terça-feira, 1 de março de 2016

Anamar


Desde que me apercebi que a onomástica é um assunto sério para mim, comecei a fazer pesquisas online, e nelas encontrei este que é um nome que me transmite todas aquelas sensações que aprecio nos nomes: Anamar. A sua ligação à natureza, a serenidade que me passa, e uma história etimológica muito interessante por detrás cativa-me imenso, daí a sua persistência inabalável da minha lista.

O Behind The Name diz-nos que Anamar é o diminutivo do nome composto Ana Maria. Ana é um nome que deriva de Hannah, do nome hebraico חַנָּה que significa “graciosa”. Maria por ser um nome muito difundido, mesmo antes da época de Jesus Cristo, é possível que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza". Ana Maria, e, portanto, Anamar significariam “a pureza graciosa”, tal como Mariana, pois Anamar é o inverso deste nome. Como referência a este nome, procurando na Wikipédia, encontrei uma cantora e atriz, Ana Maria Monteiro, que se apresenta pelo nome artístico Anamar.

Anamar é um dos nomes que considero hippies pelo seu elemento literal “mar”, e pegando nesta particularidade, se a etimologia for mesmo Ana + Mar, o significado de Anamar resultaria em algo como “o mar gracioso” que me transmite a ideia de águas calmas e cristalinas, um significado, diria eu, encantador.

A sua aceitação na lista do IRN em Portugal faz-me sonhar com uns 15 registos deste nome, o que, infelizmente não corresponde à realidade, pois, através da lista trazida até nós pelo jornal Público se vê que houve apenas 7 registos de Anamar em bebés, o que não está mau de todo mas que poderia ser muito melhor, pois considero que este nome tem muito mais potencial. Nos dados da ARPEN/SP, em 2015, vi que em São Paulo, no Brasil, Anamar conseguiu um registo, o que poderia melhorar muito, mas também já não é 0.

O verbo “amar” contido no nome e o diminutivo Mar são duas mais-valias para este nome, imagino-o numa criança serena mas simultaneamente audaz e forte, e junta-se a isto o facto de conseguir formar bons compostos como por exemplo: Anamar Cloë, Anamar Cipriana e Anamar Clarissa, nomes estes que estão entre os meus favoritos.

Conseguiriam utilizar este nome?

16 comentários:

  1. Simpatizo muito com Anamar porque ele me lembra Larimar, um nome que gosto bastante, por vários motivos. Tenho afeição pelos nomes que lembram o mar, geralmemte me passam bons sentimentos, boas vibrações. Anamar é uma opção viável, mas também pode funcionar como um apelido/diminutivo/alcunha, de Ana Maria(como sua origem), Ana Marcela, Ana Mara ou algum outro nome composto iniciado por Ana e com um segundo elemento iniciado por Mar.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Anamar, faz lembrar outro que não gosto nada que é Marisol. Estas misturas de dois nomes não me agradam normalmente.

    ResponderExcluir
  3. não gosto nada deste nome, basta ter 'ana' que perde todo o encanto para mim..

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Anamar e até me vejo a usá-lo (mas tenho imensos outros nomes à frente) :)

    ResponderExcluir
  5. É a opção mais coesa para a minha segunda filha. É perfeito. Mas com a grafia Ana Mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Ana Mar ou Anamar acredite que é um excelente opção

      Excluir
    2. Uma opção muito bonita :) Posso perguntar-lhe como é o nome da primeira menina?

      Excluir
  6. Para mim Anamar é lindooo sem dúvida… trata-se de um nome original, único e raro e garanto-lhes que encaixa perfeitamente numa bebé linda e calma como a minha filhota. Hoje já tem 4 aninhos mas desde os dois que sempre dizia a quem a chamasse simplesmente Ana, “Eu não sou Ana sou Anamar”. Na escolinha ou em qualquer lugar ninguém lhe chama Ana ou Mar mas sim Anamar e é assim mesmo o seu nome, Anamar a menina que me enche todos os dias o coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a sua menina se identifica com Anamar! É um nome muito bonito, gosto muito :) Felicidades

      Excluir
  7. Gostei muito de Anamar... Procuro por um nome diferente que tenha ligação com o mar, estou em duvída: Pérola, Mirela ou Ana Mar <3

    ResponderExcluir
  8. Por aqui também temos uma Anamar (desde Março de 2015)...foi um nome que nos caiu muito bem, embora muita gente não gostasse, hoje em dia todos sabem quem é a Anamar...e como diz e bem, ela não é Ana nem Mar ela Diz Sou Anamar...

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Anamar, tenho 22 anos, confesso que ainda acho estranho quando escuto alguém falar o meu nome kkk ou quando tenho que repeti-lo, acho bonito e beeem diferente, é a primeira vez que acho um significado mais coerente 😁

    ResponderExcluir
  10. Amei saber que alguém se interesse por meu nome. Sempre gostei dele e sempre corrijo quando alguém diz errado.
    Feliz...feliz por dar um digsignific tão carinhoso a ele. Grata

    ResponderExcluir
  11. A minha filha de 7 anos chama-se Anamar,e sempre que dizem errado ela corrige na hora :)

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha Anamar!!! Adoro o nome a minha filha adora o nome e a descrição só nome é tal e qual !! Um.amor furacão assim é a Anamar desde 2008

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tbm se chama Anamar. Nasceu em 2021. Mas não tinha visto esse nome em nunhum lugar antes.

      Excluir