quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gilda


Gilda é um nome feminino que não se vê muito nos dias de hoje. Esquecido pelas famílias portuguesas e brasileiras na hora da escolha do nome de uma filha, esquecido pelos muitos websites e demais fontes de informação sobre nomes e esquecido, também, pelos grupos de discussão sobre o assunto. Que tem, então, Gilda de tão diferente que não o permita ser apreciado de forma plena ou, pelo menos, ser alvo de maior atenção?

Eu diria que Gilda não tem absolutamente nada de errado! É um nome perfeitamente válido, uma escolha de outros tempos, com certeza, mas também contém no seu âmago alguma irreverência e romantismo que seriam muito interessantes para reavivar em pleno 2016!

Gilda começou por ser originalmente um diminutivo italiano para nomes que continham o elemento germânico Gild, que significa sacrifício e valor. O diminutivo rapidamente ganhou popularidade e importou-se para Portugal algures num passado distante, sendo que nunca teve grandes adeptos por terras lusitanas. Durante o século XX o nome foi raro, sendo que em 1976 nasceram 24 meninas com este nome, o máximo que viria a atingir durante os 100 anos em análise. Depois dos anos 80 os dados que possuímos são escassos. Sabemos é que, recentemente, em 2013, 2014 e 2015, não foi registada nenhuma criança com este nome. Atrevo-me a dizer que, tal como disse na publicação sobre Zacarias, estamos perante um nome em extinção.

Nos Estados Unidos da América o nome teve grande projeção a partir de 1946, ano em que sai o famoso filme-noir Gilda, realizado por Charles Vidor! O filme, que recomendo, retrata a vida de uma mulher esbelta que vê o seu coração disputado por dois homens poderosos, donos de um Casino em Buenos Aires. A incrível Rita Hayworth, ícone de Hollywood na era dourada do cinema, vestiu a pele de Gilda (em inglês pronuncia-se guilda) eternizando a sua personagem como uma das mais sensuais femme-fatale de todos os tempos!

Ainda com a imagem desta Gilda na mente, imagino uma menina com este nome que resplandece fascínio e glamour por todo o lado e, indubitavelmente, seria única pois desconfio que Gilda ocupe lugar de destaque nos nossos rankings! Há uma simplicidade bonita neste nome!

Como referências destaco Gilda, a filha de Rigoletto, personagem principal que dá nome a uma ópera de Giuseppe Verdi apresentada pela primeira vez em Veneza no ano de 1851. Mais recentemente, a modelo italiana Gilda Sansone.

Gostam do nome?

7 comentários:

  1. "Nunca houve uma mulher como Gilda". Essa frase é muito marcante, por isso sempre associo Gilda com a Rita Hayworth! Acho nome de diva!

    ResponderExcluir
  2. não gosto da sonoridade.

    ResponderExcluir
  3. Gilda,o nome da minha vovó que só deixou saudades....

    ResponderExcluir
  4. Haha há quem gosta há quem não gosta! meu marido acha lindo eu não acho, mas garanto que há muitos nomes piores que esse.

    ResponderExcluir
  5. Para mim um dos nomes mais lindos do mundo, nome da minha saudosa mamãe, uma mulher elegante e bondosa, que deixou a sua marca indelével nos corações de quem a conheceu. A minha homenagem a todas as Gildas, inclusive as que ainda irão nascer!

    ResponderExcluir