa de Bragança;
  • Catarina de Aragão - princesa da Espanha e primeira rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra;
  • Catarina da Áustria, arquiduquesa da Áustria, princesa da Espanha e rainha de Portugal.

Além da presença em várias casas reais, Catarina também nomeia uma emblemática mulher do povo, a portuguesa Catarina Eufémia. Catarina Efigénia Sabino Eufémia, foi uma ceifeira que lutava por melhores condições de trabalho no campo. Assassinada com tiros à queima roupa por forças do regime salazarista, vigente na época, tornou-se um símbolo da resistência do proletariado rural à repressão e à exploração do regime político ditatorial de António Salazar.

No Brasil, Catarina nunca desfrutou de grande popularidade; sempre teve uso muito discreto. Já derivados como Cátia/Kátia, Caren/Karen e Carina/Karina fizeram bastante sucesso entre os anos 70 e 80. Sua melhor recepção entre os brasileiros é recente, mas ainda não é explosiva; no ranking 2015 do site Baby Center Brasil ocupou a posição 46. No estado de São Paulo obteve 673 registros; a grafia Catharina (forma holandesa e sueca) foi registrada 136 vezes, Katarina (forma alemã, norueguesa, dinamarquesa, húngara, croata) 56 vezes, Katharina (forma alemã, sueca, norueguesa) 35.

Provavelmente a presença nas telinhas da divertida e querida personagem Catarina Batista, vivida pela atriz Adriana Esteves na novela de grande sucesso O Cravo e a Rosa, exibida pela Rede Globo entre junho de 2000 a março de 2001, reprisada em 2003 e novamente em 2013/2014, tenha contribuído para que o nome Catarina tenha ganhado muitos adeptos no Brasil.

A trajetória de Catarina em Portugal, comparada com a do Brasil, apresenta diferenças. Entre os lusitanos este é um nome que desfruta de grande popularidade e boa aceitação através dos tempos. De acordo com dados do SPIE, dentro do panorama português seus números são bastante significativos: de 1920 a 1970 seus registros ficavam entre 181 a 62; a partir de 1971, começou uma subida que apresentou grande alta em 1974 com 541 registros. O destaque se deu em 1978 com 720 registros. Em 1980 caiu para 425 registros. Em 2014 ocupou a posição 33 do ranking português com 295 registros. Em 2015 se manteve na mesma posição, mas os números aumentaram, foram 322 registros.

Entre os nomes compostos com Catarina registrados em 2014 em Portugal, podemos citar Catarina Maria, Catarina Sofia, Catarina Isabel, Catarina Inês, Catarina Filipa e Catarina Alexandra; como segundo elemento, Eva Catarina, Joana Catarina, Luana Catarina, Leonor Catarina, Luena Catarina e Laura Catarina. O IRN não divulgou os dados dos nomes compostos de 2015.

Catarina em outros idiomas:
  • Catalina (espanhol), Caterina (italiano), Catherine (francês), Katherine (inglês), Ekaterina (russo).

A forma contraída de Catarina deu origem à Cátia, um nome bastante conhecido dos lusófonos; de suas versões internacionais se originaram Kátia, Karina/Carina, Karen/Caren, Karin, Kate, Kathy, Katheelen, Katrina/Catrina, entre outros.

Como referências ao nome temos Catarina Abdala, atriz brasileira; Catarina Furtado, atriz e apresentadora portuguesa, Catarina Pereira, atriz e cantora portuguesa e Catarina Wallenstein, atriz portuguesa.

Apesar de existirem muitas versões de Catarina ao redor do mundo, em minha opinião nenhuma é tão bonita como a versão em português. A sonoridade bem demarcada confere bastante expressividade ao nome. A aura vintage é um atrativo; possui equilíbrio entre romantismo e atitude, tem personalidade. Apesar de ser um nome antigo, Catarina transmite jovialidade. Para os brasileiros pode ser uma alternativa ao já muito popular Valentina, pois ambos possuem similaridades de estilos, sendo que Catarina é uma opção com mais frescor. Para os portugueses é um clássico atemporal e clássicos são sempre uma opção segura.  Considero Catarina um nome carismático, com toques de elegância sem nunca soar sisudo; é uma mescla de seriedade com alegria bem interessante!

O que acham de Catarina?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Diário Catarinense, Dicionário Político, ARPEN/SP, IRN Portugal, SPIE, Wikipédia.

28 comentários:

  1. Bem nunca gostei muito do meu nome mas agora estou a começar a habituar-me.
    Não gosto de alguns pontos como o facto da popularidade só no meu ano nasceram mais de 2200 ������ e também o facto de acabar em -ina.
    Mas adoro ele ter imensos diminutivos, ser um clássico e ser internacional

    ResponderExcluir
  2. Simpatizo, só. Já estou fartinha de Catarina.

    ResponderExcluir
  3. Acho simpático, mas não sei explicar por que, meio monótono.

    ResponderExcluir
  4. Perdeu a graça, mas já gostei muito dele.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto :) Deve ser um dos meus preferidos dos nomes mais populares*

    ResponderExcluir
  6. Só agora consegui ler o texto em condições :)

    Gostei imenso. Catarina é um clássico em Portugal (acho que o posso dizer desta forma). É verdade, a partir dos anos 70 as Catarinas apareceram um pouco por todo o lado, de uma forma transversal a toda a sociedade. É engraçado que 20 anos depois continua a ser um nome muito cobiçado pelas famílias portuguesas. Marcou estas gerações todas :)

    Pessoalmente, acho-o muitíssimo elegante e a popularidade não consegue retirar-lhe esse brilho especial que ele tem. Nunca pensei seriamente em o utilizar uma vez que procuro algo mais exclusivo, de qualquer das maneiras, acho-o um excelente segundo nome para combinar com nomes mais ousados. Um dos meus favoritos é Amália Catarina <3 E se algum dia o vier a usar será precisamente neste composto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje tem uma novela onde as personagens principais tem esses nomes

      Excluir
  7. Eu gosto de Catarina, é o nome da minha irmã. Mas como conheço tantas Catarinas o nome perdeu a graça.

    ResponderExcluir
  8. Curioso que agora na memória me lembro de conhecer somente uma Catarina e mesmo sendo uma pessoa de "gênio difícil" (vamos colocar assim) o nome Catarina continua sendo um dos meus prediletos e pra mim é sim uma ótima opção para uma possível futura filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou katarina , conhecidencia ou não, as katarinas que conheço tem sim génio muito forte , mas com coração enorme.

      Excluir
  9. Um dos mais belos. Catarina é um nome matematicamente simétrico, ritimado e de sonoridade muito marcante.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia!!
    Que alegria ler essa publicação. Eu tenho uma filha Catarina nascida em 2015, então ela faz parte dessa estatísticas rs
    Eu escolhi esse nome justamente por ser pouco comum, elegante e jovial. Amo demais a minha escolha e fiquei tão feliz por ler tantas informações sobre esse nome!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de colocar esse nome em minha filha, mas estou em dúvida quanto a personalidade. Como é a personalidade da sua filha???

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. vou colocar esse nome na minha filha mas já ouvi muitos dizerem pra mim q é feio antigo q ñ exesti mas nada disso mim faz desistir e tbm é o nome d minha bizavó lindo

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. É o nome da minha , ela tá no forninho

      Excluir
  14. É o nome da minha filha que nasceu em 2012! De início todos ficaram chocados, perguntaram se minha filha já nasceria com 100 anos.Mesmo assim não desisti!Hoje todos acham lindo e chique,o importante é ter personalidade e não desistir de um nome que se ama. foi isso que aprendi! Um beijo a todas as Catarina desse Brasil e do mundo!

    ResponderExcluir
  15. Tenho algumas ancestrais Catarina.
    Prefiro a versão em italiano, Caterina
    .

    ResponderExcluir
  16. Eu acho lindo, tem muita personalidade nesse nome. Minha vó se chamava Catarina,minha filha vai se chamar Catharina,escrito dessa forma porque acho mais bonito, mas é também em história a ela. A mulher que me criou como mãe, e não está mais aqui.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostava, até que comecei a associar com Catarro e narina kkkkk
    Mas ainda considero um bom nome.

    ResponderExcluir
  18. Catarina é nome de mulher forte, por isso não é para qualquer uma. Escolhi o melhor nome para minha filha! 😍

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada nesse nome e colocarei o nome na minha princesa que está chegando Catarina ❤️ nome feito pra poucas
    Já recebi várias críticas mais não ligo a filha e minha e sei que vai amar seu nome quando crescer.❤️🤗

    ResponderExcluir
  20. Coloquei na minha filha. É tudo isso. E ela tem uma carinha de gente bem. Uma boneca de gênio forte. Desde bebê percebemos a força dessa criança. Amo!

    ResponderExcluir