domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ramiro


Embora muito pouco utilizado nos nossos dias e, diria eu, abeirando-se do esquecimento, Ramiro é um nome tipicamente português e espanhol, tendo sido muito utilizado nos primórdios dos Reinos respetivos – e ainda anteriormente a este tempo. Manteve-se na cultura popular durante vários séculos, sendo muito comum durante a Idade Média, juntamente com outros nomes masculinos como Aires, Egas, Garcia, Lourenço, Raimundo ou Sancho.

Acredita-se que Ramiro deriva de um nome visigodo, composto pelos elementos germânicos ragin (conselho) e meri (famoso), o que significaria famoso conselheiro. Foi um nome utilizado por três Reis de Aragão e Leão, reinos no atual Norte de Espanha, existentes muito antes do nascimento de Portugal! Talvez por causa destas ligações monárquicas, Ramiro continuou a ser utilizado no seio de várias famílias aristocratas no território ibérico, sendo considerado um nome associado às classes altas ou, se quisermos fazer a brincadeira, um nome “betinho” dos tempos idos!

Um destes Reis, Ramiro II de Aragão, protagonizou um episódio romântico-heróico que o colocou nas bocas do povo, tecendo-se mitos e lendas em torno da figura do Rei cristão apaixonado por uma moura, Zahara, irmã do príncipe muçulmano que dominava as então terras de Vila Nova de Gaia. Já casado e impedido pelo príncipe muçulmano de contrair matrimónio com Zahara, Ramiro organiza um plano para a raptar do castelo onde se encontrava, levando-a para Aragão tendo com ela criado vasta descendência. O curioso é que dos mitos se extraem verdades e, tenha ocorrido assim ou não, a verdade é que um dos filhos de Ramiro II terá casado efetivamente com uma moura chamada Zayra algures durante o século X. Enfim, lendas românticas que preenchiam o imaginário dos nossos longínquos antepassados!

Durante o século XX foi utilizado moderadamente, tendo por 22 vezes (22 anos) ultrapassado os 100 registos anuais! Hoje em dia, o nome praticamente nem é conhecido e muito menos usado. Em 2013 nasceu um menino em Portugal assim chamado, mais um outro chamado Vitor Ramiro. Em 2014, não se registou este nome de forma independente, mas foi usado em dois compostos: Lourenço Ramiro e Lucas Ramiro. Devo confessar que gostei particularmente deste último composto e que reconheço beleza em Ramiro e que gostava que os portugueses e brasileiros olhassem para ele de forma diferente e lhe reconhecessem o potencial que tem! Em 2015 foi registado cinco vezes como primeiro nome, o que denota alguma evolução! Esperemos que se mantenha a subir!

É um nome forte e um fácil internacional. Tem alguma jovialidade e energia associadas! Acho um nome bem espirituoso!

Que dizem? Conseguem simpatizar com Ramiro?
Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997), Behind the Name, Gaiserv, IRN, NameBerry, SPIE

8 comentários:

  1. Simpatizo sim, acho Ramiro um bom nome, tem um ar hispânico muito interessante! Poderia ser mais utilizado, tanto por brasileiros quanto por portugueses.

    ResponderExcluir
  2. Antes de ler o texto, pensei para mim: irmãos Ramiro e Raimundo.. péssimo. =/ Não gosto nada =/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amo esse nome, da um AR de único hahahahahhahaha, sem falar que Eduardo combina muito bem com Ramiro. Em minha família fui o único da nova geração a continuar com o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que Eduardo combina bastante com Ramiro. É um composto com presença!

      Excluir
  5. Acho lindo esse nome, sofisticado, atemporal, e nada corriqueiro, pelo menos no Brasil. Imagino um homem, forte, de personalidade, de presença enfim amo kkk

    ResponderExcluir