terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mónica/Mônica


Embora Mónica (para os brasileiros Mônica) tenha sido raro em Portugal durante grande parte do século XX e ainda mais raro nos séculos precedentes, a partir da década de 70, a população portuguesa começou a apreciá-lo especialmente! Atingiu pela primeira vez na história os 100 registos anuais no ano de 1968 e nos anos que se seguiram o seu crescimento foi de tal ordem que em 1977 nasceram 1137 meninas assim chamadas!

Este fenómeno colocou Mónica no top dos nomes mais utilizados da época. Infelizmente, o brilho do nome depressa se esvaneceu e hoje em dia é considerado um nome datado, fora de moda. Para comprovar, em 2013 nasceram apenas 14 e em 2014 nasceram 34 (+ 2 sem acento). Em 2014 foram ainda registados 21, entre os quais Mónica Sofia (7), Mónica Madalena, Mónica Luana, Mónica Filipa, Mónica Maria, Mónica Isabel e Mónica Alexandra. No ano de 2015, por sua vez, foram registadas apenas 15, o que denota uma descida algo significativa.

Acredita-se que o nome possua raízes norte-africanas, especificamente, que provenha de uma região (Numídia) que atualmente corresponde à Argélia, ainda que não se conheça a história por detrás do nome. Pode ser, por exemplo, uma referência ao antigo deus líbio Mon, uma aproximação ao deus egípcio Amon (Deus do Sol). Outras teorias apontam Mónica como um nome derivado da palavra grega monos, que significa um, ou solitária; ou derivado do verbo latim monere, que significa aconselhar, conselheira.

No século IV, foi usado pela mãe de Santo Agostinho, nascida na Numídia, que foi a primeira grande referência com este nome, também ela considerada santa por ter convertido o filho ao Cristianismo. A região de Santa Mónica, no Estado da Califórnia dos EUA, é assim chamada em sua honra.

Como referências destaco as atrizes Monica Bellucci, Mónica Cruz (irmã da Penélope Cruz) e Monica Vitti. Ainda nas artes dramáticas, Monica Geller foi uma personagem da icónica série norte-americana dos anos 90, Friends. Destaco ainda Monica Dickens, escritora norte-americana e neta de Charles Dickens, e a premiada tenista Monica Seles. Em Portugal, Mónica Jardim, apresentadora de televisão, Mónica Ferraz, cantora e compositora, Mónica Sintra, cantora, e Mónica Lice, blogger.

Ignorando o facto de ser datado, qual a vossa opinião sobre este nome?

11 comentários: