quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Garcia


Sim, é apelido/sobrenome. E nos nossos dias, provavelmente é mais conhecido nesse estatuto, mas não posso deixar de explicar que Garcia é também um nome próprio masculino e o seu uso é autorizado em Portugal!

Garcia é um sobrenome altamente popular, sobretudo em países de língua espanhola, sendo que o seu uso em Espanha corresponde ao Silva em Portugal e no Brasil! Sim, Garcia é o sobrenome mais utilizado entre os espanhóis e muitos de nós, portugueses e brasileiros carregamo-lo também. Talvez por esta frequência, seja muito difícil olhar para Garcia como um nome próprio e exista algum preconceito em torno do nome.

Importa esclarecer que antes de se tornar um apelido/sobrenome, este era já um nome próprio utilizado por muitos Reis Ibéricos Medievais, sobretudo dos reinos de Navarra e Leão. A História chama-nos à atenção para o Rei Garcia de Portugal e Galiza, num período anterior à reivindicação do condado portucalense por D. Afonso Henriques. Reza a lenda que depois da morte do seu pai Fernando Magno de Leão e Castela, as suas propriedades foram distribuídas pelos seus três filhos: Afonso (Reino de Leão), Garcia (Reino da Galiza) e Sancho (Reino de Castela). E que depois de o Rei da Galiza ter anexado o condado portucalense às suas terras, os seus irmãos revoltaram-se contra ele, aprisionando-o o resto da vida. Os habitantes desta vila onde Garcia terá passado os seus últimos dias escreveram, imortalizando-o: “Nesta vila de Alfaiates veio a falecer o rei Garcia, no dia 22 de Março de 1090, que apesar dos infortúnios recebidos, foi o primeiro e único rei de Galiza e Portugal”.

A origem do nome em si é ainda muito incerta, dividindo os especialistas em duas teorias principais: deriva do basco kartze-a, que significa urso, ou do basco gartzea, que significa jovem!

Pessoalmente, adoro-o! Acho fantástico, bem sonoro, divertido e animado, e um dos melhores nomes masculinos começados pela letra G! De acordo com os dados do SPIE, o nome deixou de ser utilizado a partir de 1966, sendo que desde 1920 a esse ano foram registados em Portugal 236 rapazes chamados Garcia. Mais recentemente, no ano de 2013 foi registado apenas um menino assim chamado, juntamente com os compostos Anilton Garcia, Diego Garcia e Martim Garcia. No ano seguinte, foi apenas registado em 3 compostos: Luís Garcia, Rafael Garcia e Xavier Garcia. Gosto imenso dos compostos, sobretudo dos de 2014, acho que Garcia aprimora os nomes, concedendo-lhes um brilho muito especial! Em 2015, não foi, mais uma vez, utilizado de forma independente ou como primeiro nome.

Que acham deste nome?

3 comentários:

  1. Não sabia que Garcia é originalmente um nome próprio, que interessante! Particularmente, o vejo mais como aobrenome, mas é uma ótima opção como segundo elemento em compostos.

    ResponderExcluir
  2. Até achei giro, nunca tinha pensado nele como nome próprio.

    ResponderExcluir