terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tom


Tom é um diminutivo muito conhecido mas também possui origem própria através da língua hebraica. Em tempos onde os nomes curtos estão ganhando cada vez mais e mais registros, Tom pode ir na onda e ser uma alternativa diferente para os nomes curtos que andam cada vez mais comuns.

Apesar de mais conhecido como a forma curta de outros nomes, Tom tem outra origem: é um nome que vem do hebraico e significa "o fim". Também pode ser uma transcrição variante de Tam, igualmente um nome de raiz hebraica. Nesse caso seu significado seria "honesto, inocente".

Dentro da língua portuguesa tom tem um sentido literal: é o intervalo entre duas notas da escala musical. 

Em sua origem como diminutivo é normalmente utilizado como apelido/alcunha de Thomas, Tomas ou Tomás, este tem origem no aramaico e significa "gêmeo". Tom também é usado como diminutivo do clássico Antônio. Inclusive este era o nome de um dos maiores compositores da música brasileira, o maestro Tom Jobim. Falando em famosos que utilizam Tom como nome artístico, temos  o exemplo de Tom Cruise (Thomas Cruise), que mostra que além de reconhecido é um nome de fácil pronúncia em praticamente todos os idiomas. Aqui no Brasil há outro Tom famoso, o comediante Tom Cavalcante (Antônio José Cavalcante).

Um referência a Tom usado como nome próprio é o músico Tom Veloso, filho mais novo do cantor e compositor Caetano Veloso.

Ainda que a imagem de Tom seja muito vinculada ao diminutivo, este tem potencial para ser usado como nome independente, seguindo outros exemplos que fizeram e fazem sucesso em terras brasileiras como Enzo e Caíque. Até mesmo Leo vem ganhando bastante notoriedade e não duvidaria se Tom seguisse esse mesmo ritmo. Em Portugal acho que seria mais difícil ganhar adeptos.

Tom é um nome despojado, moderno, transmite leveza e penso que pode agradar a quem procura nomes curtos sem popularidade alta. Imagino que ganhe mais evidência por causa das Olimpíadas, já que um dos mascotes tem como nome Tom, homenagem a Tom Jobim (Antônio Jobim). Por se tratar de um mascote fofinho e super simpático, juntando com a nova onda de nomes que são originados de apelidos, este nome pode receber uma atenção a mais.

Gostam de Tom como nome próprio? Acham que tem potencial?

Fontes Consultadas:

Behind the Name e Wikipédia.

11 comentários:

  1. Eu queria ter colocado apenas Tom no meu filho, mas meu marido foi contra. Colocamos Tomás, mas o apelido é Tom, e é assim que ele é chamado na escola, pelos amigos, na família, inclusive pelo pai (minha vingança ��).
    Entendo que seja visto mais como apelidado do que nome, mas acho que tem potencial sim para ganhar adeptos. Porém, minha opinião é extremamente suspeita.

    ResponderExcluir
  2. Acho querido, mas também o vejo como diminutivo de outros nomes, como Tomás e Tomé.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem simpático, mas sim, parece alcunha

    ResponderExcluir
  4. Gosto, pois é um nome bem simpático. No entanto, só o vejo como apelido mesmo.

    ResponderExcluir
  5. para mim parece diminutivo (em Pt).. se fosse nos EUA, p.e., já achava normal :>

    ResponderExcluir
  6. Adoro como nome mesmo! Acho que tem potencial para ganhar mais adeptos.

    ResponderExcluir
  7. É fofo, mas demasiado curto para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  8. Meu filho se chama Tom. Muitosbacham estranho e perguntam se é só Tom. Mas no fim quando acostumamos se torna comum.

    ResponderExcluir