sábado, 6 de fevereiro de 2016

Luar


Ao longo de toda a história do nosso blogue já foram abordados vários nomes relacionados com o reino dos céus. Hoje decidi abordar mais um: Luar

Adoro as imagens mentais que Luar me passa! Exatamente, essas, tão bonitas. O luar é um momento bastante apreciado por toda a beleza e magia que oferece. As suas cores (azul-escuro e branco) são poéticas e sinónimos de tranquilidade e paz. Por estes simples motivos, o nome Luar transmite-me sensações agradáveis de leveza. 

Luar lembra-me ainda a junção de Lua + Mar, dois nomes que me agradam bastante e que são aprovados em Portugal: Lua para menina, Mar para menino (como primeiros nomes). Por me lembrar simultaneamente os dois géneros, acho que Luar se enquadra perfeitamente na categoria "nomes unissexo" e soa-me bem tanto no masculino como no feminino. 

No Brasil, onde a diversidade de nomes é enorme, acho que Luar poderia ter um futuro promissor. A sua ligação ao céu e à natureza coloca-o no lote de nomes hippies que cada vez agradam mais ao público em geral. No Estado de São Paulo, Luar foi registado apenas uma vez em 2015, segundo dados oficiais e recentes. 

Para as meninas, Luar poderia ser uma alternativa a Lua (que no mesmo ano contou com 21 registos) ou a qualquer nome assim iniciado, como por exemplo Luana (830), Luara (207), Luanna (47), Luany (47) e Luane (27). E aproveitando os poucos mas relevantes registos que Ana Lua e Maria Lua tiveram (9 e 4, respectivamente), por que não ponderar Ana Luar ou Maria Luar

Para os meninos, Luar poderia ser uma alternativa a Luan, que foi registado 1321 vezes. 

Considero Luar um nome muito interessante, nobre e romântico. E vocês?

11 comentários:

  1. Gostei muito! Aprecio estes nomes com grande ligação à Natureza, embora tenha muita dificuldade em imaginar um filho meu com este nome. Acho-o bonito, concordo com as características apontadas no texto!

    Ana Luar é muito amoroso. Sugiro, para menino, Pedro Luar.

    ResponderExcluir
  2. Achei fofinho, mas prefiro Luara para meninas e Luan para meninos :)

    ResponderExcluir
  3. Acho Luar lindo, tanto para menino como para menina! Sempre simpatizei , mas depois de ler o texto e ver a foto, já me apetece acrescentar no meu top :) ! Um nome lindo e poético :)

    ResponderExcluir
  4. Tudo depende da pronúncia. Em Minas gerais a ´pronúncia do R em Luar ficaria ruim, e aqui no sul, especialmente onde eu moro também. Épocas atrás, eu gostava de Perla, mas nunca cogitei usar justamente pelo som do "R" no meio que fica péssimo por aqui

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é LUAR! Achei muito interessante sobre a abordagem do assunto rsrs Tenho 25 anos e sou de Minas Gerais e até hoje não encontrei ninguém com esse nome, apesar que por inspiração duas conhecidas minhas que estavam gravidas colocaram esse nome tbm em suas filhas. As crianças devem ter uma 6 anos e outra 3 naos

    ResponderExcluir
  6. Eu amo meu nome Luar.
    Nunca vi ninguém com esse nome, já vi Lua, Luna, luara, Eloá... Mas LUAR nunca.. Sou do ES.
    E ainda falo quando tiver uma filha vai ser Luar de Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você não olhe esse comentário mas minhas duas filhas gêmeas se chamam Ana Lua é Maria Luar,ops sou de vila velha espírito santo!

      Excluir
    2. Olá me chamo Luar de natalia. Amo meu nome e nunca encontrei ninguém com ele

      Excluir
    3. Maria luar que lindoo, eu tb sou de Vila Velha..
      Luar de Natália.. adorei.. somos únicas né?
      Eu sou Luar Lucia ❤️

      Excluir