sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dilênia


Dilênia é um gênero de mais de  60 espécies de plantas e flores pertencentes à família Dilleniaceae, nativa das regiões tropicais  e subtropicais do sul de Ásia, Austrália e ilhas do Oceano Índico. Esse nome foi dado a esta planta em honra ao botânico alemão Johann Jacob Dillenius.

Dilênia é um nome de planta/flor que nunca foi comum aos ouvidos lusófonos, muito por conta da localização de sua origem que está bem longe dos nossos países, mas mesmo assim a apreciação deste nome pode nos aproximar dele.

Em épocas que nomes de flores estão cada vez mais em alta, são poucas as opções que restam para aqueles pais e mães que gostam de escolher nomes exclusivos para os filhos e Dilênia é uma ótima sugestão. Dilênia tem uma sonoridade parecida com outro nome de flor,  Gardênia, que também  é um nome nada comum, mas é mais conhecido que Dilênia.

Tratando-se um nome de flor/planta, este ganha um toque especial, ainda mais quando se trata de uma flor/planta exótica que vem de uma parte do mundo ainda mais exótica. Além disso, mesmo se tratando de um nome com uma imagem tão frágil como a flor, Dilênia tem uma sonoridade marcante e forte,  um nome de presença.

Para quem se interessa por este belo mundo da flora e procura um nome raro e exótico, Dilênia seria uma ótima opção.

Já conheciam esta espécie de flor? Gostaram do nome?

7 comentários:

  1. Não conhecia e achei Dilênia bastante interessante por se tratar de nome de flor.

    ResponderExcluir
  2. não conhecia e não gostei.. mas acho que pode ter um público (;

    ResponderExcluir
  3. O significado e o contexto por trás do nome são legais, mas a sonoridade do nome não me agrada.

    ResponderExcluir
  4. Plis!! Preciso de mais combinações com Aurélio!! Me ajudem. Rs beijos!

    ResponderExcluir
  5. Lembra Milênia, que parece ser uma forma feminina de "milênio" (não sei se Milênia seria um neologismo)...mas a optar por Dilênia melhor seria o encantador Milena ou Dylan, que é unissexo, salvo engano!

    ResponderExcluir