quarta-feira, 16 de março de 2016

Elina


A origem ou variância do nome Elina é controversa. Se por um lado se diz que varia de Élia com influência de Aline, originando Eline, tendo por significado sol,  por outro lado é a forma finlandesa e sueca de Helena nome de origem grega que significa tocha.

No meu ver, Elina parece estar relacionado com nomes como Helena/Elena, Melina, e Alina, sendo mais provável que derive mesmo do grego Hélene, pois muitos dos seus variantes se parecem ou gráfica ou sonoramente a Elina.

Algumas das variantes de Helena:
Elaine, Elen, Elena, Eleni, Helaine, Hélen, Helene, Helina, Iliana, Iliane, Neli (português), Elina (português, italiano, francês), Helena (espanhol, alemão), Elene (italiano), Eline, Hélène (francês), Elane, Elena, Ellen, Ellene, Ilana, Ileana (inglês).

Apesar de gostar de Helena (nome da minha avó), acho que Elina é uma boa alternativa muito mais fresca e moderna que me enche muito mais as medidas.

Quanto a registos em Portugal, em 2015, o nome Elina foi registado uma única vez “competindo” com os seus semelhantes Helena (169 registos), Irina (77), Aline (32), Elisa (26), Elena (23), Eliana (17), Alina (12), Lina (7), Melina (6), Ellen (4), Selina. Elana e Arina (2). No ano de 2014, nasceram 3 Elinas em Portugal, Helena teve 151 registos, Elena (24), Alina (5), Arina (4). Já em 2013, Elina não teve nenhum registo , Helena (146), Elena (16), Alina (6), Eline (3), Élin (3), Arina (2), Ilena (1).

Em 2005, Barbie interpretou a fada Elina no filme de animação Barbie Farytopia. Outras referências com este nome:
  • Elina Born (nascida em 1994)– cantora que representou a Estónia no Festival da Eurovisão 2015;
  • Elina Bystritskaya (nascida em 1928) – atriz russa;
  • Elina Linna (nascida em 1947) – política sueca;
  • Elina Madison (nascida em 1976) – atriz ameriana.

Telma Oliveira.

O que acham de Elina?

21 comentários:

  1. Acredito que seja mesmo uma variante de Helena, ao mesmo tempo é um anagrama de Aline. Elina me lembra meus tempos de colégio, a primeira e única Elina que conheci era uma colega de turma. Acho que Elina é uma opçãp para quem gosta de Elena ou Elisa, mas quer um nome menos usado, mais exclusivo.

    ResponderExcluir
  2. Elina fez-me lembrar Emília que não gosto. Mas gostei de Elina por acaso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu Nome é Elina , gosto dele e eu sou unica! Quem conhece não esquece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh tbm me chamo Elina ....mas meus amigos me chamam de Aline...tenho 49 anos

      Excluir
  5. Eu amo meu nome Elina e até hj nunca
    tive o prazer de conhecer outra pessoalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Eliná! Tem uma história muito linda por traz da escolha do meu nome, assim como uma pessoa muito especial recebeu o nome de Aline pensando no meu!

      Excluir
  6. Meninas me ajudem! Estou procurando nomes de meninas com a letra "E" gostei de Elina, mas me mandem outros nomes com essa letra.

    ResponderExcluir
  7. Achei Elina até que fofo, mas com a vogal forte na letra "i" (Elína). Já Élina não gostei. Tbm gosto muito de Helen e Helena - os significados são lindos (entre Helena e Elina, acho que prefiro Helena por ter um maior peso, mas para papais que gostam de nomes fofinhos, suaves e mimosos, Elina é uma opção interessante)! Não sabia que Ilana era variante de Helen, ia morrer sem saber. Quando vi o nome pensei em Melina, Celina...pensei que fosse a forma curta destes dois nomes...entre Elina e Melina, acho que ficaria com Melina, pq o apelido Mel é puro encanto. Elina tem seu charme - para quem gosta de nomes com a letra E é uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  8. Elina é o nome da minha mãe, eu aconsidero uma mulher muito forte e batalhadora.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Eliná com o acento agudo no "a". A Origem do meu nome é japonesa, significa cheia de luz, que coincide com sol, tocha e tudo mais. Conheci algumas "Elina's" mas nenhuma com o acento como o meu. Tenho muito orgulho do meu nome e da origem e da minha herança cultural japonesa.

    ResponderExcluir
  10. Nossa... Olhei pro céu vi uma estrela linda ela estava brilhando muito me veio na cabeça o nome Elina, pensei que tinha inventado aiie fiquei em duvida, vim pesquisar, existe! É um nome lindo e maravilhoso será o nome da minha princesa....

    ResponderExcluir
  11. MINHA IRMÃ SE CHAMA ELINA, ATÉ HOJE NÃO SEI AONDE MEUS PAIS ACHOU ESSE NOME.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o nome Elina, mais muitos mim chamar de Aline, amo o sol.sóde Recife.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Elina, aqui na minha região é muito comum eu conheço muitas Elinas, por isso que eu amo o Sol não sabia o significado tenho 63anos

    ResponderExcluir
  14. Na minha listinha ,pena o signficado incerto...
    É lindo de mais forte, delicado,soa tão doce

    ResponderExcluir
  15. Adorei saber o significado de Elina, especialmente que tem significado de sol. Fiquei surpresa que temos muitas Elinas porém, o meu tem acento no á. Alguns anos atrás, uma amiga me disse que conheceu a avó, a mãe e a neta com o nome de Eliná. Tenho vontade de conhece-las.

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Elina.Derivou de Elines, uma cantora que minha avó conhecia. Conheci uma moça com o mesmo nome . Raramente alguém acerta meu nome, chamam de Eliana até eu com jeitinho corrigir e falar Elina.

    ResponderExcluir
  17. Eu também me Elina e amo o meu nome.
    Moro em Arapiraca AL

    ResponderExcluir
  18. Prefiro Celina, mas Elina também é um bom nome.

    ResponderExcluir