quarta-feira, 30 de março de 2016

António/Antônio


António deve ser daqueles nomes que quase toda a gente tem alguém na família assim chamado. Muitíssimo usado em Portugal e no Brasil (na grafia Antônio), António é um verdadeiro clássico e um nome bem tradicional.

Para mim, se tivesse que eleger qual o nome que me é mais especial, devido a ser o nome de alguém muito especial, seria António. António é o nome do meu adorado avô, que ainda há pouco tempo nos deixou. Mas na minha família existem muitos outros Antónios, como o meu tio e primo que me são muito próximos, posso até dizer que António é nome que se usa tradicionalmente na minha família, é passado de geração em geração. Eu não ligo muito a essas tradições mas se ligasse não teria problema nenhum em usar António. Acho lindo, imponente e com muita pinta!

António/Antônio é um nome português, espanhol e italiano com origem no latim Antonius e significa valioso, de valor inestimável, digno de apreçoHá ainda estudos que sugerem que o nome António tenha vindo do grego antheos, que quer dizer alimentado de flores.

Na Idade Média em Portugal,  era maioritariamente usado Antão, em vez de António.

Na Grécia Antiga o famoso general Marcus Antonius dizia que o nome Antonius era originado em Anthon, filho de Hércules. Este mito foi até escrito por Plutarco mas pensa-se que foi criado por Marco António mesmo, para poder alegar a sua própria divindade.

Este nome foi usado pelo Império Romano e por onde esse império se expandiu, o nome também se espalhou, zonas estas como todo o Mediterrâneo, Europa e Médio Oriente.

Quando o Império Romano se tornou cristão, o nome António continuou a ser muito popular devido aos inúmeros santos cristãos que assim eram chamados. Mais tarde, com o crescer da Cristandade, o nome António também se passou a popularizar noutras áreas do mundo, como, por exemplo, na América.

São imensas as variantes de António/Antônio ao redor do mundo, e António é também um dos nomes portugueses mais sujeitos a diminutivos, sendo os mais conhecidos Toni, , Toninho...entre outros.

São também inúmeras as personalidades que carregam este nome, algumas delas são:
  • Santo António, o célebre santo da igreja católica;
  • António Variações - músico português;
  • Antonio Vivaldi - compositor italiano;
  • Antoine de Saint-Exupery - escritor francês;
  • Padre António Vieira - padre jesuíta português, filósofo e escritor;
  • Antonio Banderas- ator espanhol;
  • António de Oliveira Salazar - político português e professor catedrático. Salazar foi primeiro - ministro de Portugal, chefe do Estado Novo;
  • Antônio Fagundes - ator brasileiro;
  • Marco Antônio de Biaggi - famoso cabeleireiro dos famosos, no Brasil;
  • Anthony Hopkins - actor nascido em Gales, Reino Unido.

A lista seria infinita.... Existem Antónios nos mais variados países, em todas as classes, profissões e épocas.

Acho interessante também que António/Antônio foi um nome muito popular nas gerações de antigamente e depois de ter ficado menos usado tem vindo a aumentar de popularidade actualmente, e não me admiraria que continuasse a subir no ranking.

António/Antônio é um nome sonante, com história e presença. Penso que seja uma bonita escolha para um bebé nascido nos dias de hoje. Quanto aos diminutivos, acho que são datados demais e agora quem usa este nome dificilmente irá utilizar um desses diminutivos. Para mim António é bonito assim mesmo, não precisa de diminutivos.

Acho muito interessante também a variante feminina Antónia, que é bastante popular no Brasil (como Antônia) enquanto que em Portugal já não. António "entranhou-se" mas Antónia continua a ser considerado "estranho" e "pesado" pela maioria. Eu adoro os dois! 

O que vocês pensam sobre António/Antônio?


Fontes consultadas:
Wikipédia, Dicionário de Nomes Próprios, Behind the Name.

7 comentários:

  1. Simpatizo com António mas prefiro de longe Antónia! :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho alguns Antônios na família também, não acho um nome feio, tem sua força e valor, mas eu acho meio pesado. Gostei muito do post e da foto!

    ResponderExcluir
  3. Gosto, acho intemporal, gosto de ver numa criança, num jovem e num senhor de mais idade .. e acho q fica sempre bem :)
    Era o nome do meu avô também :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que é o nome mais repetido ao longo dos anos na minha família, . Não desgosto do nome, mas por conhecer tantos o nome ficou um bocado sem brilho para mim. Talvez daqui a uns tempos eu tenha uma opinião diferente, gostaria de ver António com outros olhos, confesso.

    PS - Gosto imenso do composto António Ulisses, acho incrivelmente sonante e imponente.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo, mas muito comum ao meu redor.

    ResponderExcluir
  6. Acho bonito mais a popularidade tira o seu brilho.

    ResponderExcluir