sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Stefan


O nome que hoje vos trago é um nome que me remete muito para uma das fases da minha infância onde me comecei a interessar mais a sério por nomes próprios: quando fiz um amigo chamado Stefan. Lembro-me muito bem que fui para casa da minha madrinha e o rapaz era alemão e ficamos bastante amigos. O nome despertou muita curiosidade em mim.

Stefan é uma forma alemã, sueca, norueguesa, dinamarquesa, holandesa, polaca, búlgara, macedónia e sérvia de Stephen. Este nome deriva de  Στεφανος (Stephanos) e significa “coroa”. Em português, é uma versão muito pouco utilizada, dada a existência da versão Estêvão (que também gosto muito) e portanto, este é um nome (ainda) não aceite em Portugal.

Na Islândia este nome é bastante popular, encontrando-se na nona posição do ranking nacional. Na Áustria e na Polónia encontra-se no Top 100, na 45ª e 87ª posição, respetivamente. Surpreendentemente, Stefan atingiu 5 registos em 2015 em Portugal, e no mesmo ano, no estado de São Paulo, no Brasil, 7.

Stefan é um nome com várias referências importantes a nível ocidental, como por exemplo um dos escritores (e também jornalista) que deu azo a um filme nomeado a Oscar (o alemão Stefan Aust), um dos homens mais ricos do mundo, diretor da H&M (o sueco Stefan Persson), um pintor alemão do final do estilo gótico (Stefan Lochner) e três desportistas vencedores a nível mundial, em salto em altura o sueco Stefan Holm, em motocross o belga Stefan Everts, e no ténis o sueco Stefan Edberg.

Considero este nome perfeitamente usável em Portugal e no Brasil, pois apesar da sua grafia não ser a mais tradicional, é inovadora, e uma lufada de ar fresco nas nossas listas.

Vocês gostam de Stefan?

5 comentários:

  1. Sim, gosto! As versões de Estevão em outros idiomas geralmente são bonitas, com boa sonoridade.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Estêvão, mas gostei de saber mais sobre o nome e da foto escolhida.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro meu nome e gosto da Origem.

    ResponderExcluir