sábado, 5 de março de 2016

Eran & Iran


Eran e Iran se trata do mesmo nome e se trata também de um nome geográfico. O termo Iran deriva imediatamente do Oriente persa Eran. Na etimologia iraniana o início Er e o final -an em Eran, deriva da palavra do velho iraniano que significa "ariano",  no sentido de "do iranianos." Eran também se trata de um nome bíblico que era neto de Efraim. Eran na sua origem hebraica, significa "atento, vigilante".

Algumas partes da Bíblia, onde este reino é frequentemente mencionado (livros de Ester, Daniel, Esdras e Neemias), ele é chamado de "Paras" (hebraico פרס), ou às vezes "Paras u Madai" (פרס ומדי) ou seja, Persia e Média.


Iran e Eran não são nomes comuns, mas são conhecidos. Iran, principalmente, foi bastante visado a partir do personagem Iran ou Irã na novela que fez sucesso estrondoso, Av. Brasil. Já Eran não tem tanta conhecimento quanto a outra versão.

Eran e Iran têm a sonoridade parecida com Ivan, Ian e Alan e pode ser um ponto à mais para os nomes, já que a sonoridade é a de nomes bastante conhecidos. Acho que Iran e Eran faz todo o estilo de quem gosta e pretender usar Brian, sendo que Iran e Eran têm o benefício da pronúncia aportuguesada. Ou seja, ambos são nomes com potencial para ganhar novos adeptos.

Gostam do nome? Qual sua versão favorita?

11 comentários:

  1. Não gosto de nenhuma versão mas prefiro Eran.

    ResponderExcluir
  2. não achei nenhum dos nomes nada de especial.. Eran lembra-me eram ; Iran lembra-me Irão.
    Adorei a foto :))

    ResponderExcluir
  3. Gostei da publicação e achei-os bem interessantes. Iran a mim só me lembra o Iran Costa, um cantor brasileiro que teve grande sucesso em Portugal há muito tempo atrás. Não consigo dissociar!

    ResponderExcluir
  4. Eu posso dizer de carteirinha eu detesto o meu nome

    ResponderExcluir