quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Lille


Lille é o nome de uma cidade que fica ao norte da França e que situa-se perto da fronteira com a Bélgica e com o Canal da Mancha. Cidade esta muito importante e com uma grande história de lutas, guerras e conquistas e que hoje em dia é uma das maiores em economia.

Lille é um nome francês que tem a sua forma portuguesa Lila e a sua forma holandesa Rijsel, que se originou no termo ter ijsel (da ilha) e que depois surgiu a palavra francesa l'île, que significa a ilha. Sendo assim, é um nome que além de ser geográfico tem uma ligação com a natureza e com a literalidade.

Lille é um nome curto que lembra outros nomes mais comuns aos nossos ouvidos, como LíliaLilianaLia, entre outros. Pela sonoridade pode-se fazer uma conexão com a cor lilás e com a flor Lis, que também é um nome que vem subindo de registro a cada ano. Ou seja, Lille não é um nome que causa muito espanto, ainda que seja bastante raro.

Penso que Lille ficaria bom tanto sozinho, quanto em compostos, ele pode ser daqueles nomes-chave que ficam bem com quase todos os nomes, por ser curtinho e delicado. Aliás a delicadeza é própria dos nomes franceses, que além do charme, transmitem muita doçura.

Lille tem tantas qualidades para ganhar, não apenas alguns, mas sim muitos adeptos ao nome e com certeza merece um olhar especial.

O que pensam deste nome?

3 comentários:

  1. Gosto muito de nomes com "L", acho que são sempre muito fluídos e melódicos. Também vejo Lille dessa forma, mas continuo a preferir Lila (aqui a existência do "a" faz-me diferença). Mas achei muito fofo :)

    ResponderExcluir
  2. Bonitinho, mas acho que funciona melhor em compostos, como segundo elemento.

    ResponderExcluir